O CCB é um órgão consultivo apartidário que tem como objetivo principal representar os…
O CCB é um órgão consultivo apartidário que tem como objetivo principal representar os interesses da comunidade brasileira residente na jurisdição do consulado de Boston. Na prática, o Conselho busca apresentar propostas de ações e políticas públicas que tornam os serviços consulares e a atuação do Itamaraty, cada vez mais efetivos e eficientes.
Para entender um pouco mais sobre as ações que estão sendo desenvolvidas e as que serão iniciadas no ano de 2021, a Redação do Brazilian Times conversou com a presidente do Conselho, Lidia Souza, que nos relatou diversos projetos em andamento por cada pasta do Conselho.
“O Conselho está com muitas ações importantes, a exemplo do apoio para as Olimpíadas de Português. Estamos atentos, também, no que o Congresso americano e o Senado estão fazendo para liberar o DACA, que é um assunto muito importante para a comunidade, entre outras diversas questões”, afirma Lidia.
Confira abaixo um resumo das ações de cada área temática!
Empreendedorismo e finanças
Responsáveis:
Presidente: Ana Panori
Vice-Presidente: Tiago Prado
A pasta de empreendedorismo e finanças está trabalhando dois aspectos: um pessoal e outro comercial, com foco em contribuir com o bem-estar da comunidade, através da saúde financeira. Por isso, estão atuando no sentido de utilizar todas as mídias sociais possíveis para divulgar informações de confiança e credibilidade para que a comunidade tome decisões mais conscientes no que diz respeito a finanças, catalogando, em breve, essas informações no website do Conselho.
Educação
Responsáveis:
Presidente: Everton Costa
Vice-Presidente: Otavio Correia
A pasta de educação está realizando um levantamento de dados cadastrais de organizações, instituições e profissionais que atuam nesta área, na Nova Inglaterra, objetivando criar uma rede colaborativa de contatos. Eles também estão trabalhando para desenvolver uma Feira de Educação; participando ativamente de reuniões relacionadas à temática e apoiando escolas e universidades com programas que envolvem a língua portuguesa e/ou o Brasil; por fim, também estão planejando criar um espaço de debate e discussões com diversos agentes engajados na educação.
Saúde e Saúde Mental
Responsáveis:
Presidente: Elisa Tristan-Cheever
Vice-Presidente: Andrea Ruf
No que diz respeito a pandemia da COVID-19, elas estão desenvolvendo um PSA para as rádios brasileiras; mensagens para TV; entrevistas para jornais; grade com locais de vacinação; áudios com profissionais da área da saúde falando da vacinação; convite a lideranças religiosas para que participem da campanha; utilização do material de campanha de vacinação no Brasil e um treinamento virtual intitulado “Share your Love”, para adolescentes, via instagram e canal do YouTube.
Quanto a saúde mental está sendo realizado e será durante o ano de 2021 a atualização da lista de serviços de Saúde Mental com profissionais que falem português em MA; e uma série de ações de educação para saúde mental, a exemplo de Lives periódicas com profissionais do Núcleo de Saúde Mental e outros convidados e cards sobre como navegar no sistema de saúde mental em MA.
Participação Cidadã
Responsáveis:
Presidente: Stephanie Martins
Vice-Presidente: Margareth Shepard
Atualmente a pasta está focada em desenvolver 4 metas: 1. Educação política em torno das eleições municipais de 2021; 2. Vídeos informativos e entrevistas através das redes sociais do Conselho e parcerias com atualizações sobre o trabalho legislativo a nível estadual que afeta a comunidade imigrante; 3. Preparação para eleições presidenciais do Brasil, com educação sobre o título de eleitor brasileiro etc; 4. Criação de cartilha com as prioridades legislativas que afetam a comunidade imigrante em Massachusetts.
Assuntos Consulares, Jurídicos e Imigração
Responsáveis:
Presidente: Lidia Souza
Vice-Presidente: Barbara lamprey
A pasta está com diversos projetos em andamento, como a elaboração de uma lista com os advogados da comunidade, para que seja enviada uma carta assinada também pelo Embaixador Benedicto Fonseca, propondo um trabalho Pro Bono na comunidade para casos específicos, a exemplo de violência doméstica; está no planejamento também o lançamento de uma lista de documentos básicos para dar início a um processo migratório e outra com links de como requerer alguns documentos no âmbito americano; o desenvolvimento de uma campanha de conscientização da população quanto a questão das fraudes, notários públicos, paralegal e “líderes”; a produção de vídeos educativos com os advogados; a luta pelo retorno da carteira consular em nossa jurisdição e a volta das parcerias.
Cultura
Responsáveis:
Presidente: Tirza Moraes
Vice-Presidente: Simoneide Almeida
Para o ano de 2021, a pasta está trabalhando com objetivo de promover um maior acesso e divulgação dos artistas da comunidade, desenvolvendo lives de vários segmentos, workshops, oficinas etc, para instigar a comunidade brasileira a se desenvolver artisticamente e viabilizar meios para que eles consigam se estabelecer, tocar as ideias e projetos, mesmo em tempos de pandemia. Por fim, estão buscando parcerias com empresas públicas e privadas para viabilizar atividades culturais e artísticas.
Comunicação: Imprensa e Mídias Sociais
Responsáveis:
Presidente: Liliane Paiva
Vice-Presidente: Heloisa Galvão
Além do suporte já dado ao Conselho nas atuais ações, a pasta está implementando o “Minuto do Conselho”, que acontecerá com a participação de todas as pastas; o desenvolvimento de postagens e informações de maior relevância do Consulado do Brasil em Boston no site e nas redes sociais; a divulgação das campanhas e iniciativas do CCB, tal como o envio dos releases para os jornais; a participação e divulgação nas lives feitas em parceria pelo Grupo Mulher Brasileira, NECC e CCB; a fomentação da troca de informações e colaboração entre as pastas temáticas e, por fim, a criação de um calendário das atividades para 2021.
Assuntos Trabalhistas
Responsável:
Presidente: Lidia Ferreira
Para o ano de 2021, a pasta vai criar uma lista de organizações que trabalham servindo trabalhadores imigrantes em MA, para ser divulgada através das redes sociais e website do Conselho; também será criada uma página no website do Conselho com o resumo das Leis Trabalhistas do estado e com links de acesso às informações completas oferecidas pelos órgãos do governo local; por fim, a pasta pretende organizar a I Conferência Internacional sobre Tráfico Humano e Trabalho escravo.
Comunicação: Empoderamento feminino
Responsáveis:
Presidente: Lilian Mageski
Vice-Presidente: Heloisa Galvão
A pasta de empoderamento feminino está dividindo as atividades em dois temas: empoderamento feminino e violência doméstica. Quanto às questões que envolvem empoderamento feminino, está sendo realizado encontros trimestrais para discussão com a comunidade sobre assuntos da mulher; produção de conteúdos para redes sociais sobre a importância do tratamento igualitário entre mulheres e homens no trabalho e está no planejamento o desenvolvimento, por fim, um selo do conselho consular, reconhecendo e promovendo negócios liderados por mulheres.
Já no que diz respeito a violência doméstica, está sendo desenvolvido, também, a produção de conteúdos sobre o tema e está no planejamento a fundação de um abrigo de transição para sobreviventes de violência doméstica; a criação e divulgação de material alertando sobre a violência doméstica nos negócios brasileiros; e o desenvolvimento de uma lista atualizada de organizações que apoiam sobreviventes de violência doméstica.
Para acompanhar as ações do Conselho, acesse o site: www.conselhodeboston.com/ e siga o Instagram e Facebook: @conselhodeboston
Fonte: Brazilian Times