Cineasta brasileira produz e lança filme nos EUA

Waysland é um emocionante filme que realça a força de trabalho, o apoio que encontramos aqui e a dignidade do imigrante que vive nos Estados Unidos.

“Waysland quer dizer, encontrar um caminho para fazer as coisas funcionarem, para chegar a algum lugar, para atingir um objetivo”.

…Diz a cineasta Lyria Garcia.

Lyria Garcia é diretora e roteirista do filme Waysland

O filme conta a comovente história de Teresa uma imigrante brasileira que sonha com um trabalho melhor, mas ela pensa que o seu inglês não é o suficiente para isso. A personagem Teresa, interpretada pela renomada atriz brasileira Daniela Escobar conhece uma jovem americana e elas se tornam grandes amigas. Stella Monserrat, interpretada pela talentosa atriz americana Kristina Horan. O filme descortina a realidade dos imigrantes latinos que vivem underground, ou seja, submersos no mundo do subemprego nos Estados Unidos.

A cineasta brasileira fala com delicadeza sobre esta força invisível que move a economia americana. “É um povo que contribui com o desenvolvimento da economia do país, o imigrante é um povo que tem uma grande força de trabalho, eu quero falar para o mundo sobre quem somos e como nós vivemos aqui”.

Lyria Garcia sutilmente foge da figura estereotipada da mulher brasileira que muitas vezes é associada à sensualidade e prostituição, ela também se esquiva do lugar comum do homem latino que é sempre visto como violento, traficante de drogas e traficante de humanos. O filme reflete a história da maioria dos imigrantes, em especial, da mulher brasileira que trabalha duro e com muita dignidade para sobreviver.

Lyria Garcia, é natural de Goiânia, Goiás, e vive nos EUA há 26 anos. Ela compõe o time de mulheres que luta com garra em torno de seus objetivos.Habilidosa fotógrafa, capaz de captar com muita maestria a sensibilidade da luz para a produção de belas imagens. Ela revela que gosta de contar histórias e que em algum momento, a história da personagem perpassou a sua própria vida.

 Lyria foi para a universidade e se formou em artes com concentração em filmes pela Framingham State University, e obteve certificação em direção cinematográfica pela Sundance Collabs, líder no ramo de filmes independentes. A cineasta iniciou este projeto há 10 anos, agora fala com entusiasmo sobre o lançamento do seu filme. Lyria foi uma das finalistas do 2021 New England Film Star Award. O filme já foi selecionado para participar em festivais de cinema internacional como o Toronto Lift-Off Film Festival 2022.

Lyria Garcia e sua equipe de produção

Sobre o processo de produção de Waysland

A ideia do filme surgiu há tempo. É o resultado de um trabalho da faculdade. O roteiro foi feito na escola, na disciplina de Introdução ao roteiro, o qual teve início exatamente em 2012. “Sempre pensei que um dia faria este filme, só não tinha os recursos necessários para executá-lo. Após as últimas eleições presidenciais, senti a necessidade de falar para as pessoas sobre os imigrantes, o que eles fazem aqui”.

“O roteiro já existia, então eu precisava construir uma equipe para produzi-lo. Fiquei com esta história na minha cabeça, na minha mente e no meu coração. Certo dia, entrei em um grupo de produtores de cinema no Facebook. Neste grupo um produtor estava precisando de uma casa de teto alto para gravar um filme, eu ofereci a minha casa. Ele veio aqui e gostou. Durante o período de gravação fiquei observando como ele gerenciava a sua equipe de trabalho. Foram 4 dias de gravação na minha casa. Quando terminou a gravação eu falei para ele que eu tinha o roteiro de um filme, e ele pediu para ver. Ele viu, gostou e disse: Eu amei a história e ela precisa ser contada. Estou falando do Evan Schneider  dono da produtora Hop Top Films que produziu Waysland”. 

Ao ser questionada sobre os maiores desafios para a produção do filme, a diretora explica: “Meu problema na época era encontrar profissionais, atores e atrizes, mas o produtor viabilizou esses contatos para mim. Porém, eu tinha em mente o perfil da personagem, o produtor me apresentou uma atriz mexicana, mas eu não queria alguém que imitasse o sotaque português, eu queria uma atriz que falasse o português. Eu tinha pouco tempo para resolver essas questões para começar a gravação. Então uma amiga me passou o contato da Daniela Escobar, mandei um e-mail para ela, falei sobre o roteiro do filme ela gostou da história e topou participar”.

Na produção de um filme é tudo muito desafiador, o trabalho é intenso e poucas pessoas conhecem os bastidores, conforme nos conta a diretora: “Tivemos dias de muito trabalho, dias cansativos, passamos frio, produzir um filme é como gerenciar uma empresa”.

