FBI alerta que contrabandistas estão mantendo imigrantes reféns em esconderijos no Texas

O FBI emitiu um alerta sobre a tendência crescente de contrabandistas que estão sequestrando…

O FBI emitiu um alerta sobre a tendência crescente de contrabandistas que estão sequestrando imigrantes por quantias de resgate de até US$ 10.000. As vítimas ficam em esconderijos do Texas depois de atravessar a fronteira dos Estados Unidos com o México.

De acordo com as informações, o escritório da agência federal em El Paso prendeu 15 suspeitos desde fevereiro deste ano. Todos envolvidos em sequestros de imigrantes, conforme afirmou um porta-voz do FBI na quarta-feira, dia 13. “Em muitos casos, a família ou amigos das vítimas são obrigados a pagar até US$ 10.000 para garantir a libertação segura dos reféns, que são forçados a viver em condições deploráveis ​​em esconderijos em El Paso”, disse.

Muitas das casas não têm água quente, estão cheias de lixo e não têm ventilação adequada. Além disso, os imigrantes detidos são muitas vezes forçados a beber água das banheiras.

“Nossa principal preocupação é a segurança e o bem-estar dessas vítimas, não seu status de imigração”, disse o agente especial do FBI Jeffrey R. Downey. “Essas vítimas passam por tantas situações assustadoras ao longo de sua jornada rumo aos Estados Unidos e acabam sendo ameaçadas com violência ou se tornam vítimas de atos violentos”.

Ele destacou que é preciso que os familiares denunciem esses sequestros imediatamente ao consulado ou embaixada mais próxima ou ao escritório do FBI. “Cada segundo é muito importante nesses incidentes para garantir o resgate seguro de seus entes queridos”, destacou. “Como comunidade, devemos nos preocupar com o aumento desses sequestros e a ameaça que eles representam para a segurança pública. Precisamos da ajuda do público para denunciar atividades suspeitas em sua vizinhança e ajudar a proteger uma população vulnerável”, continuou.

Em uma recente apreensão em 7 de junho, a força-tarefa do FBI em El Paso que combate crimes violentos e busca manter as ruas seguras, com a assistência do Deártamento Patrulha de Fronteira dos EUA (CBP, sigla em inglês), Departamento de Polícia de El Paso e Departamento de Polícia Tribal de Ysleta del Sur Pueblo, conseguiu resgatar 23 imigrantes que estavam detidos contra sua vontade e eram constantemente ameaçados.

O FBI disse que até o momento resgataram 88 vítimas de sequestro e “continuam a ver um aumento nos crimes de extorsão afetando diretamente imigrantes indocumentados que pagaram contrabandistas humanos para trazê-los aos Estados Unidos-México”.

Fonte: Da redação

Fonte: Brazilian Times