Organização é lançada com foco na realidade brasileira e apoio de professores norte-americanos

Na segunda segunda-feira (31/01), foi lançado o Washington Brazil Office (WBO), uma…

Na segunda segunda-feira (31/01), foi lançado o Washington Brazil Office (WBO), uma organização independente e apartidária que reúne os esforços de acadêmicos e ativistas brasileiros e norte-americanos comprometidos com a defesa da democracia, dos direitos humanos, do meio ambiente e do Estado de Direito no país.

A nova organização tem um Conselho de Administração presidido por James Green e composto por professores norte-americanos das Universidades de Harvard, Universidade de New York, Columbia, Brown, Califórnia, Georgetown, Wisconsin e Pensilvânia. A Diretoria Executiva é composta por três brasileiros: Juliana Moraes, Paulo Abram e Iman Musa Jadallah.

A entidade quer ampliar o conhecimento sobre o Brasil nos Estados Unidos sob a ótica da sociedade civil e dos movimentos sociais, cooperar na construção de pontes entre os dois países e fortalecer a atuação internacional dos setores sociais brasileiros com os Estados Unidos.

A WBO tem 25 organizações sociais inicialmente filiadas, que compõem seu Conselho Consultivo: Greenpeace Brasil, Instituto Sou da Paz, Ação da Cidadania, Artigo 19, MTST, MST, APIB, MAB, 342Artes, Instituto Marielle Franco, Instituto Vladimir Herzog, Uneafro, ABGLT, MNDH, CNS, Coletivo Memória Verdade e Justiça, Instituto Cidade Segura, Instituto Novos Paradigmas, Brazilian Association of International Relations, Dom Helder Camara DH Center, Peregum Black Reference Institute, Bem-Te-Vi Diversidade, MJDH and USNDB. Além disso, Wagner Moura, Gregório Duvivier, Sônia Guajajara, Daniela Mercury e Jean Wyllys são embaixadores oficiais da iniciativa.

A primeira atividade oficial será a instalação de um Observatório da Democracia que acompanhará as eleições presidenciais por meio de boletins semanais e podcasts quinzenais em inglês com análises eleitorais destinadas ao público internacional, além de debates programáticos mensais com especialistas de ambos os países temas de interesse comum.

Para saber mais sobre a organização acesse o canal no You Tube através do link https://bit.ly/3gmdeod ou acesse o site www.braziloffice.org 

Fonte: Lucci Luciano

Fonte: Brazilian Times