Pesquisadores identificam biomarcador para resposta à depressão e antidepressivos com conceito similar a de cientista br…

Teoria da Psicoconstrução do Dr. Fabiano de Abreu pode revolucionar o tratamento de pacientes com depressão

DA REDAÇÃO

Pesquisadores estadunidenses identificaram um novo biomarcador para a depressão e a resposta ao uso de antidepressivos. O biomarcador pode ser identificado e monitorado por meio de amostras de sangue. Em um estudo publicado em 2020, o neurocientista luso-brasileiro Dr. Fabiano de Abreu já abordava o conceito denominado de ‘Psicoconstrução – A arquitetura da mente humana: da memória, passando pela hipófise protegida pelo esfenóide, até o eva mitocondrial’, cujo sua pesquisa aborda o tratamento terapêutico com base em exames genéticos e/ou de sangue. 

Os pesquisadores liderados por Mark Rasenick, professor de fisiologia, biofísica e psiquiatria da University of Illinois, Chicago (USA), identificaram um biomarcador em plaquetas humanas que rastreia a extensão da depressão. As pesquisas que serviram como base para este estudo, feita em animais e humanos, indicaram que, quando deprimidos, há diminuição da adenilil ciclase, molécula produzida por neurotransmissores que regulam o humor e precisam estar em homeostase. 

“A adenilil ciclase é uma enzima associada com a face interna da membrana plasmática. Neurohormônios, entre eles os que regulam o humor, são conhecidos por ativar o AMP cíclico (molécula importante na transdução de sinal em uma célula) através da ação da enzima adenilil ciclase, modulando informações no sistema nervoso e no sistema cardiovascular, assim como diferenciação e crescimento celular e metabolismo”, explica o PhD neurocientista Fabiano de Abreu.  

Conforme comprovado nos estudos, sempre há a influência do marcador genético: “No mecanismo genético de controle hormonal, o hormônio ativador reage com uma substância receptora no citoplasma celular, e a combinação do hormônio com o receptor migra para o núcleo, onde vai ativar um ou mais genes específicos; este, por sua vez vão promover atividades específicas nas células”, constata o Dr. Fabiano de Abreu

O pesquisador norte-americano Mark Rasenick afirma que: “a razão pela qual a adenilil ciclase é atenuada é que a proteína intermediária permite ao neurotransmissor fazer a adenilil ciclase, Gs alfa, está presa em uma matriz rica em colesterol da membrana – uma jangada de lipídios – onde eles não funcionam muito bem ”, pontua. 

O novo estudo “Um novo biomarcador periférico para a depressão e a resposta a antidepressivos”, publicado na Molecular Psychiatry , identificou o biomarcador celular para a translocação de Gs alfa de jangadas lipídicas. O biomarcador pode ser identificado por meio de um exame de sangue. 

“O que desenvolvemos é um teste que pode não apenas indicar a presença de depressão, mas também pode indicar resposta terapêutica com um único biomarcador, e isso é algo que não existia até agora”, disse Rasenick, que também é Cientista do Jesse Brown VA Medical Center.   

Os pesquisadores acreditam que serão capazes de usar esse exame de sangue para determinar se as terapias com antidepressivos estão funcionando, talvez uma semana após o início do tratamento. Pesquisas anteriores mostraram que, quando os pacientes apresentavam melhora nos sintomas de depressão, o Gs alfa estava fora da jangada de lipídios. 

No entanto, em pacientes que tomaram antidepressivos, mas não mostraram melhora em seus sintomas, o Gs alfa ainda estava preso na balsa – o que significa que simplesmente ter antidepressivos na corrente sanguínea não era bom o suficiente para melhorar os sintomas. 

Um exame de sangue pode mostrar se o Gs alfa estava ou não fora da jangada de lipídios após sete dias: “como as plaquetas removem em uma semana, você veria uma mudança nas pessoas que iriam melhorar. Você seria capaz de ver o biomarcador que pressagia um tratamento bem-sucedido ”, disse Rasenick.

Atualmente, os pacientes e seus médicos têm que esperar várias semanas, às vezes meses, para determinar se os antidepressivos estão funcionando e, quando é determinado que eles não estão funcionando, diferentes terapias são tentadas.  

“Cerca de 30% das pessoas não melhoram – a depressão não desaparece. A maior parte da depressão é diagnosticada em consultórios médicos de cuidados primários, onde não existe um rastreio sofisticado. Com esse teste, um médico poderia dizer: ‘puxa, eles parecem deprimidos, mas o sangue deles não nos diz que estão. Então, talvez precisemos reexaminar isso’”, afirma Rasenick. Em sua empresa Pax Neuroscience, o cientista pretende desenvolver o teste de triagem após pesquisas adicionais. 

A pesquisa “Um novo biomarcador periférico para a depressão e a resposta a antidepressivos” foi apoiada pelos National Institutes of Health (R43MH097370, R41MH113398) e pelo Departamento de Assuntos de Veteranos dos EUA (BX00149). 

Os pesquisadores adicionais são Jeffrey Schappi, Athanasia Koutsouris e Runa Bhaumik, todos da UIC; Steven Targum da Signant Health, Mark Rapaport da University of Utah e Natalie Rasgon da Stanford University.

O Dr. Fabiano de Abreu publicou em 2020 o estudo científico “Psicoconstrução – A arquitetura da mente humana: da memória, passando pela hipófise protegida pelo esfenóide, até o eva mitocondrial”.

Sobre o Dr. Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues é PhD em Neurociências, Mestre em Psicanálise, Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências com formações também em neuropsicologia, licenciatura em biologia e em história, tecnólogo em antropologia, pós graduado em Programação Neurolinguística, Neuroplasticidade, Inteligência Artificial, Neurociência aplicada à Aprendizagem, Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica, MBA, autorrealização, propósito e sentido, Filosofia, Jornalismo e formação profissional em Nutrição Clínica. Atualmente, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, diretor da MF Press Global, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo, nos Estados Unidos. Membro da Mensa e Intertel, associação de pessoas de alto QI e especialista em estudos sobre comportamento humano e inteligência com mais de 100 estudos publicados.


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados  no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.

Seja um franquiado da Preserve Sevices- Aumente o seu negócio de construção existente: a sua receita parou de crescer? Você continua trabalhando mais horas pela mesma quantidade de dinheiro? Vamos treiná-lo para trabalhar de forma mais inteligente, não mais difícil. Temos 27 anos de experiência por trás de nossos métodos simples de estimativa, experiência em marketing e tecnologia! Trabalhe menos e deixe o crescimento acontecer com nosso sistema. Atendemos em Massachusetts, Connecticut e New Hampshire. Ligue: 866-250-1610 – Site: www.Preserveservices.com/franchise

Advogada brasileira em NY- Melissa Kobertnitsky Law, PC- Com foco em negligência médica e indenização por acidentes: Acidentes de construção, Negligência médica, Acidentes de carro. Estamos localizados em: 49 West 37th Street, 7th Floor, New York. Ligue: (212) 969-8117- Instagram: @melissa.kobernitski.nylaw

Fonte: Brazilian Times