Dicas importantes para os alunos antes do início do ano de estudo

Algumas dicas e conselhos importantes que ajudam alunos a se preparar par ao novo semestre ou ano letivo, de forma a conseguir um melhor aproveitamento final e facilitar o aprendizado.

Ao longo da minha carreira, passei pelas faculdades de psicologia e sociologia, e estive atuando em ambas as áreas, tanto na iniciativa pública como na privada. Também tenho bastante experiência na pesquisa e redação de projetos na área da saúde mental, bem como nos assuntos que concernem ao direito em geral e às ciências humanas como antropologia e filosofia. É sempre um prazer ajudar a dar forma às ideias de meus alunos e parceiros de escrita, e é para isso que acordo todos os dias, motivada a escrever cada dia mais e melhor.

No início de um novo semestre ou novo ano escolar, todos nós sempre temos a intenção de ser o melhor aluno possível. Compramos todo o material que achamos que será necessário e prometemos a nós mesmos que iremos começar a estudar mais cedo e manter os deveres em dia; nos certificamos de que temos pastas, marcadores ou quaisquer outros acessórios necessários para fazer anotações e acompanhar bem o conteúdo das aulas; e até assumimos um compromisso de fazer com que este seja o ano em que pararemos de procrastinar. No entanto, todas essas coisas são mais fáceis de dizer do que fazer, especialmente quando o ano letivo ainda não começou. Uma vez que nossas obrigações acadêmicas, sociais e de trabalho começam, porém, de repente todos os planos e promessas que fizemos a nós mesmos se tornam muito mais difíceis de cumprir. Aqui você poderá encontrar dicas de como começar bem seu ano de estudo de forma a tentar aproveitá-lo ao máximo, juntamente com alguns conselhos básicos de como você pode modernizar seus estudos.

Leia o plano de estudos. Você sabe daquele pedaço de papel ou PDF que seu professor distribui no início do semestre com todas as datas, tarefas e regras de aula? Sim, esse é o seu plano de estudos e, sim, você deveria lê-lo. Na verdade, recomendamos lê-lo várias vezes. Seu plano de estudos ajuda a manter o controle das datas de entrega, mas também ajuda a entender quais são as expectativas do seu professor para ganhar aquela nota 10. Muitas vezes, se você tiver uma pergunta sobre a aula, uma tarefa ou uma regra, o plano de estudos é capaz de responder isso para você. Você irá querer consultar seu plano de estudos ao longo do semestre, portanto, mantenha-o acessível (e seguro).

Certifique-se de estar ciente de todos os prazos e datas de entrega de todos os deveres e projetos que forem passados. Dependendo do seu professor e programa de estudos, você saberá quando todas as suas tarefas, exames e redações ocorrerão logo no início do semestre ou ano letivo. Essas são algumas informações muito valiosas, que permitem que você se planeje com antecedência. E você deve usar essas informações com sabedoria. Utilize tal informação para montar um cronograma de estudos. Você pode utilizar um planejador digital (como seu aplicativo de calendário ou uma ferramenta de produtividade) ou um bom planejador de papel à moda antiga e começar a marcar todas as datas de entrega e prazos de modo que seja facilmente lembrado das mesmas antes que seja tarde demais. Do mesmo modo, você também vai poder anotar quaisquer outras obrigações, como seus horários, reuniões, ou até mesmo reservar algum tempo diário ou semanal para cuidar de si, mesmo que todas essas coisas possam ter horários mais flexíveis. Isso garantirá que você saiba como administrar seu tempo de maneira adequada em meio a todas as coisas que precisa fazer. Você será capaz de planejar quando precisa fazer um trabalho e também quando precisa de tempo para relaxar.

