Empresário brasileiro morre em Boston após perder luta contra câncer

No primeiro dia do ano, a comunidade brasileira de Massachusetts se deparou com a perda de um de…

No primeiro dia do ano, a comunidade brasileira de Massachusetts se deparou com a perda de um de seus entes mais queridos. O capixaba Orlando Guimaraes, 52 anos, morreu depois de travar uma intensa luta contra um câncer no fígado. A morte abalou vários moradores da grande Boston, pois ele era uma pessoa bastante conhecida e era diácono da Revival Church for the Nations.

De acordo com informações de amigos, Orlando foi diagnosticado com a doença em novembro passado e desde o dia 29 de dezembro estava internado no Boston Medical Center, local onde morreu.

Orlando vivia há cerca de 20 anos nos Estados Unidos e deixa a esposa Márcia Guimarães. Apesar de ser capixaba de Cariacica, ele viveu muitos anos no estado do Rio de Janeiro onde aprendeu a amar o time do Flamengo e absorver a cultura carioca. Ele também morou em Mantenópolis antes de se mudar para este país.

De acordo com o site Tua Saúde, o câncer do fígado é um tipo de tumor maligno que se origina nas células que formam o fígado, como hepatócitos, canais biliares ou vasos sanguíneos, sendo, geralmente, bastante agressivo. Ele pode causar sintomas, que costumam surgir nos estágios mais avançados da doença, e incluem dor no abdômen, enjoo, perda do apetite, emagrecimento e olhos amarelados.

Pessoas com gordura no fígado, cirrose hepática ou que usam anabolizantes apresentam maior risco para desenvolver este câncer, que costuma ser identificado por um exame de imagem do abdômen, como ultrassom ou tomografia, capazes de detectar um ou mais nódulos no fígado. 

O tratamento é feito com cirurgia e quimioterapia, a depender do tamanho e da gravidade de cada caso, e as chances de cura são maiores quando o tumor é identificado precocemente, em estágios mais iniciais. Quando já não é possível alcançar a cura do câncer no fígado, o tempo de sobrevida é de aproximadamente 5 anos, mas esse valor pode variar de acordo com o grau de desenvolvimento da doença e outras doenças do paciente.

No mesmo dia que o capixaba morreu, um grupo de amigos se uniram para iniciar uma campanha e arrecadar dinheiro para as despesas de funeral. O objetivo é levantar a quantia de US$15 mil e até a tarde desta quinta-feira, dia 03, foram doados quase US$9 mil.

Se você quiser ajudar é só acessar o link goo.gl/5Eicbp e fazer uma doação de qualquer valor. O funeral de Orlando acontecerá neste sábado (5), às 10 horas, na Campbell Funeral Home, na 525 Cabot Street, em Beverly (MA).

Fonte: Redação – Brazilian Times

Fonte: Brazilian Times