MIÓ ARRAIÁ DO ANO – Festa Junina vai agitar Somerville

No dia 18 de junho vai ser realizado na igreja Santo Antônio, na cidade de Somerville, em…

No dia 18 de junho vai ser realizado na igreja Santo Antônio, na cidade de Somerville, em Massachusetts, a tradicional Festa Junina da comunidade brasileira. Os organizadores garantem muita comida típica, pastéis, doces e salgados, churrasquinho, quadrilha de crianças e adultos e muita diversão.

Durante a festa haverá o sorteio de uma rifa de um carro. O valor é de apenas US$ 20.

A festa vai começa às 5:00 pm e o endereço é 12 Properzi Way, Somerviller. Para mais informações, ligue no telefone (617) 625-4530.

O Padre Lino García convida toda a comunidade para participar.

Festas Juninas: expressão da religiosidade popular brasileira

Junho é o mês de Santo Antônio (13/06), São João (24/06) e São Pedro (29/06). Por isso, as festas que acontecem em todo o mês de junho são chamadas de Festas Juninas, especialmente em homenagem a São João. Trazida para o Brasil pelos portugueses, as festas juninas são hoje celebradas de norte a sul do Brasil e manifestam a verdadeira alma da cultura brasileira. Apesar de estarem distantes do Brasil, a maioria das comunidades católicas brasileiras dos Estados Unidos celebra as festas juninas.

Participe com toda a sua família e amigos de uma das festas que mais expressa o espírito alegre e festeiro dos brasileiros – a Festa Junina. É uma festa que lembra sua origem simples e humilde do interior do Brasil, característica que carregam mesmo vivendo na cidade ou fora do país. É uma maneira também se encontrarem com brasileiros e brasileiras de todos os Estados, espalhados aqui em Massachusetts. É importante levar os seus filhos, para que possam entender o espírito que move os brasileiros para a festa. Eu que sou um mexicano de coração brasileiro fico aguardando os dias para participar desta festa. Quando estava no Brasil aprendi a gostar de esta linda festa UAI. Viva Santo Antônio! Viva São João! Viva São Pedro!

Quadrilha – dança típica da Festa Junina

A dança da quadrilha é feita em homenagem aos santos juninos e para agradecer as boas colheitas na roça. Tal festejo é importante pois o homem do campo é muito religioso, devoto e respeitoso a Deus. Dançar, comemorar e agradecer. A quadrilha é comandada por um marcador, que orienta os casais, usando palavras afrancesadas (como “anarriê”, do francês en arrière – “para trás”) e portuguesas. Existem diversas marcações para uma quadrilha e, a cada ano, vão surgindo novos comandos, baseados nos acontecimentos nacionais e na criatividade dos grupos e marcadores. A sanfona e o violão acompanham a quadrilha.

A tradição das quadrilhas determina que, antes da dança, aconteça a encenação de um casamento, onde o noivo tenta fugir na última hora. Tudo isso porque a noiva ficou grávida antes da hora e seu pai pede a ajuda do delegado para que o noivo seja obrigado a casar. Quando o noivo é pego novamente, o casamento começa, seguido da quadrilha e da comemoração.

Diferenças entre as festas juninas realizadas no Brasil e nos Estados Unidos

As comunidades brasileiras dos Estados Unidos esforçam-se o máximo para reproduzir o mais fielmente possível as tradições das festas juninas. Muitas pessoas trazem os produtos necessários para fazer as comidas e bebidas típicas diretamente do Brasil. Capricha-se na organização das barracas e na dança da quadrilha. Tenta-se criar um ambiente bem brasileiro, oferecendo a maior variedade possível de atrações.

Entretanto, nem tudo é possível realizar. A rigorosa lei norte-americana impede certos costumes característicos da Festa Junina, como a fogueira de São João, devido ao alto risco de incêndio.  Igualmente, a lei coloca muitas restrições pelo fato de a festa ser ao ar livre, ter bebidas alcoólicas (em algumas comunidades), ir até altas horas da noite e ser caracterizada por bastante festa e barulho.  Apesar destas dificuldades, as comunidades brasileiras não desanimam e, dentro das limitações da lei, não deixam de promover as festas juninas.

Alguns trechos de músicas folclóricas das Festas Juninas

Com a filha de João / Maria ia se casar

Mas Pedro fugiu com a noiva / na hora de ir pro altar

O balão vai subindo / vai caindo a garoa

O céu é tão lindo e a noite é tão boa

São João, são João / acende a fogueira no meu coração

Chegou a hora da fogueira / é noite de São João

O céu fica todo iluminado / fica o céu todo estrelado, pintadinho de balão

Pensando na cabocla a noite inteira

Também fica uma fogueira dentro do meu coração

Quando eu era pequenino / de pé no chão

Recortava papel fino / pra fazer balão

O balão ia subindo para o azul da imensidão

Pula a fogueira, iaiá / pula a fogueira, ioiô

Cuidado para não se queimar / olha que a fogueira já queimou o meu amor

Eu pedi numa oração / ao querido São João / que me desse o matrimônio

São João disse que não / São João disse que não / isto é lá com Santo Antônio

Eu pedi numa oração / ao querido São João / que me desse o matrimônio

Matrimônio, matrimônio / isto é lá com Santo Antônio



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

DENTISTA JOHN PALLOTTA– Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados  no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.

ADVOGADO STEPHEN BANDAR– Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes.  Estamos localizados  no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

WR Construtora– Venha conhecer o Iguaçu Nobre II em Ipatinga (MG). Condomínios de 2 quartos com suíte. Excelente localização. Parcelas à partir de $150 reais semanais. Vendas por WhatsApp: +55-9648-6767.

Fonte: Brazilian Times