Universidade em Michigan realiza UndocuWeek e diz que portas estão abertas para estudantes indocumentados

Pelo segundo ano consecutivo, o Escritório de Assuntos Multiculturais da Grand Valley State…

Pelo segundo ano consecutivo, o Escritório de Assuntos Multiculturais da Grand Valley State University, em Allendale (Michigan) sediou a UndocuWeek, que acontece durante uma semana e oferece série de eventos focados na defesa e aliança para beneficiários do Deferred Action for Childhood Arrivals (DACA) e imigrantes indocumentados.

A UndocuWeek deste ano incluiu quatro eventos diferentes que culminaram em uma caminhada solidária pelo campus.

DACA é um programa que permite que imigrantes indocumentados que chegaram aos Estados Unidos quando eram crianças recebam um adiamento da deportação podendo ser renovado por mais dois anos. A política foi aprovada pelo governo Obama, em 2012, e ampliada em 2014.

A GVSU, que abriga muitos estudantes benefiados pelo DACA e indocumentados, não exige comprovação de cidadania durante o processo de inscrição.  “Temos uma cultura em Grand Valley comprometida em apoiar nossos alunos; todos os nossos alunos”, disse a presidente Philomena Mantella. “Encorajamos aqueles que são qualificados e preparados para enfrentar uma educação rigorosa, a se inscrever. Você será Bemvindo”, acrescentou.

É nesse espírito que a UndocuWeek é realizada. O objetivo do evento é educar os alunos sobre seus colegas indocumentados e destacar os muitos problemas que eles enfrentam enquanto vivem e frequentam a faculdade. Thalia Guerra-Flores, Diretora Adjunta do Escritório de Assuntos Multiculturais, disse que o evento também é uma forma de mostrar os recursos que a GVSU oferece ao DACA e aos estudantes indocumentados. “Para mim, é importante mostrar que nosso campus oferece serviços e suporte ao nosso DACA e aos alunos indocumentados”, disse.

A UndocuWeek também inclui uma exibição do documentário “The Unafraid”, que mostra a história de três estudantes do DACA que vivem na Geórgia, um estado que proibiu estudantes indocumentados e benefiados pelo DACA de receber taxas de matrícula em universidades públicas. Apesar do filme ter quatro anos, seu conteúdo ainda é relevante, pois os alunos de hoje enfrentam os mesmos problemas.

“Queríamos que a comunidade do campus conhecesse as experiências dos alunos do DACA no ensino superior”, disse Guerra-Flores. “O estado do programa continua o mesmo. Os defensores ainda buscam uma solução permanente para um caminho para a cidadania por meio do American Dream and Promise Act e do Farm Workforce Modernization Act”, explicou.

Veronica Beltran, ex-aluna da GVSU, que é Diretora Jurídica do Centro de Imigrantes e Refugiados do Sudoeste de Detroit, fez uma apresentação virtual intitulada “Immigration 101” que abordou questões legais enfrentadas pelos imigrantes, bem como recursos úteis de imigração.

Beltran falou sobre o que os alunos podem fazer para ajudar seus colegas indocumentados e beneficiados do DACA. “Se alguém revelou seu status para você pessoalmente, pergunte o que você pode fazer para ajudar”, disse.

A UndocuWeek concluiu com uma caminhada solidária pelo campus de Allendale. Membros do Escritório de Assuntos Multiculturais juntaram-se a estudantes para mostrar seu apoio ao DACA e aos estudantes indocumentados.

Mais informações sobre a UndocuWeek e outras formas de se envolver com eventos de Assuntos Multiculturais podem ser encontradas no site www.gvsu.edu/oma.



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

DENTISTA JOHN PALLOTTA- Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados  no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.

ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes.  Estamos localizados  no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

WR Construtora- Venha conhecer o Iguaçu Nobre II em Ipatinga (MG). Condomínios de 2 quartos com suíte. Excelente localização. Parcelas à partir de $150 reais semanais. Vendas por WhatsApp: +55-9648-6767.

Fonte: Da redação

Fonte: Brazilian Times