Nunca hesite, e procure ajuda assim que precisar – não apenas um dia antes do teste. Em um mundo perfeito, você seria capaz de entender todos os conceitos e o conteúdo dos materiais de testes futuros e concluí-los sem quaisquer perguntas ou dificuldade. Infelizmente, quando você está aprendendo novos materiais e lidando com uma carga horária completa (além de quaisquer outras atividades extracurriculares), isso não costuma acontecer. É por isso que você precisa utilizar todos os recursos de que dispõe quando algo se torna muito desafiador para você resolver sozinho. Sempre que você chegar a um ponto ao longo do seu processo de aprendizado em que algo esteja muito confuso ou você esteja tendo problemas para concluir uma tarefa, peça ajuda – não espere até a data de entrega, pois pode ser tarde demais. Pedir ajuda não significa que você está “desistindo” ou que você é um “fracasso” por precisar de ajuda; significa que você reconhece que quando tem outra perspectiva, ou tem alguém para ajudá-lo a revisar seu trabalho, isso pode ajudá-lo a superar quaisquer obstáculos de compreensão. Certifique-se de saber quais recursos estão disponíveis para você na biblioteca de sua escola ou faculdade. Muitas escolas e faculdades possuem centros de matemática ou redação, por exemplo, entre outros, onde outros alunos e professores podem ajudar a responder às suas perguntas. Outro excelente recurso é o horário vago do seu professor. Eles dedicam tempo a cada semana exclusivamente para ajudar seus alunos a navegar em suas aulas e tarefas. Todos esses recursos existem para garantir que você não tenha dificuldades em aula; eles podem ajudá-lo a se sentir confiante de que pode entender o conteúdo da aula e realizar as tarefas. Se você criar o hábito de fazer isso ao longo do semestre antes de suas tarefas e testes, você estará em melhor posição para obter uma boa nota final.

Utilize o poder da internet e todos os recursos que ela oferece. Se seu cronograma de estudos não está sendo suficiente para dar conta de todas as suas responsabilidades, alguns sites te permitem se livrar de algumas tarefas, possibilitando comprar tcc pronto, por exemplo. Faça também uso de videoaulas e podcasts sempre que possível; eles te permitem relembrar e reforçar o conteúdo que já aprendeu previamente, ou podem até introduzir informações novas que não foram passadas pelos professores nas aulas regulares. As videoaulas dão aos alunos a possibilidade de controlar cada aula, ajustando-a ao seu ritmo. As aulas online possibilitam maior aproveitamento, já que você pode acelerar quando se sentir confortável e voltar a aula pro início quando estiver desconcentrado; e até mesmo rever aulas inteiras. Porém, não se engane, assistir às videoaulas não significa, necessariamente, que você já domina o conteúdo. Estudar também envolve prática; portanto, procure exercícios acerca do que foi aprendido e complemente seus estudos com a resolução dessas questões. Lembre-se de que testar seus conhecimentos é uma parte fundamental do processo. Estudar com videoaulas pode ser extremamente útil, desde que se tenha disciplina e força de vontade. Seguindo essas dicas, você perceberá que essa é uma ótima forma de ir bem no seu ano letivo e garantir um bom desempenho, sem se atrasar nem acumular tarefas.

Legenda: https://unsplash.com/photos/eMP4sYPJ9x0



Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

ATLAS CABLE– A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados  no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.

Seja um franquiado da Preserve Sevices– Aumente o seu negócio de construção existente: a sua receita parou de crescer? Você continua trabalhando mais horas pela mesma quantidade de dinheiro? Vamos treiná-lo para trabalhar de forma mais inteligente, não mais difícil. Temos 27 anos de experiência por trás de nossos métodos simples de estimativa, experiência em marketing e tecnologia! Trabalhe menos e deixe o crescimento acontecer com nosso sistema. Atendemos em Massachusetts, Connecticut e New Hampshire. Ligue: 866-250-1610 – Site: www.Preserveservices.com/franchise

Advogada brasileira em NY– Melissa Kobertnitsky Law, PC- Com foco em negligência médica e indenização por acidentes: Acidentes de construção, Negligência médica, Acidentes de carro. Estamos localizados em: 49 West 37th Street, 7th Floor, New York. Ligue: (212) 969-8117- Instagram: @melissa.kobernitski.nylaw

Fonte: Por Sofia Barros Cunha

Fonte: Brazilian Times