Festival de Cinema de Locarno tem participação de brasileiros

Depois de dois anos difíceis de pandemia, a cidade suíça de Locarno recoloca em função…

Depois de dois anos difíceis de pandemia, a cidade suíça de Locarno recoloca em função seus projetores de filmes e ressurgem as oito mil cadeiras no maior cinema ao ar livre do mundo, a Piazza Grande. É verão na Suíça, o clima é de férias inteligentes e culturais, as noites são quentes e praticamente não chove nos dez dias dedicados, há 75 anos, à sétima arte.

O Festival de Locarno é consagrado ao cinema de autor e são 226 filmes, a quase totalidade inéditos, repartidos em diversas seções e exibidos nos sete cinemas da cidade ticinesa suíça, onde se fala italiano, entre as quais se sobressaem a Competição Internacional, a competição cineastas e os curtas e médias-metragens concorrendo como Leopardos entre os dias 03 a 13 de agosto.

Criado em 1946, os prêmios do Festival têm o nome de Leopardos. Por ali já passaram grandes cineastas como Claude Chabrol, Stanley Kubrick, Paul Verhoeven, Miloš Forman, Raoul Ruiz, Alain Tanner, Mike Leigh, Béla Tarr, Chen Kaige, Edward Yang, Alexandre Sokourov, Atom Egoyan, Jim Jarmusch, Spike Lee, Gregg Araki, Abbas Kiarostami, Pedro Costa, Fatih Akın, Claire Denis, Kim Ki-duk ou encore Gus Van Sant.

Júlia Murat
Na competição teve o novo filme de Julia Murat. Me lembro de Júlia Murat, quando mostrou, há cinco anos, seu filme Pendular na Berlinale, na mostra Panorama, e ganhou o prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema, FIPRESCI. Na época, escrevi: “Pendular mostra as relações entre uma dançarina e um escultor e o significado de suas diferenças artísticas. Um tratamento filosófico de gênero, original, de jovens boêmios à beira da meia-idade”.

Ana Vaz
Na competição Cineastas do Amanhã, o filme” É Noite na América”, em  coprodução com a França e Itália. Embora jovem com 36 anos, Ana Vaz tem um importante percurso internacional, como mostra seu currículo nos sites especializados.
Ana Vaz é uma artista e cineasta cujos filmes e trabalhos especulam sobre as relações entre o eu e o outro, o mito e a história em através de uma cosmologia de signos, referências e perspectivas. Montagens de material filmados e encontrados, seus filmes combinam etnografia e especulação na exploração das fricções e ficções inscritas nos ambientes naturais e assim construídos. Graduada pelo Royal Melbourne Institute of Technology e do Fresnoy-Studio National des Arts Contemporains.

Ana Vaz também foi membro da SEAP (Sciences Po School of Political Arts), num projeto idealizado e conduzido por Bruno Latour. Seu trabalho é exibido regularmente em todo o mundo: New York Film Festival, TIFF Wavelengths, CPH:DOX, Videobrasil, Courtesan, Cinéma du Réel, Lux Salon. Em 2015, recebeu o Kazuko Trust Award apresentado pela Film Society of Lincoln Center em reconhecimento à excelência artística e inovação de sua obra cinematográfica.

Carlos Segundo
Professor de comunicação social audiovisual na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, doutor em cinema pela Unicamp, fotógrafo, roteirista e cineasta, Carlos Segundo teve seu curta-metragem Big Bang concorrendo na mostra Leopardos de Amanhã. É a história de Chico que, em Uberlândia ganha a vida consertando fornos, nos quais cabe facilmente graças ao seu pequeno tamanho. Desconsiderado e marginalizado por uma sociedade que o odeia, Chico começa a resistir.
No ano passado, Carlos Segundo já esteve na mesma mostra, no Festival de Locarno, com seu curta-metragem Sideral. Big Bang produzido por O Sopro do Tempo e Les Valseurs, será distribuído no Brasil pela empresa potiguar Casa da Praia Filmes.

A influência chinesa e evangélica em Angola

A presença do cineasta Ery Claver, na competição da mostra Cineastas do Presente em Locarno, com o filme Nossa Senhora da Loja do Chinês, é uma vitória cultural para seu país africano Angola. Ele vem direto da população negra angolana.

Este ano, Angola foi também representada na competição internacional por Carlos Conceição, de origem portuguesa, nascido em Angola quatro anos depois da independência angolana. Binacional,fez seus estudos e vive em Lisboa. Seu filme Nação Valente, contra o colonialismo, já foi aqui comentado.


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

ADVOGADA MICHELLE DA SILVA– Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais.  Estamos localizados  em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.

WRA REALTY– Flórida- As melhores oportunidades da Flórida. Deixe nossos especialistas encontrarem a oportunidade certa para você! Encontramos a melhor opção para você investir o seu dinheiro na Flórida e aumentar o seu rendimento. Invista em PROPRIEDADE! Fale com a corretora brasileira Fernanda Pizzamiglio. Tel: (508) 364-4606. Endereço: 7065 Westpoint Blvd. Suite 102- Orlando, FL 32835. Email: [email protected]. Site: www.wra-usa.com

Quer trabalhar com o EcoSource? Na EcoSource, estamos crescendo rapidamente e temos oportunidades de trabalho para indivíduos que podem administrar um negócio de limpeza e querem se tornar um Fornecedor Preferencial EcoSource. Como um Fornecedor Preferencial EcoSource, você obedecerá aos nossos padrões e participará de nosso programa de certificação. Por sua vez, forneceremos a você, clientes que desejam seus serviços! Como você pode se tornar um fornecedor preferido? É fácil. Se você quiser mais informações, acesse o site www.ecosourcellc.net ou ligue para 1- (855) 541-2952

Fonte: Rui Martins, em Locarno

Fonte: Brazilian Times