Websérie mostra como a cultura do churrasco gaúcho faz sucesso em cerca de 100 países

Cultura das chamadas ‘steak house’ está se difundindo pelo mundo, com influências do Brasil e da Argentina. Conceito é muito mais amplo do que conhecemos por churrascaria.

A comida é um dos maiores elos de socialização dos seres humanos. Também simboliza a cultura de um povo e tem grande representatividade em nossa memória afetiva. Prestes a atingir a marca de 100 países atendidos na exportação de suas churrasqueiras profissionais, a Scheer Churrasqueiras e Parrillas resolveu compartilhar estórias e história, com a criação da Websérie “Scheer Pelo Mundo”, que poderá ser assistida pelo canal da marca no YouTube.

Numa linguagem de entretenimento, Daniel Scheer Viapiana, CEO da indústria, vai percorrer algumas cidades pelo mundo, abordando as culturas locais, apresentando parceiros comerciais e mostrando como a cultura do churrasco gaúcho influenciou e se adaptou a cada formato de restaurante e cardápio. “A cultura das ‘steak house’, casas especializadas em cortes grelhados, está se difundindo pelo mundo, com influências do Brasil e da Argentina, e num conceito muito mais amplo do que conhecemos como churrascaria”, explica Viapiana.

A ideia da websérie é mostrar um pouco desse universo. A Scheer é uma das protagonistas desse movimento, com a criação de equipamentos customizados, ousados e até únicos, que atendem à especificidade culinária de cada região e de cada país. “Isso possibilita releituras e a criação de novos pratos, o que tem agradado demais aos chefs do mundo todo. Hoje percebemos que não basta assar a carne. Nesse segmento, cada vez mais, o assador procura por um plus a mais, buscando surpreender e proporcionar um verdadeiro show ao cozinhar”, ressalta o CEO da Scheer.

Cinco episódios em 2022

Os dois primeiros episódios, dos cinco previstos para 2022, já estão disponíveis. Um deles foi gravado no restaurante ‘20BARRA9’, de Porto Alegre. Seu nome faz uma alusão à data da Revolução Farroupilha, celebrada em 20 de Setembro. A série apresenta a unidade do Cais Embarcadero, que fica na orla do Rio Guaíba, numa região conhecida como Gasômetro. Ponto turístico de Porto Alegre, a região foi revitalizada e se transformou em referência para a gastronomia local, com mais de uma dezena de restaurantes, onde além da boa comida, é possível se apreciar uma paisagem e um pôr do sol dos mais lindos do Brasil.

O episódio 2 apresenta o Corrientes 348. O restaurante foi fundado em São Paulo, há 25 anos, por um argentino, e se transformou em referência para os amantes dos cortes ao estilo porteño. Seu nome remete a uma famosa avenida de Buenos Aires, reduto boêmio da cidade, e também é alusivo a um clássico tango de Carlos Gardel. Por uma feliz coincidência, o primeiro restaurante da rede também ocupa o número 348 da Rua Comendador Miguel Calfat, 348, no bairro paulistano de Vila Nova Conceição. O endereço deu origem a uma rede com seis casas, em São Paulo, Rio de Janeiro e Dallas, nos EUA

SERVIÇO:

Onde assistir à Websérie “Scheer Pelo Mundo”:

www.youtube.com/c/ScheerChurrasqueiras

Realização: Scheer Churrasqueiras

Criação: @cyclopcomunicacao

Produção Audiovisual: @luvi_filmes

Fotos: Luís Henrique Bisol Ramon

Fonte: Brazilian Times