Brasileira relata desespero ao ver marido e filha morrerem afogados ao cruzar rio na fronteira

Daniel se afastou dela e desapareceu. Apenas Thais e a filha chegaram ao lado dos Estados Unidos. Equipes de resgate passaram mais de uma hora fazendo manobras para reanimar a criança, que chegou a ser levada para um hospital local, mas não resistiu.

Da redação

Mais uma travessia em busca do sonho americano termina em tragédia para uma família brasileira. Thais Natali Montenegro Lenda, natural de Distrito Federal, o marido Daniel Lenda e a filha Eloah, de apenas 1 ano e 11 meses, tentaram atravessar a fronteira dos Estados Unidos com o México. Mas a aventura não terminou como o planejado.

Neste final de semana, a história se tornou pública após os relatos feitos por Thais. Ela disse que não sabia nadar e teve que atravessar as águas do Rio Grande, Texas, segurando a filha nos braços. A criança estava nos braços do pai e começou a se afogar e engolir água. A brasileira pegou a menina, enquanto via o marido se debater e se esforçando para não submergir.

Daniel se afastou dela e desapareceu. Apenas Thais e a filha chegaram ao lado dos Estados Unidos. Equipes de resgate passaram mais de uma hora fazendo manobras para reanimar a criança, que chegou a ser levada para um hospital local, mas não resistiu.

O corpo de Daniel foi encontrado quatro dias depois. Pai e filha foram cremados e os custos foram pagos com o dinheiro que Thais arrecadou através de campanhas online e doações de líderes de igrejas locais. O caso de Thais ganhou a mídia neste final de semana e alertou para os perigos de se aventurar na travessia para entrar nos Estados Unidos.

Thais Natali Montenegro Lenda, o marido Daniel Lenda e a filha Eloa
Thais Natali Montenegro Lenda, o marido Daniel Lenda e a filha Eloa

Em uma entrevista para a BBC News Brasil, Thais falou sobre os planos do casal e o que levou a família a tentar fazer a travessia. Ela, que foi criada apenas pela mãe e pela tia-avó em Osasco, na Grande São Paulo, começou a estudar na faculdade de Psicologia quando tinha 17 anos de idade. Fez o curso durante dois anos e meio, mas parou porque não teve mais condições de pagar.

Em 2021, a jovem conseguiu se formar na área e, na sequência, fez um MBA em finanças e controladoria.

Já Daniel saiu de Angola em 2015, motivado pela instabilidade econômica e o medo de que ocorresse uma nova guerra civil. Ele morou por um ano no Rio de Janeiro e depois se mudou para São Paulo, onde conheceu Thais. Um dos objetivos dele era cursar Engenharia Elétrica.

Thais diz que não se sentiu confortável quando o marido falou que tinha vontade de largar tudo e viver nos Estados Unidos. A família iniciou a viagem, pegando um voo de São Paulo para o Peru, em janeiro de 2022. De lá, seguiram viagem de ônibus e quando chegaram ao Panamá, passaram cinco dias em um centro para refugiados.

Depois, eles passaram um mês no Estado de Chiapas, no México, até receber um visto de turista para permanecer no país. Em 13 de março, Daniel sugeriu que eles viajassem para Acuña, na fronteira, onde se hospedaram na casa de um conhecido.

Thays disse que não recebeu ajuda de coiotes. Ela também destacou que uma noite antes da travessia, o casal discutiu muito, pois ele insistia que a família atravessasse o rio para chegar aos Estados Unidos. Ela afirma que o trauma do acidente apagou parte das suas memórias daquele momento.  “Foi uma situação de horror. Falei: ‘Daniel, segura minha mão. Olha pra mim’, e ele já estava com o olho todo branco, sem consciência. Acho que ele bebeu muita água. Eu falei: ‘A Lolô não está respirando’. Quando ele ouviu isso, eu não vi mais meu marido”, lembra.


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluindo livros.



Fonte: Brazilian Times