Artista brasileiro Dicesarlove pinta obra desaparecida de Frida Kahlo em Miami

Tela “Mesa Ferida” da artista plástica mexicana vista pela última vez em 1955 pode ser apreciada em mural na Wynwood Miami

O Wynwood é um dos bairros mais badalados de Miami com seus murais coloridos com pinturas feitas por alguns dos artistas de rua mais conhecidos do mundo. Rodeado por ruas com antigos armazéns que hoje abrigam cervejarias artesanais, bistrôs, boutiques e galerias de arte atrai jovens e público descolados.

É neste cenário que o artista e muralista autodidata brasileiro Dicesarlove entregou no final do ano um muro de 4,50 x 11,0m com a obra “Mesa Ferida” de Frida Kahlo desaparecida e ficará permanente na Wynwood Miami, um museu a céu aberto.

A obra da artista mexicana foi vista pela última vez em Varsóvia, na Polônia, em 1955, e desde então é alvo de um esforço de busca internacional. “A Mesa Ferida”, é uma pintura à óleo e um autorretrato de Frida Kahlo, em que a mesa está salpicada de sangue e rodeada por uma cortina teatral com símbolos de morte, dor e sofrimento.

Trazendo esta obra perdida à tona, o público que visitar a Wynwood Wall poderá apreciar o mural de Dicesarlove que a pintou sobre elementos geométricos coloridos destacando a obra de Frida e que ficará exposta permanente e assim, quem não conhecia esta história misteriosa poderá se encantar ainda mais com a obra da artista mexicana.

Para o artista brasileiro resgatar esta obra do desconhecimento e imortaliza-la é muito gratificante, “pensei neste projeto ano passado e foi espetacular poder pintar esta obra da Frida Kahlo, uma artista reconhecida e que teve todo este reconhecimento muitos anos depois da sua morte. É uma artista que conseguiu transportar todo seu sentimento e sofrimento para sua arte e hoje tem seu nome entre os maiores nomes da história da arte e trazer à tona ao púbico apreciar a ‘Mesa Ferida’ é realmente gratificante”, diz o artista. “ E, fico muito feliz em poder entregar este mural para as pessoas que já conheciam ou não a arte de Frida”, conclui Dicesarlove.

Futuros projetos de obras desaparecidas no Brasil

Aqui em terras tropicais, o artista e muralista brasileiro já está com a paleta e tubos na mão para novos projetos artísticos. Os próximos murais que Dicesarlove irá pintar serão nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Natal. E entre as obras escolhidas, o artista continua privilegiando as desaparecidas. Diocesarlove estará reproduzindo a arte desaparecida de artistas brasileiros como o de Hélio Oiticica, em 2020.

Sobre Dicesarlove

Dicesarlove, seu nome artístico, é artista de rua brasileiro, versatilista, grafiteiro e muralista. Iniciou sua carreira em 1989 fazendo pichações em muros da Zona Sul e centro de São Paulo. Em 1996, deu início ao grafite, utilizando-se de letras de diferentes ângulos, efeitos, tamanhos, cores e com mensagens da difícil realidade na periferia. Também fez pinturas em portões de aço, mural e paredes, pintou telas. Em 2000 conheceu Eduardo Kobra com quem dividiu trabalhos de grafite em comércio e em 2010, Kobra o convidou para fazer parte da equipe de artistas do Studio Kobra, permanecendo lá até 2017.

Ao longo de toda sua carreira teve a oportunidade de viajar para seis países, conhecer e trabalhar com grandes artistas.

Em 2018, Dicesarlove parte para carreira solo e iniciou campanhas de impacto em todo o território nacional. Em 2019 pintou um mural próximo à marginal Pinheiros, no bairro do Butantã, com as obras de Leonardo da Vinci em homenagem aos 500 anos de sua morte, Dicesarlove pensou em mesclar a arte urbana com a arte renascentista, transformando em mural contemporâneo. “Para pintar este mural, usei Leonardo da Vinci como se fosse a natureza – e sempre aprendendo – corri meus traços sobre os dele. A sensação foi parecida como aprender a voar: você volta para a Terra, mas passa a andar olhando para o céu porque é para lá que você quer voltar”, conclui Dicesarlove.

Ainda em 2019, Dicesarlove foi convidado a participar representando o Brasil do maior evento de pintura 3D do mundo, o Venice, em Miami, onde pintou o Cristo Redentor e também o mural com o retrato de Abraham Lincoln. Além destas obras, foi convidado também a ajudar a pintar o maior mural do mundo, o Tubarão, também em Miami. E, foi a partir deste momento que decidiu pintar o mural com a obra da Frida Kahlo com o incentivo e patrocínio do restaurante R House Wynwood que disponibilizou o muro no bairro mais descolado de Miami.

Informações: @dicesarlove (instagram) | www.dicesarlove.com
Mural: R House Wynwood 2727 NW 2nd Avenue, Miami, FL

Fonte: Brazilian Times