Mineiro candidato a Deputado Estadual por Connecticut fala sobre período de seca que atingiu o estado

O mineiro de Coronel Fabriciano, Farley dos Santos, que concorrer a Deputado Estadual por…

O mineiro de Coronel Fabriciano, Farley dos Santos, que concorrer a Deputado Estadual por Connecticut. Usou as suas redes sociais para demonstrar a grande preocupação com o período de seca que atingiu o estado.

De acordo com ele, todos os oito condados de Connecticut estão enfrentando condições de seca no estágio 2. “Este nível, segundo o plano de seca do estado adotado em 2018, identifica um evento de seca emergente, potencialmente impactando o abastecimento de água, a agricultura ou os ecossistemas naturais”, explicou.

O estágio 2 é o segundo dos cinco estágios de seca definidos no Plano de Preparação e Resposta à Seca de Connecticut. O Interagency Drought Workgroup classificou os condados de New London e Windham como no Estágio 1, em 2 de junho, quando houve sinais precoces de condições de secas. Essa etapa pretende ser um “aviso” sobre a possibilidade de uma seca em desenvolvimento. A decisão de passar para a Etapa 2 é baseada na avaliação dos dados dos indicadores monitorados pelos órgãos estaduais e federais, incluindo precipitação, águas superficiais, subterrâneas, reservatórios, umidade do solo, vegetação e condições de risco de incêndio.

O estado passou por esse nível de seca cinco vezes nas últimas duas décadas, em 2002, 2007, 2010, 2016 e 2020.

Se as condições se deteriorarem ainda mais, o estado poderá atingir o Estágio 3. O Grupo de Trabalho Interagências sobre Secas mudou todo o estado para o Estágio 2 devido à escassez de precipitação, níveis reduzidos de água subterrânea, fluxos de córregos e impactos na umidade do solo. Os impactos podem ser mais severos em determinados locais. Aqueles que dependem de poços particulares ou lagoas de irrigação e outros recursos hídricos altamente localizados devem estar especialmente atentos às condições locais, especialmente onde secas anteriores afetaram o abastecimento.

O Grupo de Trabalho Interinstitucional da Seca do Estado é composto por representantes do Departamento de Agricultura, Departamento de Serviços de Emergência e Proteção Pública, Departamento de Energia e Proteção Ambiental, Departamento de Saúde Pública, Escritório de Política e Gestão e Autoridade Reguladora de Serviços Públicos, com a assistência do Serviço Nacional de Meteorologia e Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Farley Mdestacou que o moradores e empresas em todo o estado estão sendo solicitados a tomar voluntariamente as seguintes medidas para ajudar a minimizar o impacto futuro da seca:

– Reduzir a irrigação automática de áreas externas;

– Adiar o plantio de quaisquer novos gramados ou vegetação;

– Minimizar o uso geral de água, consertando encanamentos e acessórios com vazamento;

– Seguir quaisquer solicitações de conservação adicionais emitidas por fornecedores de água ou municípios;

Fonte: Da redação

Fonte: Brazilian Times