RESILIÊNCIA – A FORÇA QUE PRECISAMOS PARA SUPERAR OS OBSTÁCULOS

Vanilsa.
Na psicologia, resiliência é a capacidade de um indivíduo lidar com situações…

Vanilsa.

Na psicologia, resiliência é a capacidade de um indivíduo lidar com situações difíceis, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, como: choque, estresse, algum tipo de evento traumático, sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, encontrando soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades.

Diante desse atual cenário de pandemia, é fundamental desenvolvermos esta capacidade de superação, porque nesta vida tudo passa, por pior que seja a situação, sempre haverá uma solução. Nem sempre a solução acontecerá no nosso tempo, cedo ou tarde ela virá!

Às vezes sem maiores traumas, em outros casos, o pior acontece. Mesmo assim é importante avaliarmos as situações como oportunidade de aprendizado. Porque a vida nos capacita por meio das vivências, sejam elas boas ou ruins. Claro que ninguém deseja enfrentar a dor, perigos e perdas. Agora pare e pense…

Como seria a sua vida se fosse um caminho reto sem nenhum obstáculo? Que oportunidades você teria de aprendizado?

Você conhece alguma pessoa que vive num estado de sucesso e felicidade, sem nunca ter enfrentado uma situação desafiadora?

Se perguntarmos aos nossos pais e avós sobre tudo o que já viveram, vamos entender que é nos momentos de adversidades que nos fortalecemos. As vezes é necessário que o cenário mude para encontrarmos novas soluções, porque é da natureza humana, quando tudo está confortável entramos no estado de acomodação, onde entramos no “piloto automático”, levando a um estado de estagnação, onde nasce a vitimização, o egocentrismo, a autossuficiência…

É difícil admitir, mas as vezes precisamos de um grande susto para despertar em cada um de nós, um novo estado de consciência, para enxergarmos o óbvio, aquilo que é prudente e necessário.

Muitas pessoas precisam ficar doente para entender a necessidade de um plano de saúde. Outras precisam sofrer um acidente, ou serem roubadas para reconhecer a importância de fazer um seguro.

Tem pais que só reconhecem o valor da presença quando os filhos entram no mundo das drogas ou cometem suicídios.

Há casais que só olham para si mesmos depois de uma crise ou separação.

Agora estamos imersos num estado de pandemia, numa crise global que ninguém sabe medir os níveis de consequências.

É hora de sermos resilientes, estimulando nossa capacidade de superar este momento com autoconfiança, mantendo a motivação e o foco em dias melhores.

Nestes dias de quarentena, muitas famílias estão vivendo a experiência de estarem todos juntos, recebendo carinho, fazendo uma comidinha caseira, colocando os afazeres em dia… Uma realidade necessária que infelizmente muitos desconhecem, ou deixaram de valorizar por conta do ritmo de vida acelerada.

Ao agirmos com resiliência, despertamos a capacidade de “olhar para o caos de modo estratégico” por meio destas reflexões:

O que eu já poderia ter feito que ainda não fiz?

O que eu devo fazer a partir de agora?

O que eu estou aprendendo com tudo isso?

Quais oportunidades eu posso encontrar nesse atual cenário?

De que forma eu posso levar a minha contribuição para apoiar na melhoria desta realidade?

É hora de agirmos com Fé, Esperança, Compaixão e Generosidade, unidos em uma mesma energia de otimismo e superação, porque esta capacidade de sobrevivência está dentro de cada um de nós.

Que Deus nos abençoe com sabedoria e inteligência, para valorizarmos o que realmente importa para bem vivermos!

Precisando de apoio ou orientação, por favor, entre em contato, seguimos a disposição…

www.facebook.com/vanilsaoliveiracoaching
www.vanilsaoliveira.com

Fonte: Brazilian Times