Pandemia: Brasileiros podem receber dose de reforço contra o Covid-19 no Ironbound

As doses são grátis, oferecidas às terças e quinta-feiras, e não é necessário possuir seguro de saúde

Localizada na 92 Ferry Street, no coração do bairro do Ironbound, em Newark (NJ), a clínica Newark Community Health Center (NCHC) oferece doses de reforço da vacina contra o Covid-19. Para isso, basta os interessados apresentarem um documento de identidade e carteira de vacinação que comprova que o portador tenha tomado as 2 doses das vacinas fabricadas pelos laboratórios Pfizer-BioNTech ou Moderna, há pelo menos seis meses, ou Johnson & Johnson Janssen no intervalo mínimo de 2 meses. As doses são grátis, oferecidas às terças e quintas-feiras, e não é necessário possuir seguro de saúde.

Os reforços da vacina COVID-19 e as doses de vacina adicionais agora são autorizados pela Food and Drug Administration (FDA) e recomendados pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) para determinadas pessoas.

Perguntas mais frequentes:

Quem pode receber um reforço da vacina COVID-19? O CDC recomenda um reforço COVID-19 se você tiver 18 anos ou mais e:

. Recebeu a vacina Janssen/Johnson & Johnson há pelo menos 2 meses;

. Recebeu ambas as injeções da vacina Moderna ou Pfizer COVID-19 há pelo menos 6 meses;

. Os indivíduos que apresentam condição médica associada à imunossupressão são elegíveis para receber uma dose adicional da vacina.

Quais são os efeitos colaterais do reforço de COVID?

Depois de ser vacinado contra o COVID-19, você pode sentir alguns sintomas temporários semelhantes aos que podem notar ao receber uma vacina contra a gripe, como um braço dolorido e inchado no local onde foi aplicada a vacina. Você pode ter febre e sentir dores no corpo, dores de cabeça e cansaço por 1 ou 2 dias. Calafrios, gânglios linfáticos inchados também podem ocorrer.

Esses sintomas não significam que você esteja doente. Eles sinalizam que o sistema imunológico está respondendo às injeções e aumentando a proteção contra o coronavírus.

Onde posso obter um reforço da vacina COVID?

Verifique as fontes estaduais ou municipais. Farmácias de varejo, clínicas móveis de vacinação (walk-up) e locais de vacinação estaduais e locais oferecem vacinas de reforço. Alguns locais podem oferecer horários de vacinação sem aviso prévio.

O que é a dose adicional da vacina contra o coronavírus?

Uma dose adicional, originalmente chamada de 3ª dose, é administrada às pessoas com sistema imunológico moderado ou gravemente comprometido para melhorar sua resposta à série inicial de vacinas. (O termo “terceira dose” foi usado para se referir às doses adicionais para as 2 vacinas de mRNA, entretanto, o termo agora usado é “dose adicional” porque aqueles que receberam J&J “uma dose” também podem ser elegíveis para 1 dose com base em seu sistema imunológico).

Qual é a diferença entre reforço e dose adicional?

Um reforço de COVID-19 é administrado quando uma pessoa completa sua série vacinal e a proteção contra o vírus diminui com o tempo. Dependendo da série original que você teve, alguns detalhes podem variar. Reveja as informações de elegibilidade de reforço e fale com o seu médico se não tiver a certeza se você se encaixa nestas diretrizes. Observe que se você receber o reforço Moderna, receberá metade da dose original de Moderna.

Uma dose adicional é administrada a pessoas com sistema imunológico moderado a gravemente comprometido. Esta dose adicional tem como objetivo melhorar a resposta de pessoas imunocomprometidas à sua série inicial de vacinas. Dependendo da série original fornecida, alguns detalhes podem variar. Reveja as informações adicionais de elegibilidade de dose e converse com seu médico se não tiver certeza se você atende a essas diretrizes.

Quem pode receber uma dose adicional da vacina COVID-19? O CDC e o FDA recomendam uma dose adicional se você:

. Ter recebido tratamento ativo contra o câncer para tumores ou câncer do sangue;

. Recebeu um transplante de órgão e está tomando remédio para suprimir o sistema imunológico;

. Recebeu um transplante de células-tronco nos últimos 2 anos ou está tomando remédio para suprimir o sistema imunológico;

. É diagnosticado com imunodeficiência primária moderada ou grave (como síndrome de DiGeorge ou síndrome de Wiskott-Aldrich);

. É diagnosticado com HIV e têm carga viral alta ou contagem de CD4 baixa, ou não está tomando medicamentos para tratar o HIV;

. Está tomando drogas como esteróides em altas doses ou outros medicamentos que podem causar supressão severa do sistema imunológico.

Se você não tiver certeza se se encaixa em alguma dessas categorias, entre em contato com o seu médico. Para obter mais detalhes, revise as informações do CDC para pessoas imunocomprometidas moderadamente a gravemente.

O meu reforço de COVID ou dose adicional tem de ser da mesma marca que tomei antes?

Não, você pode misturar e combinar marcas. O FDA autorizou 3 reforços da vacina, Pfizer-BioNTech, Moderna e Janssen/Johnson & Johnson, e determinou que é seguro obter um reforço da vacina contra o COVID-19 ou uma dose adicional que seja de uma marca diferente da sua dose ou doses iniciais. Se você receber o reforço Moderna, receberá metade da dose original de Moderna.

 Mais informações junto ao NCHC podem ser obtidas através do tel.: (973) 483-1300.

Fonte: Brazilian Times