10 dicas de novas viagens e experiências únicas na Flórida

PANROTAS / Emerson Souza

Artur Luiz Andrade, da PANROTAS, Georgia Mariano, da Diversa Turismo, Rafaela Gross Brown, do Visit Florida, Daniela Yoneya, da Agaxtur, Lucia Motta, da Nice Via Ápia, e Vitor Santos, da Orinter

Artur Luiz Andrade, da PANROTAS, Georgia Mariano, da Diversa Turismo, Rafaela Gross Brown, do Visit Florida, Daniela Yoneya, da Agaxtur, Lucia Motta, da Nice Via Ápia, e Vitor Santos, da Orinter

O Visit Florida, representado no Brasil pela Aviareps e que tem Rafaela Gross Brown como responsável pelo relacionamento do destino com o trade, realizou um treinamento para agentes de viagens esta noite, na churrascaria Fogo de Chão, dos Jardins, em São Paulo, tendo como foco os insights e dicas dos operadores participantes do Super Fam Latam realizado em outubro de 2022.

Daniela Yoneya, da Agaxtur, Georgia Mariano, da Diversa, Lucia Motta, da Nice Via Ápia, e Vitor Santos, da Orinter, além do editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, falaram de destinos como Crystal River, berço dos manatees (peixes-boi), St. Augustine, encantadora cidade história e a mais antiga dos Estados Unidos, St. Pete/Clearwater, com suas premiadas praias, Fort Lauderdale, e seus canais charmosos, além de Miami, onde o super fam começou, e Tampa, onde teve o encerramento.

Mais detalhes sobre os roteiros podem ser vistos na cobertura do Portal PANROTAS, única mídia brasileira a participar do Super Fam Latam Visit Florida. A reportagem de capa da Revista PANROTAS, Outras Flóridas, inclusive ganhou o prêmio de melhor matéria de trade no IPW Travel Writers Award, entregue no último IPW, em San Antonio, no Texas.

Você pode ler a íntegra da matéria premiada aqui. Ou no quadro abaixo:

10 DICAS DA FLÓRIDA

E a seguir veja os 10 insights e dicas retirados do Super Fam Visit Florida, separados por Artur Luiz Andrade para que os profissionais vendam mais e melhor os destinos da Flórida, e os passageiros aproveitem a variedade de atrações, atividades e experiências em todo o território floridiano.

1 – Aproveitem o Visit Florida e suas ferramentas

“O Super Fam Latam mostrou a importância de um órgão que cuide do Turismo e tenha ações e relacionamento transparente com o mercado”, disse Artur Andrade.

Segundo ele, o Visit Florida sabe da importância do mercado brasileiro (Top 3 no envio de visitantes e também nos gastos desses turistas no destinos) e por isso tem ações e campanhas locais; apoia e promove relacionamento com os players; tem estrutura; abrangência; e, muito importante, ferramentas.

A DICA É: Use essa estrutura. Do material on-line aos folhetos temáticos, dos eventos às consultas pessoalmente. O Visit Florida tem as respostas para você, agente de viagens, atender melhor o seu cliente.

PANROTAS / Emerson Souza

Artur Luiz Andrade, da PANROTAS, fala aos agentes de viagens presentes no evento do Visit Florida

Artur Luiz Andrade, da PANROTAS, fala aos agentes de viagens presentes no evento do Visit Florida

2 – Miami, Orlando e muito mais

Flórida é mais que Miami e Orlando, com uma variedade que se soma a esses dois grandes portões de entrada. Não se fala em deixar de ir aos grandes portões de entrada e sim em ir além, para ter experiências únicas, complementares e que enriquecem a viagem.A variedade é um dos grandes trunfos da Flórida.

A DICA É: Ouça o que o viajante quer, gosta, gostaria, se interessa…e procure na Flórida que você vai achar o destino que combine com esses gostos e desejos.

3 – Nichos em alta

O editor-chefe da PANROTAS identificou os nichos que estão em alta nas viagens para os Estados Unidos e que se destacam na Flórida em geral:

LUXO, ESPORTES (para assistir ou participar), CONTATO COM A NATUREZA, BEM ESTAR, SLOW TRAVEL, CONEXÕES VERDADEIRAS, GASTRONOMIA, AUTENTICIDADE… E VIAGENS MULTIGERACIONAIS.

“Essas tendências não anulam as demais (parques temáticos, compras – e brasileiro inclui compras em todos os nichos –, praias e resorts, atrações, história, cultura, cruzeiros) e sim se somam. Há muito mais a se fazer e de forma diferente… E tudo muito perto”, explica Andrade.

