Agência de imigração dos EUA anuncia nova iniciativa de embaixadores da cidadania

O Departamento de Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS, sigla em…

O Departamento de Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS, sigla em inglês) anunciou o lançamento do primeiro programa Embaixador da Cidadania. Por meio dessa nova iniciativa, a agência de imigração fará parceria com líderes comunitários que promoverão a cidadania por meio de sua própria experiência como imigrante.

A iniciativa visa fazer uma conexão pessoal e local com os mais de 9,1 milhões de residentes permanentes legais que podem ser elegíveis para solicitar a naturalização, que de outra forma não teriam acesso ou conhecimento do processo de naturalização.

“Conceder cidadania é vital para a prosperidade econômica de nossa nação e um futuro construído sobre a promessa da América como uma nação de boas-vindas e oportunidades”, disse o diretor do USCIS, Ur M. Jaddou. “A iniciativa é um passo positivo para aumentar a conscientização sobre os muitos benefícios da cidadania dos EUA e fornecer ferramentas que ajudam os imigrantes a se tornarem bem-sucedidos à medida que embarcam em sua jornada como novos cidadãos”, acrescentou.

A iniciativa foi criada para apoiar a implementação da Ordem Executiva 14012, assinada pelo Presidente Joe Biden para promover a naturalização e é guiada pelos princípios da Estratégia Interinstitucional para a Promoção da Naturalização.

Para ajudar a desmistificar o processo de naturalização e compartilhar o impacto de mudança de vida da cidadania dos EUA, o USCIS selecionou oito líderes comunitários nos Estados Unidos para se conectar com aspirantes a cidadãos. Os embaixadores da cidadania recém-selecionados conectarão as pessoas elegíveis à missão do USCIS para:

Compartilhar suas próprias experiências com o processo de naturalização;

Destacar informações e recursos disponíveis;

Enfatizar as vantagens da cidadania dos EUA;

Abordar mitos e equívocos; e

Fornecer inspiração para outros que buscam a cidadania.

Os oito Embaixadores da Cidadania são:

Magdalena Alvarado, Presidente, Ser y Hacer Galveston, Galveston (Texas);

Abdirizak Bihi, Diretor Executivo, Centro Somali de Educação e Advocacia Social, Minneapolis (Minnesota);

Myriam Mezadieu, Diretora de Operações, Serviços Jurídicos Católicos, Miami (Flórida);

Nam Loc Nguyen, ex-diretor do Departamento de Imigração e Refugiados, Catholic Charities, Arquidiocese de Los Angeles, Orange County (Califórnia);

Margarita Rocha, Diretora Executiva, Centro La Familia Advocacy Services, Central Valley (Califórnia);

Luis Shephard, Líder Comunitário, Boston (Massachusetts);

Dra. Mara Vaughn, Professora da Universidade do Norte do Texas em Dallas, Dallas-Fort Worth (Texas); Pao Yang, Diretor Executivo, Presidente e CEO, The Fresno Center (TFC), Fresno (Califórnia).

Os Embaixadores da Cidadania servirão de forma voluntária e não remunerada e coordenarão com a equipe do USCIS em nível local para promover e incentivar outras pessoas em suas comunidades a solicitar a cidadania dos EUA. Eles ajudarão a alcançar comunidades mais isoladas e aconselharão sobre as melhores estratégias e mensagens de engajamento, ajudando a construir confiança entre o USCIS e suas comunidades.

Fonte: Da redação

Fonte: Brazilian Times