A sua família quer o seu bem ou os seus bens?

O sonho de viver nos Estados Unidos pode se tornar um pesadelo para muitas pessoas. Esta matéria é um sinal de alerta para quem confia muito, inclusive nos próprios familiares. Não são raros os casos em que a pessoa vem para os Estados Unidos trabalhar, pensando em ajudar as pessoas que mais ama, principalmente os pais e irmãos. O que muitos não imaginam é que existem familiares que exploram e até roubam do parente que está dando o duro na América.

O trabalhador imigrante, enfrenta o rigoroso frio da neve e o escaldante sol do verão. Trabalha por horas ininterruptas, em dois e até três empregos, não sabe o que é sábado, domingo, nem feriado, sem tempo para o lazer, leva uma vida de sacrifícios para conquistar um pouco de dignidade. Porém, assim que o parente pisa nos Estados Unidos as contas começam a chegar do Brasil. Existem familiares que pensam que, porque a pessoa está na América recebendo em dólar ele é obrigado a sustentar toda a família, inclusive existem pais que querem que os próprios filhos banquem os seus vícios.

Esta semana o Brazilian Times recebeu a informação de uma mulher e para preservar a sua identidade vamos chamá-la de senhora “F” de filha, que passou por uma situação muito dolorosa com os seus familiares. O episódio ocorreu já faz alguns anos, porém, agora ela quis compartilhar para que sirva de alerta para outras pessoas. 

Ela vive nos EUA há mais de 20 anos, e desde que chegou aqui ajuda a família, porém ela nunca pediu recibo de nada porque afinal estava ajudando os seus familiares. A mãe sempre fora honesta e gentil, mas o pai sempre envolvido com dívidas, gastava o que não tinha e a filha que vive nos EUA sempre resolvendo os problemas financeiros do pai e ele sempre pedia mais. O dinheiro nunca fora suficiente para ele. Mesmo assim ela sempre o ajudou, afinal ele é o seu pai. Nos últimos anos ele teve um problema de saúde e ficou impossibilitado de trabalhar. Quem cuidava dele era a esposa, a mãe de F. Porém, em 2019 a mãe ficou doente e faleceu. Quem arcou com as despesas do funeral foi ela e a irmã, o irmão nunca ajudou em nada, pelo contrário, ele sempre foi ajudado pelos pais. “É do tipo que se faz de vítima para sobreviver”.

Após o falecimento da mãe, F regressou ao Brasil para visitar os familiares. Porém, para a sua surpresa quando ela foi visitar o pai, ele a tratou de forma agressiva, com palavras duras inclusive falou que a filha poderia ser presa. Embora ela sempre o tenha respeitado, por isso ela o questionou, por que seria presa? E o pai somente respondeu: você vai ver!

Senhora F, sentiu-se muito magoada. E para a sua surpresa, no dia seguinte recebeu a visita de um oficial de justiça o qual realmente tinha uma intimação para ela. Era uma representação do próprio pai contra a filha pedindo uma pensão alimentar de um a três salários-mínimos. Porque no Brasil, por lei os filhos são obrigados a sustentar o pai e a mãe, se os pais forem incapacitados. Quem não ajuda pode ser intimado pela justiça, assim como um pai que nega a pensão alimentar para o filho pode até ser preso se negar a pagar. A justiça determinou imediatamente sem ela poder se defender.  E se, a pessoa não pagar por um determinado tempo, pode ser presa sim.

F desabafa: “É duro para um filho que ajuda o pai e a mãe, passar por isso, é muito triste. Os brasileiros que estão aqui lutando enfrentando a neve, fazendo um trabalho duro, seja na faxina ou na construção, é onde maioria trabalha, ajudando a família: irmãos e tios. A orientação é, guardem os recibos de todas as transações. Uma advertência: tomem muito cuidado, pensão para filhos, guardem todos os recibos que mandem para quaisquer familiares, caso contrário, poderão enfrentar um processo na justiça. Façam tudo legalmente com orientação de advogados”.

A irmã de F conversou com o pai para ele reconhecer que a filha sempre o ajudou, por isso ele retirou o processo da justiça e fez um acordo para F continuar a pagar a pensão. Para F, pagar o valor da pensão é o de menos, porque ela sempre o ajudou mesmo, o que mais a entristeceu foi o fato de o próprio pai tê-la levado à justiça. F suspeita que o seu irmão e uma tia é que estão por trás de tudo isso por ganância e por querer dinheiro fácil. “eles fizeram a denúncia e o pai confirmou. Ele mentiu perante a justiça”. Por isso F adverte que, sem papel, sem provas comprobatórias a pessoa não consegue se defender diante da justiça. Além disso, as leis do Brasil mudaram, e muitas pessoas que vivem aqui nos Estados Unidos podem passar por situações constrangedoras, pelo desconhecimento da lei e por confiar naqueles que mais amam. Na família você pode confiar, mas nem tanto, o correto é registrar tudo com recibos.



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

BRZ Insurance- A corretora de seguros #1 dos Brasileiros na Nova Inglaterra. Aceitamos carteira do Brasil e de outros estados. Trabalhamos com todos os seguros: Seguro de casa, Carro, Moto, Barco, e Jet Ski, Caminhões, General Liability e Workers Compensation. Entre em contato conosco via Whatsapp ou visite a localidade mais próximo de você em Malden ou Famingham: www.brzinsurance.com ou  Whatsapp: (508) 603-6777 ou  Phone: (508) 603-6777 ou  Email: [email protected]

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Fonte: Brazilian Times

Marcações: