Projeto que dá carteira de motorista a imigrantes indocumentados em Massachusetts ganha força entre as autoridades

 
 
Um projeto de lei circula há pelo menos duas décadas entre os legisladores de…

Um projeto de lei circula há pelo menos duas décadas entre os legisladores de Massachusetts, com o objetivo de dar aos imigrantes indocumentados a capacidade de obter uma carteira de motorista estadual. Agora, ganhou mais força do que nunca, reforçada por nomes como a Procuradora-geral, Maura Healey, e 55 chefes de departamentos policiais.

Este projeto de lei é mais do que apenas dirigir um veículo”, disse o xerife do condado de Middlesex, Peter Koutoujian, em uma reunião virtual com a presença de vários líderes policiais. “Trata-se realmente de uma tábua de salvação para os serviços de que precisamos para apoiar nossas famílias e nossas comunidades”, continuou.

O projeto, também endossado por mais de 270 organizações locais e oito xerifes, reduziria as restrições a motoristas indocumentados que passarem nos testes estaduais de direção e lhes concederia a capacidade de obter licença em Massachusetts. Pela primeira vez desde que foi apresentado, o projeto de lei foi citado favoravelmente pela Comissão Conjunta de Transporte, na última sessão. Projetos de lei semelhantes foram aprovados em 16 estados, incluindo Connecticut, New York e Vermont, além de Washington, DC.

Uma estimativa do Massachusetts Budget and Policy Center descobriu que até 78.000 imigrantes que vivem ilegalmente em Massachusetts obteriam licenças nos primeiros três anos de implementação se o projeto for aprovado.

Pablo Ruiz, vice-diretor da SEIU, destacou que o projeto não só ajuda os imigrantes, mas também melhora a segurança viária. “Podemos impactar a segurança nas estradas de um modo geral quando todos aprendem as mesmas regras, passam no mesmo teste, obtêm a licença, conseguem registrar seu veículo e, claro, fazem o seguro deles”, disse. “Vimos declínios de atropelamentos e fugas em estados onde todos podem o obter uma licença para dirigir”, continuou.

Desde as versões anteriores do projeto de lei, os legisladores endureceram os padrões em torno dos IDs. Agora, os passaportes seriam considerados o “padrão ouro” para imigrantes obterem carteiras de motorista, mas outros formulários, incluindo identidades consulares, também poderiam ser usados, o que o chefe de polícia de Chelsea, Brian Kyes, que também atua como presidente do Massachusetts Major City Chiefs of Polícia, observou ter recursos de segurança rigorosos.

Candidatos não-cidadãos ainda não poderiam se registrar para votar ao solicitar uma licença.

Fonte: Da redação

Fonte: Brazilian Times