Brasileiros formam a maior comunidade imigrante em Martha´s Vineyard

Depois que os imigrantes enviados para Martha´s Vineyard, em Massachusetts, pelo governador da…

Depois que os imigrantes enviados para Martha´s Vineyard, em Massachusetts, pelo governador da Flórida, Ron DeSantis, eles foram transferidos para uma base militar onde receberam alojamento, comida e tiveram acesso a higiene e cuidados de saúde. Esta transferência foi apontada por alguns republicanos como “uma deportação”, pois as autoridades da ilha não querem imigrantes no local.

Mas isso é uma mentira, pois até a transferência, os residentes se uniram para dar abrigo, comida e outras necessidades básicas aos imigrantes. Martha´s Vineyard também não é hostil aos imigrantes. Ela abriga, há décadas, uma considerável população de imigrantes brasileiros. Eles trabalham em construção, paisagismo, restaurantes, limpeza, entre outros segmentos. O português é até considerado a segunda língua mais falada na ilha.

O Boston Globe destacou a importância da comunidade imigrante na ilha, citando comentários. “Os venezuelanos saíram, mas os imigrantes brasileiros ainda estão aqui”, disse Daniela Gerson, professora associada de jornalismo da California State University, Northridge. Há mais de 10 anos, ela começou a traçar a rica história da imigração brasileira para Martha’s Vineyard, iniciada na década de 1980. Em um artigo publicado em 2009 no Financial Times, ela escreveu que cerca de 3.000 brasileiros viviam na ilha em tempo integral naquela época.

A reportagem destaca, ainda, que como o Censo dos EUA não conta os brasileiros como hispânicos ou latinos, é difícil obter números populacionais precisos em nível municipal. Mas, de acordo com um grupo de acadêmicos da Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts, pode haver até 6.000 brasileiros vivendo em Vineyard. Cerca de metade deles pode estar no país ilegalmente.

Vilson Faria é um desses brasileiros. Ele, que tem 52 anos de idade, mora na ilha há 16 anos e é chefe de cozinha do Golden Bull Brazilian Steakhouse, em Vineyard Haven, “o único restaurante brasileiro em Martha’s Vineyard”. No local é servido coxinha, os croquetes de frango, e carnes grelhadas no estilo rodízio para uma clientela que é aproximada pela culinária brasileira.

Faria disse que se mudou primeiro para Cape Cod e depois para Vineyard em busca de melhores oportunidades de trabalho. “Os brasileiros vão muito bem aqui economicamente”, afirmou. “O único grande problema que temos é o alto custo da habitação”, acrescentou.

Para ler a reportagem completa acesse o link https://bit.ly/3ShX9kz

Fonte: Brazilian Times