Bergen se une aos condados de Essex e Hudson e acabam com prisões para imigrantes em NJ

Depois de anos de protestos, pressão e apelos, as prisões do condado de new Jersey estão,…

Depois de anos de protestos, pressão e apelos, as prisões do condado de new Jersey estão, aparentemente, fora do negócio de manter detidos do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês).

No dia 06, o Conselho de Comissários do condado de Bergen encerrou seu acordo com a agência de imigração para manter os detidos na prisão em Hackensack. De acordo com um comunicado, “não era mais prudente manter áreas separadas nas instalações para presidiários e detidos pela imigração”.

A decisão seguiu o exemplo dos condados de Essex e Hudson, que também encerraram seus acordos polêmicos com o ICE.

De acordo com esses contratos, os detidos normalmente são mantidos presos enquanto aguardam a possibilidade de deportação. Mas estes acordos se tornaram uma responsabilidade política e no início deste ano, o governador Phil Murphy assinou uma legislação que proíbe prisões locais e privadas, em New Jersey, de manter detidos federais de imigração.

A lei A5207 proíbe prisões locais e privadas ou centros de detenção de “celebrar, renovar ou estender acordos de detenção para imigrantes” com o ICE. New Jersey se tornou o quinto estado a limitar ou proibir tais contratos.

A medida não afetou os contratos atuais do ICE, mas os funcionários de Bergen abriram caminho para encerrar o acordo quando for a época de renegociá-lo.

Os ativistas, há muito tempo, se opõem a estes contratos, argumentando que eles violam os direitos humanos e frequentemente negligenciam os padrões de saúde e higiene sanitária. A oposição cresceu à medida que o número de detidos começou a aumentar sob políticas de imigração mais agressivas durante a administração do ex-presidente Donald Trump.

De acordo com as informações, em julho, 15 imigrantes detidos na Cadeia do Condado de Bergen apresentaram uma queixa ao Departamento de Segurança Interna, alegando um ambiente perigoso repleto de condições “deploráveis” e desumanas.

Chia-Chia Wang, diretora da American Friends Service Committee, em Newark, uma das organizações de defesa de imigrantes do estado, disse que o ICE tem total poder para permitir que os imigrantes aguardem o julgamento de seus casos em casa ao invés de ficarem detidos. “Saudamos a decisão de Bergen de finalmente encerrar seu acordo de detenção com a agência de imigração, tornando-se o terceiro condado em menos de seis meses a encerrar o relacionamento com o ICE para deter membros da comunidade de imigrantes em New Jersey”, disse. “Este é o resultado de anos em que várias comunidades se uniram em oposição ao tratamento desumano dado aos imigrantes dentro de prisões”, continuou.

NJ Alliance for Immigrant Justice, outro grupo de defesa, disse que o anúncio demonstra o crescente poder político e força da organização dos imigrantes. “Embora Bergen possa ser o último condado a encerrar seu contrato com o ICE, este anúncio não é o fim de nossa luta”, disse o grupo em um comunicado.  (com informações do NJ.com)


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ADVOGADA NORKA SCHELL- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais.  Estamos localizados  em NY e região. Ligue: (212) 258-0713.

WRA REALTY- Flórida- As melhores oportunidades da Flórida. Deixe nossos especialistas encontrarem a oportunidade certa para você! Encontramos a melhor opção para você investir o seu dinheiro na Flórida e aumentar o seu rendimento. Invista em PROPRIEDADE! Fale com a corretora brasileira Fernanda Pizzamiglio. Tel: (508) 364-4606. Endereço: 7065 Westpoint Blvd. Suite 102- Orlando, FL 32835. Email: [email protected]. Site: www.wra-usa.com

Fonte: Brazilian Times

Marcações: