Coluna Vanilsa Silva

MULHERES & NEGÓCIOS

Este novo cenário vem mostrando o quanto as mulheres são capazes. Mesmo diante de grandes desafios, com jornadas duplas de trabalho, conciliando a vida pessoal, profissional e familiar, por vezes  com mais responsabilidades que os homens. E mesmo assim ainda precisam driblar o preconceito e a falta de reconhecimento.

Hoje em dia em um mundo mais globalizado temos números que demonstram mudanças.

MULHERES EMPREENDEDORAS:

Segundo o IBGE, cerca de 9,3 milhões de mulheres estão à frente de negócios no Brasil. Conforme os dados da pesquisa do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), de 2021, entre as empreendedoras que possuem sociedade, sete em cada dez contam com sócias mulheres. Além disso, 73% dos empreendimentos liderados por mulheres são majoritariamente femininos.

MULHER APOIANDO MULHER:

Cada vez mais as mulheres estão se apoiando e fortalecendo o ecossistema. Além de que muitas empresas já notaram que a diversidade de gênero no mercado de trabalho está em alta, e traz muitos benefícios. Sem falar que as mulheres estão assumindo papéis de liderança, encorajando outras mulheres.

Projetos de empreendedorismo feminino surgem por todo território nacional, para apoiar e incentivar a representatividade feminina no cenário empreendedor nacional favorecendo o incremento da competitividade brasileira.

Estamos vivendo literalmente uma nova realidade, mesmo assim a disparidade entre mulheres e homens no mundo do empreendedorismo ainda é gigantesca. O percentual gira em torno de 70% (homens) contra 30% (mulheres).

MERCADO DE TRABALHO:

Hoje temos mais mulheres nas indústrias segundo IBGE, no ano de 2021 presença feminina é ainda mais acelerado na indústria, onde o total de mulheres cresceu 52% no mesmo período comparado. Entre os homens, o crescimento foi de apenas 3%. Temos mais mulheres liderando empresas, nos altos cargos, a Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo – mostra que as empresas de alto crescimento têm obtido participação crescente de pessoal assalariado do sexo feminino. A participação cresceu de 32%, em 2010, para 38% em 2019.  Tudo isso prova que as mulheres estão cada vez mais presentes onde querem estar, mostrando o seu verdadeiro potencial de resultado.

Que cada vez mais possamos exercitar a sororidade, nos apoiando umas as outras.

Venha interagir conosco em nossas redes sociais.

www.facebook.com/vanilsasilvanomentoriaempresarial

https://www.instagram.com/vanilsasilvano
https://www.linkedin.com/in/vanilsasilvano

Fonte: Brazilian Times

Marcações: