SANTA ALMA: Grupo usa estilo teatral brasileiro para mostrar sofrimento dos imigrantes na Califórnia

De acordo com os organizadores, todos as mulheres compartilharam histórias semelhantes de orar aos santos em casa, então decidiram adotar um santo do trabalho doméstico e dos direitos dos imigrantes.

Da redação

Quando Ana Santiago tinha 27 anos, viajou sozinha pela fronteira do México e Estados Unidos, deixando sua família para trás para ir atrás dos seus sonhos em um novo país. Ela deu um beijo de despedida no pai e o abraçou uma última vez, sem saber se o veria novamente. Hoje, com 46 anos de idade, ela diz que sente muita falta de tudo que deixou para trás.

Ela também não pode ver o pai que faleceu. Para ela, o preço de estar nos Estados Unidos é doloroso e difícil. “Sinto falta da minha mãe, meus irmãos, minhas irmãs, minha tia e meu tio”, disse a imigrante.

Histórias como a de Santiago fizeram parte do tema de “Santa Almas”, uma peça de três partes escrita por Jackie Katz, professora de teatro político de São Francisco (Califórnia), e seis membros do ALMAS.

ALMAS, ou Alianza de Mujeres Activas y Solidarias (Aliança de Ação e Solidariedade das Mulheres), é uma ramificação do Graton Day Labor Center. Ela busca capacitar mulheres trabalhadoras domésticas por meio de oportunidades de desenvolvimento para que possam defender seus direitos como mulheres, imigrantes e assalariadas.

As seis mulheres do elenco, com raízes em Oaxaca, México, entrelaçaram suas experiências em cada parte da peça. O título, “Santa Almas”, vem dos santos para os quais rezavam durante as celebrações em suas cidades natais no México.

De acordo com os organizadores, todos as mulheres compartilharam histórias semelhantes de orar aos santos em casa, então decidiram adotar um santo do trabalho doméstico e dos direitos dos imigrantes. E em relação à ‘Almas’ significa ‘almas’.

O formato da peça se baseia em uma forma conhecida como “teatro do oprimido”, desenvolvida por um ativista brasileiro na década de 1950 que usou o movimento e a participação do público para lançar luz sobre as vítimas da exploração e opressão sistêmicas.

A apresentação foi feita neste domingo e o público foi convidado não apenas a sentar e ouvir, mas também a participar.

Antes de iniciar os ensaios, o grupo de mulheres se reuniu por seis meses no Bayer Park, em Santa Rosa, para examinar suas experiências como imigrantes por meio de pistas exploratórias. Por exemplo, cada uma delas compartilhou uma mensagem de voz “imaginária” que deixaria para suas famílias em casa depois de um dia, mês ou ano longe.

Um membro do elenco era uma mãe solteira indocumentada de três filhos que machucou a mão em maio de 2021 enquanto trabalhava em um campo de uvas, não recebeu licença remunerada por dois dias enquanto fazia fisioterapia. Ela disse que há muita dor em seu coração e destacou que é preciso de uma reforma nas leis de imigração.


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

ADVOGADA MICHELLE DA SILVA- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais.  Estamos localizados  em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.

WRA REALTY- Flórida- As melhores oportunidades da Flórida. Deixe nossos especialistas encontrarem a oportunidade certa para você! Encontramos a melhor opção para você investir o seu dinheiro na Flórida e aumentar o seu rendimento. Invista em PROPRIEDADE! Fale com a corretora brasileira Fernanda Pizzamiglio. Tel: (508) 364-4606. Endereço: 7065 Westpoint Blvd. Suite 102- Orlando, FL 32835. Email: [email protected]. Site: www.wra-usa.com

Quer trabalhar com o EcoSource? Na EcoSource, estamos crescendo rapidamente e temos oportunidades de trabalho para indivíduos que podem administrar um negócio de limpeza e querem se tornar um Fornecedor Preferencial EcoSource. Como um Fornecedor Preferencial EcoSource, você obedecerá aos nossos padrões e participará de nosso programa de certificação. Por sua vez, forneceremos a você, clientes que desejam seus serviços! Como você pode se tornar um fornecedor preferido? É fácil. Se você quiser mais informações, acesse o site www.ecosourcellc.net ou ligue para 1- (855) 541-2952



Fonte: Brazilian Times