Espaço Mulher Brasileira é inaugurado em NY

Em uma cerimônia que reuniu personalidades e lideranças comunitárias o Consulado-geral do…

Em uma cerimônia que reuniu personalidades e lideranças comunitárias o Consulado-geral do Brasil em New York inaugurou o Espaço da Mulher Brasileira. O evento aconteceu no dia 17 e contou com apoio da comunidade.

Centenas de pessoas acompanharam falas da Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, da deputada federal Rosângela Gomes e da Secretária para a Mulher, Cristiane Brito.

Também participaram do evento a ex-modelo e ativista pelos direitos demininos, Luiza Brunet, e Danielly Ortiz, que transmitiram palavras emocionadas sobre o empoderamento feminino. Foram entregues certificados para mulheres que concluíram cursos no “Qualifica Mulher”.

Agora, mulheres brasileiras vítimas de violência na região de NY têm um local exclusivo para receber apoio e atendimento especializado. As atividades e serviços prestados serão desenvolvidos em sintonia com o Projeto Casa da Mulher Brasileira (CMB), da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM).

Ministra Damares fala para centenas de pessoas

“Já temos um espaço semelhante a este em Roma (Itália), em Boston (Massachusetts) e agora em New York. A mulher brasileira deve ser cuidada em todos os lugares. Este lugar é um local de esperança. Não é só um lugar para denúncia, mas é um espaço para a mulher que quer crescer, empreender e trocar experiência. Vamos cuidar de todas que precisam ser cuidadas”, destacou a ministra Damares.

A proposta do local é ofertar atendimento e serviços multidisciplinares nas seguintes áreas: prevenção e combate à violência doméstica; apoio e orientação em questões de disputa de guarda e cuidados com crianças e adolescentes; empoderamento e fomento à autonomia; estímulo aos estudos continuados e à profissionalização; além da conscientização sobre demais temas de interesse das mulheres da comunidade brasileira na região.

“Hoje é um dia de festa para a nossa comunidade em New York. Este ambiente demonstra que a mulher brasileira não deixou o Brasil somente porque atravessou a fronteira. Mesmo no exterior, o Governo Brasileiro estará do lado de vocês”, destacou a Cônsul-Geral do Brasil em Nova York, Maria Nazareth Farani Azevêdo.

Luiza Brunet, que foi vítima de violência doméstica, comentou sobre a alegria de saber que as mulheres imigrantes têm este espaço para receber o apoio do Estado. “Essas mulheres serão acolhidas, abraçadas, vão aprender como sair de relacionamentos abusivos”, afirmou. (com informações do portal do Governo Federal)

Fonte: Brazilian Times