Museu e Centro Cultural Cabo-verdiano de Cape Cod é inaugurado dia 25 de junho na Emerald House

O Museu e Centro Cultural dedica-se a educar o público sobre a história, cultura, etnia, geografia e costumes dos imigrantes cabo-verdianos e suas famílias e da grande comunidade lusófona do Cape Cod e das ilhas.

No dia 25/06 ocorreu a inauguração do Museu e Centro Cultural Cabo-verdiano de Cape Cod, que foi um marco histórico para a região de Cape Cod e para a comunidade lusófona. Após o corte da fita, aconteceu um festival de história viva, que apresentou histórias orais ao vivo, com representantes das comunidades cabo-verdiana, açoriana, portuguesa e brasileira de Falmouth e mesas representando suas organizações cívicas e sociais.

Evento teve apresentação de capoeira

Aconteceu, também, uma apresentação da exposição especial que ocorrerá neste verão, intitulada “Comunidade a Construir (Construindo Comunidades)” com histórias de organizações cívicas e culturais de imigrantes e suas comunidades. O evento contou, ainda, com a apresentação da cantora cabo-verdiana Candida Rose, apresentação de Capoeira do André Lima, e com comidas típicas de Cabo Verde, Açores, Portugal, Brasil e Estados Unidos.

Momento em que a fita foi cortada

Entre alguns dos apoiadores que fizeram a inauguração ser tão incrível estão o supermercado Gol e o restaurante Fogo.

 

Sobre o museu

O Cape Cod Cape Verdean Museum & Cultural Center é um museu que tem como sede a Emerald House, que foi propriedade da família Emerald, uma das primeiras famílias originais de língua portuguesa (principalmente açoriana e cabo-verdiana) a se estabelecer em Falmouth durante o período industrial e agrícola do final do século XIX. Os membros da família eram líderes econômicos e cívicos influentes entre os colonos portugueses. John Emerald, inclusive, foi um dos primeiros e ardentes defensores da igualdade social e racial para os imigrantes de Falmouth.

A instituição tem se dedicado a recolher artefatos e disseminar conhecimento sobre Cabo Verde, com objetivo de educar, envolver e servir o público sobre a história, cultura e língua das comunidades cabo-verdianas e de língua portuguesa em Cape Cod e na região. Ela já organizou seminários públicos sobre história, cultura, música e desigualdade social e racial; e ministrou oficinas de práticas agrícolas, quilting, música, artes plásticas, valorização da língua e exposições, além de contar com uma coleção de cerca de 1000 artefatos relacionados com a imigração cabo-verdiana e outras lusófonas.

Várias apresentações marcaram a inauguração

Evidentemente, além do fortalecimento da cultura Cabo-verdiana, o museu explora os aspectos da língua portuguesa e da história lusitana nos Estados Unidos. Ele é dirigido por Wesley Leite, Presidente; Bárbara Burgo, Fundadora, Escriturária, Curadora; Karen Hinds, Tesoureira; Miguel Moniz e Jill Moniz como Orientadores; Angélica Oshman como estagiária; e os demais Membros do Conselho Patricia Oshman, Wayne Lobo, Bel DeBarros e Roy Rose Jr.

DOAÇÕES

O Cape Cod Cape Verdean Museum é uma organização 501 (c) (3) que permite que os contribuintes dos Estados Unidos recebam deduções fiscais para as contribuições na medida permitida pelo IRS. A instituição convida os indivíduos, fundações e corporações a fazerem doações em apoio à instituição. Contribuições de qualquer valor, seja de doação única ou mensal são bem-vindas. Para obter informações sobre doações para apoiar um evento, exposição ou iniciativa específica, entre em contato por E-MAIL OU TELEFONE. +1 (508) 930-5981 | [email protected] | https://www.cccvmcc.org  

Mais informações e imagens do local pode ser vistas no site www.cccvmcc.org/photo-gallery

Agenda uma visita:

Endereço: Cape Cod Cape Verdean Museum and Cultural Center, 67 Davisville Road East Falmouth, MA 02536

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ADVOGADA MICHELLE DA SILVA- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais.  Estamos localizados  em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.

WRA REALTY- Flórida- As melhores oportunidades da Flórida. Deixe nossos especialistas encontrarem a oportunidade certa para você! Encontramos a melhor opção para você investir o seu dinheiro na Flórida e aumentar o seu rendimento. Invista em PROPRIEDADE! Fale com a corretora brasileira Fernanda Pizzamiglio. Tel: (508) 364-4606. Endereço: 7065 Westpoint Blvd. Suite 102- Orlando, FL 32835. Email: [email protected] Site: www.wra-usa.com

Nova Estética- Spa & Hair salon. Tratamentos corporais e faciais. Cabeleireiro Unisex. Extensão de cílios e unhas. Ligue e agende. Em Malden (MA). Tel: (781) 605-3916.

Fonte: Camila Oliveira (Fotos: Ana Ester de Oliveira)

Fonte: Brazilian Times

Comentários Facebook