
1/15 Fernando Pessoa, Lisboa, Portugal: a estátua esculpida em bronze do poeta português Fernando Pessoa divide espaço com as mesinhas ao ar livre dispostas em frente ao tradicional café A Brasileira, no Chiado, bairro lisboeta onde Pessoa nasceu. Criada pelo artista Antônio Augusto Lagoa Henriques, a obra foi inaugurada em 13 de julho de 1988, por iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa (Guilherme Tosetto)

2/15 Bridgitte Bardot, Búzios, Rio de Janeiro: desde a visita ilustre da atriz francesa Brigitte Bardot em 1964, Búzios, na região dos lagos do Rio de Janeiro, conquistou fama internacional. Em homenagem a ela, a principal avenida da cidade, na praia da Armação, foi batizada como Orla Bardot e ganhou uma escultura feita em bronze assinada pela artista plástica Christina Motta, em 1999. No célebre calçadão também estão as estátuas do ex-presidente Juscelino Kubitscheck e de três pescadores (Ricardo Freire)

3/15 Moais, Ilha de Páscoa, Chile: a inóspita ilha do Pacífico Sul, que pertence ao Chile e é cercada de águas cristalinas, bonitos corais e cardumes de peixes coloridos. Mas sua grande atração é mesma a coleção de aproximadamente 800 moais, como são chamadas as imensas estátuas de pedra vulcânica esculpidas séculos atrás pelo povo rapa nui. As obras chegam a pesar 80 toneladas e medir 10 metros de altura (Cris Berger)

4/15 Buda de concreto, Mianmar: esculpida em 2003 com concreto oco, a estátua é um símbolo do budismo no país. Na antiga Birmânia, a religião tem 89% de seguidores e 2.000 anos de história (Chien-Chi Chang)

5/15 Rocky Balboa, Filadélfia, Estados Unidos: a escadaria do Museu de Arte da Filadélfia, nos Estados Unidos, tornou-se um grande ponto turístico após a inesquecível sequência do filme Rocky, Um Lutador (1978). Na pele do boxeur Rocky Balboa, Sylvester Stallone terminava ali seu longo período de treino antes da decisiva luta. Após as filmagens de Rocky III, em 1982, o ator doou à cidade uma estátua de bronze com 2,7 metros de altura. Na ocasião, a entidade rejeitou o presente, com a alegando de que essa não era uma obra de arte. O monumento foi então fixado em frente ao ginásio Spectrum e, posteriormente, guardado em um depósito. Somente em 2006 o museu abriu a guarda e aceitou a estátua (William Thomas Cain)

6/15 Mafalda, Buenos Aires, Argentina: desde 2009, a esquina das ruas Chile com a Defensa, no bairro portenho de San Telmo, ganhou a companhia da escultura da célebre Mafalda, personagem criada nos anos 60 pelo cartunista argentino Joaquín Lavado, mais conhecido como Quino. A obra tem a autoria do escultor Pablo Irrgang (Inprotur/divulgação)

7/15 Sinnataggen, em Oslo, Noruega: a escultura feita em bronze que mostra um pequeno garoto irritado – Sinnataggen -, é uma das mais populares do Parque Vigeland, em Oslo. Projetada pelo arquiteto Gustav Vigeland, integra o conjunto de 58 obras criadas sobre uma ponte de 100 metros de comprimento, que foi construída em 1914 (Thinkstock)

8/15 Julieta, em Verona, Itália: a Casa di Giulietta (Via Cappello, 23, 045/803-4303) é um dos principais pontos turísticos da romântica Verona, região italiana no Vêneto. No romance Romeu e Julieta, o magnífico William Shakespeare, descreve passagens no local em que Julieta Capuleto faz juras e mais juras de amor ao seu Romeu Montéquio. A visita à estátua em homenagem à famosa personagem só será completa se o turista cumprir a tradição de colocar a mão no busto direito da escultura, como tentativa de obter eterna sorte no amor

9/15 Che Guevara, em Rosário, Argentina: Cidade natal do líder revolucionário Ernesto Che Guevara, Rosário, na Argentina, ganhou uma estátua em bronze de quatro metros de altura. Voluntários doaram chaves e outras peças de metal para moldar o monumento criado pelo artista André Zernini e inaugurado no dia 14 de junho de 2008 (Luna Kalil)

10/15 Manneken Pis, em Bruxelas, Bélgica: a famosa estátua do garotinho fazendo xixi (Rue de lÉtuve com Rue du Chêne) é um dos principais símbolos de Bruxelas. O amor dos belgas pelo pequenino – quem espera algo monumental pode se decepcionar – começou no século 15, quando a escultura era um muito procurado chafariz da região. O Manneken Pis, como é chamado a imagem, também sobreviveu a bombardeios. Desde o século 18, durante os principais eventos do país, ganha roupas luxuosas e divertidas. Seu guarda-roupa, com peças expostas no Museu da Cidade de Bruxelas – Maison du Roi, contém cerca de 800 trajes (Mark Renders)

11/15 Charging Bull, Wall Street, Nova York, Estados Unidos: o maior touro do mundo pesa mais de três toneladas, tem quase cinco metros de extensão e é feito de bronze. Com uma expressão um tanto raivosa, a famosa estátua fica no coração do maior centro econômico dos Estados Unidos e representa os lemas: otimismo financeiro agressivo e prosperidade. O mais legal é que o animal parece estar em movimento, graças ao seu design bem realista

12/15 David, Piazza della Signoria, Florença, Itália: uma obra de Michelangelo ao ar livre? Sujeita a chuvas e fenômenos da natureza? Quase. Aqui, na verdade, é o local do posicionamento original da famosa estátua de mármore de David. Porém, por ser muito valiosa, foi retirada do local em 1873 e transferida para a Galleria dellAccademia. No seu lugar, foi posicionado um substituto, uma réplica do monumento original (Rodrigo Soldon/flickr/creative commons)

13/15 Estátua de Carlos Drummond de Andrade, Rio de Janeiro: quem olha rápido demais, tem a impressão que é uma pessoa de verdade, mas, na realidade, é a famosa estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade. Graças a sua postura superrealista, ela engana os passantes desinformados e diverte os turistas que costumam tirar fotos posando ao lado do artista. Localizada no calçadão de Copacabana, com a praia às suas costas, a escultura de bronze foi construída para comemorar o centenário de Drummond e é o segundo ponto público mais visitado do Rio de Janeiro, perdendo apenas para o Cristo Redentor

14/15 Kindlifresserbrunnen, em Berna, na Suíça: chamada de “o comedor de crianças”, esta fonte do século 16 é uma das mais antigas da cidade de Berna. Sua estátua representa um ogro comendo crianças nuas, enquanto carrega outras em um saco. Acredita-se que o monumento era um aviso para os pequenos não se meterem em confusões, ou então, a imagem de um personagem do folclore alpino que punia meninos durante o Natal. No pé da estrutura, ainda há ursos armados marchando para a guerra, assim como um flautista e um baterista. Bizarro! (rytc/flickr/creative commons)

15/15 Maman, no Museo Guggenheim, em Bilbao, Espanha: influenciada pelos movimentos artísticos do século 20, como o Surrealismo e o Expressionismo, a artista plástica Louise Bourgeois se inspirou em sua própria mãe, uma tecelã, para criar a escultura dessa aranha gigante. Com nove metros de altura, o monumento feito de bronze é um símbolo de contradições: protetor e predador, força e fragilidade e admiração e medo (Sam Javanrouh/flickr/creative commons)
Fonte: Viagem e Turismo