Brasileira em Seattle cria projeto para ajudar pessoas vulneráveis no Brasil

Fernanda Manzi, que já participou do Fórum Geração de Igualdade da ONU, idealizou um…

Fernanda Manzi, que já participou do Fórum Geração de Igualdade da ONU, idealizou um instituto com foco no terceiro setor para assistência a crianças com doenças raras, e busca parceiros para participarem de ações por meio de projetos que beneficiem todas as partes envolvidas

“Minha missão é garantir e possibilitar que pessoas com problemas de saúde e portadoras de necessidades especiais tenham cuidados e recursos para uma vida digna”, é com essa frase que a psicanalista Fernanda Manzi, fundadora do Instituto Fernanda Manzi, que mora em Seattle (EUA) há 8 anos, começa a entrevista para o Brazilian Times. 

A ideia de erguer a instituição saiu do papel em 2021, quando idealizou o Raridades da Feh, em São João do Meriti (RJ). Essa iniciativa contribui para melhorar a situação precária de mães de crianças e adolescentes com doenças raras, como microcefalia, síndrome de Lennox-Gastaut (SLG) e condições degenerativas. “Atendemos 100 famílias, todas compostas apenas por mães solo e seus filhos. Temos várias histórias em que o pai larga a família quando a criança nasce com alguma dessas doenças. Se ela não tem o apoio governamental, como vai cuidar de um filho especial, já que não pode trabalhar? É um desafio gigantesco”, explica. 

Há a doação de produtos para cuidados diários, dispositivos e equipamentos que auxiliam na locomoção, na ingestão de alimentos e na qualidade de vida. E, por isso, está em busca de parceiros comerciais para que seja possível ampliar os projetos. “Gostaria que mais empresas se interessassem por essas causas, pois estamos falando de pessoas que não têm condições, que vivem em situação de miséria, marginalizadas e precisam de ajuda recorrente, assertiva e consistente”, argumenta. 

Além do Raridades da Feh, o Instituto Fernanda Manzi atua em três áreas: educação, indígenas e mulheres vulneráveis. “Hoje, avalio com carinho cada pedido de ajuda que recebo. Mas também vou atrás de projetos nas comunidades para entender as necessidades das pessoas e descobrir como posso ajudar”, confessa. 

Voluntária desde criança 

Ainda pequena, quando morava em Goiânia (Goiás), sua cidade natal, Fernanda Manzi ajudava os pais, que também eram voluntários. Tanto que seus estudos sempre foram focados em ajudar o próximo, e, por isso, tem graduação em psicanálise. 

Apesar de não atuar na área desde que se mudou para os Estados Unidos, não deixou de se doar para outras pessoas, adquiriu novos conhecimentos e formações, além de se colocar em nome da causa. Tanto que em julho de 2021, participou do Fórum Geração de Igualdade, da ONU (Organização das Nações Unidas), em Paris (França). “Foi uma honra participar deste evento, poder compartilhar a minha história e inspirar outras pessoas a buscarem um mundo mais justo e igualitário”, revela. 

Nos Estados Unidos, Fernanda Manzi atua como voluntária para a interação social e prevenção de trabalho escravo de imigrantes e refugiados brasileiros. Desde que chegou ao país, já ajudou cerca de mil pessoas. “Não é fácil deixar família e amigos para ter uma vida digna. Até porque, na maioria dos casos, não há receptividade e esse imigrante, muitas vezes, não sabe falar outra língua. São casos de xenofobia e invisibilidade. E é por isso que eu luto”, conta Fernanda, que em suas ações voluntárias serve de intérprete e ajuda os imigrantes a conseguirem um trabalho digno, a responderem formulários e a matricularem crianças na escola. 

Para saber mais sobre o Instituto Fernanda Manzi, fazer doações ou parcerias em projetos, acesse https://www.fernandamanzi.org/



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

BRACK LAW– O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluíndo livros.

Fonte: Brazilian Times