Coluna Camarim do BT

Dr. Márcio Hallack, mineiro de Juiz de Fora, pianista, compositor e arranjador.
Doutor em…

Dr. Márcio Hallack, mineiro de Juiz de Fora, pianista, compositor e arranjador.

Doutor em Medicina, formado em Cardiologia pela Universidade de Juiz de Fora. Músico de formação eclética.

Não o conheço pessoalmente, mas tive o prazer de ouvir muitas de suas composições e performances. Tivemos um longo papo telefônico, onde ele me contou suas “aventuras” musicais e falou sobre o seu dia a dia como Médico.

Conversamos inclusive sobre meu tio, Dr. Paulo Rodrigues da Silva, que por coincidência também é Cardiologista de renome, tendo inclusive estudado com o Dr. Christian Barnard, pioneiro em transplantes cardíacos.

Quero agradecer ao amigo Lulu Martin, outro grande pianista brasileiro, pela recomendação.

Marcio Hallack estudou no Conservatório Estadual Haydeé França Americano, tendo também conquistado o primeiro lugar entre os jovens pianistas pelo Conservatório Brasileiro de Música, em concurso realizado em Barbacena, em 1980.

Foi premiado na “Rodada Brahma de MPB”, evento promovido no Hotel Nacional no Rio de Janeiro, quando sua composição, o chorinho “Um presente pro Titio” (com arranjo para orquestra completa escrito e conduzido pelo renomado maestro Gaya, com participação especial do solista Copinha) foi acolhida calorosamente pelo público.

Entre os vários prêmios que obteve, foi premiado em 2002 e 2007 com o Prêmio BDMG de Música Instrumental em Belo Horizonte, e também foi indicado ao “Prêmio Tim” em 2007 com o CD “De Manhã”.

Em suas palavras; Sempre vivi para a Música, esse sempre será o meu lema, embora tenha me formado em Medicina, profissão que exerço desde que me formei. “Música e Medicina, combinação ultra eficiente para administração de Cura Espiritual”.

Minha formação musical foi uma mistura de tudo que ouvia, tendo como base a música erudita, que estudei com afinco. Me interessei então pela combinação do Clássico com o Moderno, quando comecei a pesquisar a música instrumental. De forma autodidata, absorvi aos poucos o estilo, e comecei a traduzir meu conhecimento erudito para o instrumental.

Entendi que na verdade os grandes gênios da música, como Bach, Beethoven, Chopin, Debussy e Tchaicovsky, entre vários, traziam em suas composições, elementos do instrumental moderno, tão bem representados no Brasil e no mundo por Villa Lobos, Ernesto Nazareth, Francisco Mignone, M. Camargo Guarnieri, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Pixinguinha, Odette Ernest Dias, entre vários.

Me apaixonei pelos gêneros musicais como o Chorinho, e pela imensa variedade de ritmos que temos no nosso Brasil. Tudo isso, aliado a linguagem jazzística, me inspirou e guiou musicalmente.

Após conhecer a obra do pianista de jazz Bill Evans, que desde então tenho como mentor espiritual, minha vida mudou. Procuro ter uma visão musical bem eclética, sempre que ouço algo que na minha opinião não contribui ou fere os ouvidos, tento criar uma versão diferente, aproveitando e rearranjando a melodia. É fato reconhecido internacionalmente que a música e os músicos brasileiros conquistaram seu lugar no panorama mundial várias décadas atrás.

O Brasil exporta até hoje sua principal música que é a Bossa Nova, e toda a variedade rítmica pela qual somos conhecidos.

Nossos músicos crescem ouvindo uma variedade rítmica enorme, estando à vontade no samba, maracatu, maxixe, baião, elementos que incorporam quando tocando Jazz, Fusion ou na verdade qualquer tipo de música.

Sempre que posso faço uma ponte com amigos músicos americanos e ou brasileiros viajando regularmente entre Minas e NY, e espero manter atualizados estes conceitos principalmente agora que me envolvi com o estudo de arranjos para Big Bands.

A Música tem a magia de possibilitar grandes encontros e amizades, e mesmo sem estar perto de um instrumento, podemos escrever, compor, fazer arranjos, sendo a maior e melhor receita natural para o ser humano no tocante a realização profissional e espiritual (gostei do diagnóstico, doc…). Música, para mim, é um chamado, um dom Divino. Estou agora em fase de finalização do Cd “Tudo que vc podia ser”, com releituras de músicas do Clube da Esquina e alguns autorais.

Meus trabalhos anteriores, gravados em CD, são: “Talismã” (lançado nos EUA), “Tudo Azul” (com participação do saudoso Nico Assumpção no contrabaixo), “De Manhã” (indicado ao prêmio Tim) e “Piano Solo, Choros e Canções”.

Mas o que mais me importa mesmo é poder seguir compondo, tocando, que é o alimento diário, em casa, na rua ou num canto qualquer. Agradeço também ao amigo Lulu Martin, grande pianista e amigo, por ter feito essa ponte com o CamARIm. Obrigado Dr. Marcio Hallack por compartilhar sua vida conosco. Moro aqui em Boston fazem 31 anos.

Fui recebido com muito carinho por toda comunidade musical Norte Americana, aonde trabalho muito, e concordo totalmente com suas palavras, nosso ritmo Brasileiro faz toda a diferença!
Aguardamos ansiosamente sua vinda a Boston, amigo!

Dr Marcio co Hermeto Paschoal
Dr Marcio com Raul de Souza
Dr Marcio com Robertinho Silva
Dr Marcio com Victor Biglione
Dr Marcio on piano2

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

DENTISTA JOHN PALLOTTA- Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.

ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes. Estamos localizados no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

VITÓRIA MEAT MARKET- Loucura nas promoções da Vitória Market. Venha e confira você mesmo. Açougue, pães de queijo, pães de sal, frutas, verduras, biscoitos e muito mais. Estamos em promoção! Temos 5 localizações para melhro lhe atender: Everett, Revere, Peabody, Allston e Lynn. Ligue: (617) 381-4593.

Fonte: Brazilian Times