Manter a calma em meio ao caos: Kit de Emergência ajuda em desastres naturais

Cinco mochilas cheias de suprimentos de emergência estão prontas para entrar em ação na sala…

Cinco mochilas cheias de suprimentos de emergência estão prontas para entrar em ação na sala de estar de Esli e Ruth Pino — um “Kit de Emergência” para cada membro da família.

Os residentes de Gallatin, Tennessee, não deixam nada ao acaso quando se trata da segurança de sua família. “É importante”, exclamou Esli. “Pode ser a diferença entre a vida e a morte.”

Ao aumentarem os eventos climáticos extremos tanto em frequência como em intensidade nos últimos anos, os especialistas pedem que as famílias se preparem com antecedência para desastres naturais. Ready.gov, um site da FEMA, recomenda montar um “conjunto de itens básicos” para vários dias, o que inclui água, uma troca de roupa, dinheiro e uma lanterna.

A família Pino também ensaia cenários, tais como se proteger durante um tornado ou escapar de uma enchente ou incêndio.

“Praticamos abrir e sair pela janela”, disse Lily de 16 anos, sobre um treinamento de incêndio recente. Uma vez que estejam em segurança, os pequeninos da família Pino – Isaiah de 9 anos e Elise de 8 anos – sabem se encontrar na “arvore de brócolis”, uma arvore em forma de vegetal perto de sua casa.

A família Pino deu crédito aos lembretes de preparação para desastres recebidos através da sua congregação das Testemunhas de Jeová e do site oficial da organização cristã, o jw.org, que os ajudou a se manterem preparados.

“Quando acontecem inesperadamente, estar pronto para enfrentar um desastre natural pode ser a diferença entre a vida e a morte”, afirmou Robert Hendriks, porta-voz da organização cristã. Não podemos apenas dizer que a vida é preciosa; precisamos viver isso. É por esse motivo, que o conselho da Bíblia sobre tomar medidas práticas para proteger a nós mesmos e nossas famílias do perigo faz tanto sentido – apesar de as ameaças parecerem distantes”.

Até recentemente, o casal Michael e Crystal Brook de Colorado, só pensava em incêndios florestais como uma ameaça para aqueles que viviam no alto das encostas das Montanhas Rockies. Nunca imaginaram que sua casa aos pés das montanhas estaria em risco.

Mesmo assim, seguindo o conselho de estar preparados para o inesperado, a família Brook montou kits de emergência, utilizando dicas do artigo do jw.org “Tragédias – O que fazer quando sua vida está em jogo”.

Seus esforços valeram a pena quando o incêndio Marshall de intensidade recorde, alimentado por condições de seca e ventos fortes, devastou casas e negócios no condado de Boulder em dezembro do ano passado.

Ao passo que as chamas atingiam a rodovia perto de sua casa e nuvens de fumaça escureciam o céu do meio-dia, a família Brook pegou seus kits de emergência, travesseiros e bichos de pelúcia, para manter Annastyn calma, sua filha de 6 anos, em meio do caos de evacuar sua comunidade.

Michael lembra o pânico na comunidade. “Eles não sabiam o que fazer”, disse ele.

Embora a casa da família Brook tenha sofrido pouco dano causado pela fumaça, e seus kits de emergência não tiveram de ser usados, o casal acha que estarem preparados os ajudou a manter a calma e agir rapidamente sob pressão. “Ter os kits de emergência já preparados simplificou as coisas”, continuou Michael.

“Hoje em dia, qualquer coisa pode acontecer a qualquer hora em qualquer lugar”, acrescentou Crystal. “É bom estar preparado.”

Em Louisa, Kentucky, onde as inundações são comuns, Brandon e C’onia Fitch fizeram da preparação de kits de emergência uma atividade divertida para seus filhos Nolan, Gavin e Stella, deixando-os escolher seus próprios kits e adicionar seus brinquedos favoritos e lanches não perecíveis.

“Todos na família tiveram um papel na preparação dos kits de emergência”, disse Brandon. “Eles sabem o que há neles e sabem onde encontrá-los.”

A importância de ter o kit de emergência já pronto foi posta à prova no ano passado, quando as águas de uma enchente cercaram sua casa na zona rural dos Apalaches.

Na escuridão total e com a água gelada subindo constantemente em sua casa, a família Fitch carregou seus kits de emergência – e Princesa Pickles, a amada porquinha-da-índia de Stella, de 6 anos – no carro da família e dirigiram para uma área mais elevada.

Pela manhã, quatro pés de água lamacenta da enchente tinham devastado a casa da família Fitch e demonstrou-se assim o verdadeiro valor de seus esforços de estarem preparados.

“Isso aliviou um pouco o pânico”, declarou C’onia. “Parecia uma tarefa assustadora…, mas estou muito feliz por termos feito isso.”

“Você não vai se arrepender”, concordou Nolan de 16 anos. “Isso pode salvar sua vida.”

A família Pino também ensaia cenários


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

DENTISTA JOHN PALLOTTA– Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados  no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.

ADVOGADO STEPHEN BANDAR– Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes.  Estamos localizados  no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

WR Construtora– Venha conhecer o Iguaçu Nobre II em Ipatinga (MG). Condomínios de 2 quartos com suíte. Excelente localização. Parcelas à partir de $150 reais semanais. Vendas por WhatsApp: +55-9648-6767.

Fonte: Brazilian Times