Projeto que dá carteira de motorista para indocumentados em MA é aprovado por comitê

Projeto segue, agora, para o plenário da Câmara dos Deputados e poderá ser apresentado para votação na próxima semana

Na noite de sexta-feira, dia 10, o Comitê de Transporte de Massachusetts iniciou a votação do projeto de lei que concede carteira de motorista para imigrantes indocumentados. A sessão se estendeu até o final do dia de sexta-feira. O resultado quebrou um tabu de 20 anos e com 18 votos a favor, a proposta foi aprovada.

Com esta aprovação, o projeto de lei H 3456 segue para o plenário da Câmara. De acordo com o líder da maioria democrata, Ronald Mariano, na próxima semana a proposta será apresentada para votação. Mas como o governador Charlie Baker já deixou claro que pode vetar, serão necessários 107 votos a favor entre os deputados e 30 no Senado.

Ativista Vanessa Rendeiro celebra aprovação

Caso a Câmara aprove, o projeto seguirá para o Senado estadual, que tem até 31 de julho para debater e votar.

De acordo com a proposta, para obter a licença para dirigir, o imigrante deverá apresentar dois documentos válidos com foto, sendo que um precisa ter foto (passaporte ou carteira consular). O outro documento pode ser certidão de casamento ou divórcio emitido em Massachusetts, habilitação estrangeira ou emitida por outro estado.

O resultado de sexta-feira animou os ativistas e legisladores que defendem o projeto. A Procuradora-geral e possível candidata a Governadora de Massachusetts, Maura Healey, disse que “foram boas notícias”. Em sua conta no Twitter, ela escreveu que a proposta é boa para segurança pública, boa para a economia do estado e boa para os imigrantes que precisam dirigir até o trabalho, levar filhos à escola, ir a consultas em clínicas e hospitais, sem medo de serem presos e deportados”.

Ex-vereadora Margareth Shepard diz que imigrantes precisam de apoio

Quem também celebrou a aprovação foi a ex-vereadora por Framingham e que concorrerá a uma vaga de Deputada Estadual, Margareth Shepard. “Após tantos anos de luta persistente, o projeto de lei que concede a carteira de motorista para imigrantes indocumentados poderá ser colocado em votação na câmara estadual de Massachusetts. Esta é uma grande conquista”, escreveu ela em sua página no Facebook.

A ativista Vanessa Rendeiro também destacou a importância do projeto. “O projeto de lei da carteira de habilitação de Massachusetts saiu favoravelmente do Comitê de Transporte e agora entrará em votação nesta semana pela primeira vez em 15 anos”, disse.

Procuradora Maura Healey diz que aprovação do projeto é grande notícias para os imigrantes


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

DENTISTA JOHN PALLOTTA– Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados  no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.

ADVOGADO STEPHEN BANDAR– Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes.  Estamos localizados  no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

WR Construtora– Venha conhecer o Iguaçu Nobre II em Ipatinga (MG). Condomínios de 2 quartos com suíte. Excelente localização. Parcelas à partir de $150 reais semanais. Vendas por WhatsApp: +55-9648-6767.

Fonte: Brazilian Times