Estudantes das escolas públicas de Hudson são premiados pelo Consulado Brasileiro nas olimpíadas de português

1º 2º e 3ª Classificados são alunos da professora Daniela de Souza, em Hudson.

O Consulado Geral do Brasil em Boston promoveu a segunda “Olimpíadas de Português como Língua de Herança”. O objetivo é de incentivar os brasileiros que vivem em Massachusetts a valorizar e preservar a sua língua materna.  Os três primeiros classificados da categoria de 12 a 15 anos são: Maya Cestari Bregunce (1º lugar), Eloizah Avelar (2º lugar) e Davi Dias (3º lugar) na categoria de 9 a 11 anos o primeiro lugar foi para Alice Amorim Dias, aluna da Farley Elementary School no distrito de Hudson.

“Esta olimpíada foi importante para que os alunos fizessem parte de um evento da comunidade brasileira, aplicassem os seus conhecimentos, motivassem para aprender a língua portuguesa e que se orgulhassem da cultura”, disse a professora Daniela de Souza.

Alice Amorim Dias,1º lugar da categoria de 11 anos da Farley Elementary School

A docente defende com entusiasmo a importância de se falar e preservar o idioma português. Por isso, ela incentivou os seus alunos, convidou os pais a fazerem parte do processo, e o resultado não poderia ter sido diferente, os três primeiros classificados nas olimpíadas foram os seus alunos. Daniela fala com orgulho desse resultado:

“Estou muito orgulhosa em saber que os 3 primeiros lugares pertencem aos meus alunos. Sei que nem sempre é fácil motivar crianças nestas idades, ainda mais com outras distrações como os jogos online. Devo ressaltar também que os pais tiveram um papel fundamental porque eles os incentivaram em casa. É por isso que acredito que se houver parceria entre a escola, professor, e os responsáveis dos discentes, os alunos terão muito sucesso independentemente do país que estão vivendo no momento”.

Davi de Amorim Dias, 3º lugar

Daniela explica sobre como teve informação a respeito das olimpíadas: “Foi através do Brazilian Times que tive conhecimento acerca da Olimpíada de Português. Divulguei o evento com a comunidade escolar do 6º ano da escola pública David J. Quinn Middle School em Hudson, MA. Por ser a primeira vez, apenas alguns pais e alunos decidiram embarcar neste desafio em conjunto com a professora. O receio primordial dos alunos era se a prova seria apenas de conteúdos gramaticais. Depois de ter feito o contato com o Consulado Brasileiro e de sanar a dúvida, os alunos e os pais ficaram mais aliviados e motivados para participarem. Após a divulgação do resultado final do Consulado Brasileiro, os alunos e os encarregados de educação ficaram extremamente orgulhosos e motivados para aprender a língua portuguesa e a cultura brasileira. Acredito que na próxima Olimpíada teremos uma participação maior dos alunos”.

A professora Daniela Cristina Machado de Souza é natural de São Paulo, vive nos Estados Unidos há 2 anos e meio. Tem Licenciatura Plena em Letras Português-Inglês pela Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF). Em 2008 se mudou para Portugal. Em 2012 fez Mestrado em Educação Especial. Em 2013 concluiu duas pós-graduações em Educação Especial (Domínio Visão e Audição). Daniela fala das suas motivações em ensinar a língua portuguesa nos Estados Unidos: “O que mais me motivou a vir trabalhar aqui foi de poder transmitir e divulgar a cultura brasileira nos EUA”.

Davi de Amorim Dias, 3º lugar

Em suas palavras finais, Daniela salienta o empenho das escolas públicas de Hudson em incentivar o ensino da língua portuguesa: “Desejaria ressaltar a importância em se ter um superintendente que fala português no Distrito de Hudson (Dr. Marcos Rodrigues) para mostrar que todos são capazes de alcançar os  seus objetivos. Acrescento que a coordenadora do Departamento de Línguas (Ana Pimentel) tem um papel importante na promoção, implementação e divulgação do programa de português. Não obstante, os professores de português que estiveram a lecionar no passado e o engajamento da comunidade para que fosse ensinado português na escola pública”.

Haverá uma cerimônia de entrega de prêmios no Consulado-Geral do Brasil em Boston, no dia 10 de setembro de 2022. Os vencedores de cada categoria irão receber um troféu e os participantes da segunda etapa receberão um certificado de participação.



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

ADVOGADA MICHELLE DA SILVA– Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais.  Estamos localizados  em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.

WRA REALTY– Flórida- As melhores oportunidades da Flórida. Deixe nossos especialistas encontrarem a oportunidade certa para você! Encontramos a melhor opção para você investir o seu dinheiro na Flórida e aumentar o seu rendimento. Invista em PROPRIEDADE! Fale com a corretora brasileira Fernanda Pizzamiglio. Tel: (508) 364-4606. Endereço: 7065 Westpoint Blvd. Suite 102- Orlando, FL 32835. Email: [email protected]. Site: www.wra-usa.com

Quer trabalhar com o EcoSource? Na EcoSource, estamos crescendo rapidamente e temos oportunidades de trabalho para indivíduos que podem administrar um negócio de limpeza e querem se tornar um Fornecedor Preferencial EcoSource. Como um Fornecedor Preferencial EcoSource, você obedecerá aos nossos padrões e participará de nosso programa de certificação. Por sua vez, forneceremos a você, clientes que desejam seus serviços! Como você pode se tornar um fornecedor preferido? É fácil. Se você quiser mais informações, acesse o site www.ecosourcellc.net ou ligue para 1- (855) 541-2952



Fonte: Brazilian Times