Itamaraty afirma que vai apurar morte do brasileiro que estava sob custódia do ICE

O jovem Kesley Vial, 23 anos, que estava detido desde abril, morreu na semana passada sob a…

O jovem Kesley Vial, 23 anos, que estava detido desde abril, morreu na semana passada sob a custódia do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês). A morte aconteceu no dia 27 de agosto depois que ele foi encontrado inconsciente no Centro de Detenção Torrance, em Albuquerque, no Novo México, e levado a um hospital local.

A morte trouxe à tona as questões sobre as estruturas dos centros de detenção para imigrantes, bem como o tratamento dado pelos funcionários destas instalações. O local onde o brasileiro estava já tinha sido alvo de investigação e foi denunciado por apresentar péssimas condições, inclusive de higiene sanitária e paredes com mofo.

Na terça-feira, dia 31 de agosto, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil revelou que vai “apurar as circunstâncias do falecimento”.

Kesley nasceu em São Paulo e estava morando Camboriú, Santa Catarina. De acordo com as informações, ele estava indo se encontrar com a mãe, que reside no estado de Connecticut. Os dois não se viam há 19 anos. 

Em nota, o Itamaraty afirmou que “o Ministério das Relações Exteriores, por meio do Consulado-Geral do Brasil em Houston, tem conhecimento do caso e está em contato com as autoridades locais com vistas a apurar as circunstâncias do falecimento do nacional”.

O órgão destacou, ainda, que o consulado permanece à disposição para prestar a assistência aos familiares, em conformidade com os tratados internacionais vigentes e com a legislação local.

Fonte: Brazilian Times