Com uma equipe de produção multicultural, Lyria mostra a possibilidade da harmonia entre as diferentes culturas, foi difícil mas foi possível. Em sua equipe existem profissionais de distintas etnias como brasileiros, americanos e latinos. José Ruiz, é peruano ele é o editor e colorista do Waysland. Ruiz nos fala um pouco sobre a experiência de trabalhar com Lyria Garcia.

“Quando Lyria me chamou para editar o filme, eu precisei olhar todos os takes que foram gravados, incluindo takes perdidos etc. Tudo, tudo… Porque eu precisava ter uma conexão com as imagens, até cheguei a sentir como se eu estivesse estado nos dias das gravações, ou seja, precisei me apaixonar por tudo, e foi assim que criei essa conexão com a ideia. Depois disso, comecei a montar o filme. Na edição, um frame faz toda a diferença, por isso, é preciso conhecer muito bem todos os takes. Gravar ou produzir um filme é um quebra-cabeça e na montagem é literalmente onde a gente começa a construir esse quebra-cabeça. Mas para mim, editar o Waysland foi muito divertido, além disso, senti muita conexão, pois eu também sou um imigrante, por isso amei a inclusão que a Lyria trouxe para o Waysland. Ficou um set de gravação e pós, multicultural”.

Em suas palavras finais, Lyria agradece aos colaboradores que acreditaram neste projeto e ressalta que agora está sendo lançado um curta metragem, mas a sua meta é produzir o longa-metragem desse mesmo roteiro, para isso é muito importante a participação da comunidade em conhecer o filme, prestigiar e acessar as redes sociais, compartilhar o link em suas redes sociais, com amigos e familiares, curtir e comentar para aumentar a visualização. Essas ações aparentemente simples ajudam a dar visibilidade ao projeto e atrair financiadores no ramo de filmes. O filme foi produzido com recursos próprios e com o suporte de patrocinadores.

Lyria em um set de gravação

CAMPANHA

 Para dar continuidade ao projeto, Lyria lança uma campanha para angariar fundos para o processo de pós-produção, marketing e distribuição do filme, toda quantia de doação será aceita e os colaboradores terão incentivos e brindes bem atrativos como: Grito da mídia social, certificado de gratidão, bilhete para a estreia do filme, seleção musical, vídeo dos bastidores da gravação, camisetas, sessão de fotos de perfil  com a renomada fotógrafa e cineasta Lyria Garcia, cópia assinada do roteiro com anotações da diretora, nome nos créditos finais como agradecimentos, convite especial para acompanhar a diretora no circuito de festivais de cinema. A campanha está no site do SEED & SPARK, basta acessar o link para fazer a doação: http://www.seedandspark.com/fund/Waysland22

LANÇAMENTOS

Pré-estreia: Exibição exclusiva para a mídia e equipe de produção do filme, no dia 18 de junho às 6pm. É necessário convite.

Estreia: dia 10 de julho no West Newton Cinema  às 6 pm – É necessário o convite.

Em breve haverá lançamentos em outras cidades e Estados.

 REDES SOCIAIS

 Instagram: https://www.instagram.com/wayslandthemovie/

Facebook: https://www.facebook.com/Waysland2022



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

ADVOGADA MICHELLE DA SILVA– Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais.  Estamos localizados  em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.

WRA REALTY– Flórida- As melhores oportunidades da Flórida. Deixe nossos especialistas encontrarem a oportunidade certa para você! Encontramos a melhor opção para você investir o seu dinheiro na Flórida e aumentar o seu rendimento. Invista em PROPRIEDADE! Fale com a corretora brasileira Fernanda Pizzamiglio. Tel: (508) 364-4606. Endereço: 7065 Westpoint Blvd. Suite 102- Orlando, FL 32835. Email: [email protected]. Site: www.wra-usa.com

Quer trabalhar com o EcoSource? Na EcoSource, estamos crescendo rapidamente e temos oportunidades de trabalho para indivíduos que podem administrar um negócio de limpeza e querem se tornar um Fornecedor Preferencial EcoSource. Como um Fornecedor Preferencial EcoSource, você obedecerá aos nossos padrões e participará de nosso programa de certificação. Por sua vez, forneceremos a você, clientes que desejam seus serviços! Como você pode se tornar um fornecedor preferido? É fácil. Se você quiser mais informações, acesse o site www.ecosourcellc.net ou ligue para 1- (855) 541-2952

Fonte: Eliana Marcolino

Fonte: Brazilian Times

Marcações: