Filha de brasileira, artista plástica nascida em Boston é selecionada para expor no Carousel Du Louvre, em Paris

Sophia Baptista, tem apenas quatro anos de idade e é norte-americana naturalizada brasileira….

Sophia Baptista, tem apenas quatro anos de idade e é norte-americana naturalizada brasileira. Filha da jornalista brasileira, Lane Baptista e o norte-americano Gregory Ferrucci, ela nasceu em Boston, Massachusetts, onde vive e desenvolve as suas atividades artísticas, uma garota prodígio que adotou o estilo expressionista abstrato. Os amantes de artes plásticas poderão apreciar suas obras no Carrousel du Louvre, em Paris, no mês de outubro de 2022.

Lisandra Miguel, curadora e diretora-executiva da empresa brasileira Vivemos Arte Assessoria Artística Nacional e Internacional explica que, Sophia é uma artista representada pela Vivemos Arte. “Temos a galeria própria no evento, ela estará entre os artistas representados por nós, de todas as idades e o evento é um Salão Internacional de Arte Contemporânea- Carrousel du Louvre, o qual é visitado por pessoas de diversas partes do mundo, como: colecionadores, críticos, empresários e amantes da arte em geral”.

Ela pinta desde pequenina quando tinha 2 aninhos, conta a mãe, porém o trabalho se intensificou durante o período de reclusão social por motivo da pandemia, conforme relata Lane Baptista. “Durante a pandemia ela começou a pintar mais. Fez uma pintura para mim, veio me dar e disse: ‘Mamãe eu fiz uma arte para você, e que foi inspirada no Jackson Pollock’, fiquei chocada”. Disse a mãe.

Jackson Pollock é um artista norte-americano, referência no movimento do expressionismo abstrato. Ficou famoso por seu estilo de pintura com a técnica do gotejamento. Técnica essa adotada pela pequena Sophia. “Ela começou a falar que usou o pincel, e no final disse: ‘eu finalizei com os pinguinhos igual ao Pollock’ “. Conta a mãe impressionada.

“Ela usava a técnica antes, pintava com o papel no chão e em pé, mas nunca havia verbalizado que havia sido inspirada nele. Na época, tinha 3 anos, daí para cá, eu percebi que o desenho dela está acima do que a gente costuma ver. Ela separa as cores, é um pincel para cada cor. A partir daí, comecei a dar telas para ela pintar. Ela começou a desenvolver mais, seleciona as cores e faz as combinações do jeitinho dela”.

A diretora artística e curadora Lisandra Miguel, que também é artista plástica, ressalta as peculiaridades do trabalho da pequena Sophia: “A Sophia gosta de três cores principais: vermelho, roxo e rosa e notei a presença dessas cores na maioria das suas obras. Ela pensa nos títulos primeiro e depois no seu ateliê prepara a tela, começa a pintar, escolhe as cores de forma aleatória, de acordo com a sua vontade. No final gosta de respingar as tintas. O seu estilo que é o expressionismo abstrato, seguindo a técnica action painting, que ela produz pintando com a tela no chão, distribuindo as cores, faz dela uma artista a frente do seu tempo”.

Um pouco tímida, a artista preferiu não falar com o Brazilian Times, mas a mãe relata que, desde a gravidez lia sobre artistas para Sophia ainda na barriga, e que mesmo quando era bebezinha fazia visitas frequentes a museus. Lane Baptista que é formada em Artes Visuais e sempre se preocupou em apresentar as obras de artes para a filha, mesmo sendo muito pequenina.

Ela conta que, certa vez, foram a uma exposição ao Museu de Belas Artes de Boston e lá, puderam apreciar uma obra do pintor americano Jackson Pollock. Sophia ficou fascinada com um quadro do artista. A menina realmente apreciou a arte, conforme conta a mãe: “Ela ficou olhando, olhando, para a obra”. Passaram-se duas semanas e ela regressou ao museu com a filha, já que ela não fica por muito tempo com a criança em um museu. Por isso, a dinâmica é de ir várias vezes ao mesmo museu para poder apreciar tudo. “A gente vai por seções”, explica a mãe.

Quando regressaram ao museu, Sophia foi capaz de identificar um quadro do artista expressionista Pollock, era uma outra obra bem menor. A mãe confessa que nem tinha visto o quadro, “mas ela viu e me mostrou: ‘mamãe, Pollock’. Eu fiquei admirada porque era realmente uma obra dele, muito menor do que tínhamos visto antes”. Nessa época ela contava com apenas 2 anos de idade.

A diretora artística e curadora Lisandra Miguel não poupa elogios à pequena Sophia: “A artista Sophia é apaixonante! Muito talentosa, a sua concentração no momento da criação é um dos seus grandes diferenciais”.

Além de ser uma das artistas selecionadas para participar do Carrousel du Louvre, Sophia fará parte do Livro Vivemos Arte – 2ª edição, o qual será lançado no mesmo evento no dia da abertura, na galeria Vivemos Arte, no Salão Internacional de Arte Contemporânea – Carrousel du Louvre, em Paris.

Contatos
Lisandra Miguel -Diretora Artística da Vivemos Arte
+55 21 98175 1194
Instagram: @vivemosarte 
Instagram: @lysandramig
Site: www.vivemosarte.com.br    
Lane Baptista e Sophia Baptista
https://instagram.com/sophiabaptistaofficial?utm_medium=copy_link 
https://instagram.com/lane_baptista1?utm_medium=copy_link 

Além de ser uma das artistas selecionadas para participar do Carrousel du Louvre, Sophia fará parte do Livro Vivemos Arte – 2ª edição. Foto Lane
O seu estilo é o expressionismo abstrato, seguindo a técnica action painting, que ela produz pintando com a tela no chão. (Lisandra Miguel, cura
Durante o período da reclusão social, na pandemia Sophia intensificou o seu trabalho. Foto Lane Baptista
Sophia em seu ateliê, ela pinta três ou quatro telas por semana_
Aos poucos ela aprende novas técnicas com a mãe, como esta soprando no canudinho.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

BRACK LAW– O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

Fonte: Eliana Marcolino

Fonte: Brazilian Times