Cura da depressão e dependência de drogas através da educação emocional, segundo o Dr. H.C. Ricardo Ferreti

Morando temporariamente nos Estados Unidos, Dr. H.C. Ricardo Ferretti, psicólogo e escritor,…

Morando temporariamente nos Estados Unidos, Dr. H.C. Ricardo Ferretti, psicólogo e escritor, com larga experiência em traumas, depressão e ansiedade, lançou, em dezembro, seu segundo livro “CURE SEU PASSADO, antes que seja tarde!”, pela Editora Leader-SP.

Segundo Dr. H.C. Ricardo Ferretti, grande parte do sofrimento que tem levado as pessoas a um aumento nos casos de depressão, suicídios e dependência química, passa pela superestimulação a que estamos submetidos, e pela falta de educação emocional. 

Não temos mais tempo para reflexão, o que nos torna extremamente reativos, sem nos darmos conta que esta reatividade inconsciente acaba por nos trazer ainda mais sofrimento. Aquilo que fazíamos intuitivamente no passado, demanda por um aprendizado para que possamos reagir de forma consciente e assertiva à quantidade de estímulos e interações a que estamos sendo submetidos.

Há uma grande busca por diagnósticos, e desconforto por sentimentos e sensações que são da natureza humana, mas que por não percebermos quando são pequenas, acabam se intensificando e assustando, pois não sabermos lidar com cada uma delas.

É como a adaptação ao frio dos EUA, para alguém que é do Rio de Janeiro. Sair de lá em janeiro e enfrentar o inverno americano é muito mais desafiante, do que para alguém do Sul do Brasil que chega aqui em setembro. Por não haver uma mudança tão grande na sensação, a pessoa se adapta. Enquanto que a situação do carioca seria insuportável se ele não soubesse que é uma questão climática, não é uma falha dele. Imagine uma pessoa que desconhece as questões de clima e passasse a pensar que vai morrer nos EUA por estar sentindo tremores quando sai na rua. Ele vai passar a querer ficar só em casa, embaixo das cobertas, porque lá se sente bem ou vai querer beber algo toda hora para se sentir aquecido.

Saber identificar o que está sentindo e ajustar seu comportamento às circunstancias faz toda a diferença. O aparelho psíquico não se adapta a velocidade da tecnologia, ele demanda por algum tempo e uma quantidade relativa de informações e experiências para amadurecer, ou a vida se torna insuportável. Há um desalinho na quantidade de estímulos e o quanto somos capazes de responder intuitivamente para vivermos bem. E só com educação emocional já conseguimos um grande avanço, quer na prevenção, quer na cura da dor que a humanidade está sentindo por estar viva.

A vida não é sofrimento, tem sido porque desaprendemos viver como humanos, ou nos reumanizamos ou nos auto exterminaremos. 

Na agricultura podemos reproduzir as condições ideais de um vegetal e aumentarmos nossa produtividade, encurtar o prazo de maturação e etc., no que diz respeito ao nosso aparelho psíquico não é assim. Precisamos aprender e aplicar este aprendizado no nosso dia a dia. É o autoconhecimento que nos blinda da dor psicológica e nos permite viver sem fugas como as drogas e o álcool.

Ricardo Ferretti é Psicólogo clínico, Life and executive Coach, Trainer em PNL, Hipnólogo, autorizado pelo CRP (Conselho regional de Psicologia) no Brasil para atendimentos online, membro da ISMHO  (International Society for Mental Health on line), palestrante e escritor.

Em 2017, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela FEBACLA na ALESP em São Paulo. 
cureseupassado.com.br

Dr.h.c Ricardo Ferretti

Psicólogo – CRP-RJ 48831

Fonte: Redação Braziliantimes

Fonte: Brazilian Times