A DICA É: Veja os interesses específicos e monte uma viagem equilibrada, que agrade a todos. Flórida atende todas as gerações juntas ou separadas.

PANROTAS / Emerson Souza

Rafaela Gross Brown, do Visit Florida, Lucia Motta, da Nice Via Ápia, Daniela Yoneya, da Agaxtur, e Artur Luiz Andrade, da PANROTAS

Rafaela Gross Brown, do Visit Florida, Lucia Motta, da Nice Via Ápia, Daniela Yoneya, da Agaxtur, e Artur Luiz Andrade, da PANROTAS


4 – Logística que ajuda

A Flórida permite as múltiplas experiências em uma só viagem.

4.1 Dirigir é muito fácil e a cerca de no máximo duas horas de Miami, Tampa ou Orlando estão grandes destinos e experiências.

4.2 O trem rápido Brightline chegará a Orlando nos próximos dias e assim o viajante poderá ir de Miami à capital dos parques temáticos com mais conforto e facilidade, podendo ainda parar em Fort Lauderdale e Palm Beach.

4.3 A Flórida tem quatro grandes portos: Miami, Fort Lauderdale, Tampa e Port Canaveral, com opções de cruzeiros que combinam perfeitamente com as experiências em terra. Por exemplo, um cruzeiro da Disney Cruise Line com uma temporada nos parques de Orlando. Ou um cruzeiro de Miami para o Caribe, com pré ou pós viagem para compras, gastronomia e glamour na cidade da Flórida.

4.4 Há voos para diversos aeroportos no Estado. Sejam os voos diretos do Brasil para Miami (com American Airlines, Gol e Latam), Fort Lauderdale (Azul) e Orlando (Azul, Gol e Latam), mas também voos de todos os hubs das companhias americanas para aeroportos como Tampa, Fort Lauderdale e até os das Florida Keys. A entrada na Flórida, portanto, pode se dar de diversas formas.

Mais destaques são as proximidade dos destinos complementares das cidades âncora e os preços muitas vezes mais acessíveis a poucos minutos dos grandes centros.

A DICA É: diversifique e use a favor os diversos modais disponíveis na flórida e assim aumente o leque de cidades visitadas.

PANROTAS / Emerson Souza

Rafaela Grosso Brown, do Visit Florida

Rafaela Grosso Brown, do Visit Florida

5 – Hospitalidade e o clima da Flórida

Somos todos bem recebidos em qualquer canto da Flórida, mas essa hospitalidade tem uma cor e um astral diferente de região para região. Pode ser mais latina ao sul e em cidades como Orlando e Tampa, mais americana ao norte, mais brasileira em algumas praias… O brasileiro se sente mais confortável e seguro nesses ambientes latinos e o serviço é mais acolhedor e próximo.

A DICA É: diversifique para experimentar as várias Flóridas. E as “Outras Flóridas” além de Miami e Orlando.

PANROTAS / Emerson Souza

Georgia Mariano, da Diversa Turismo

Georgia Mariano, da Diversa Turismo

6 – Só na Flórida

Os parques temáticos de Orlando e a vibe de Miami são ativos que atraem visitantes de todo o mundo, incluindo nós brasileiros, fãs desses dois grandes destinos. Mas há mais cenários e atrações exclusivas que merecem ser visitadas na Flórida e que agradarão ao público diversificado do Brasil:

  • A experiência única de praia (bem diferente da do Brasil, com grande estrutura, incluindo restaurantes maravilhosos, calçadões e píers, hotéis e resorts pé na areia);
  • Os parques naturais – e vimos isso em Crystal River, mas também nos Everglades, Florida Keys, e outras cidades do Estado;
  • As cidades únicas e pitorescas (como St. Augustine, apontada no Super Fam do Visit Florida como a grande surpresa do roteiro);
  • O estilo floridiano – das cores e roupas até a informalidade e hospitalidade que se aproxima do latino;
  • A gastronomia fruto da mistura única de nacionalidades;
  • Os cenários únicos, como os caminhos aquáticos de Fort Lauderdale, os bairros de arte (incluindo a arte de rua) e gastronomia em Miami, Tampa, St. Pete, os centros de compra de luxo como em Bal Harbor, Palm Beaches, Fort Lauderdale (Sawgrass), e tantos outros atrativos que viraram sonho de consumo de viajantes de todo o mundo;
  • As atrações fora dos parques temáticos, do Kennedy Space Center aos aquários;
  • Esportes (praticar ou assistir – como as corridas Nascar, e ainda arenas de basquete, campos de golfe, torneios de tênis, times de futebol cada vez mais populares – o que só deve aumentar com a ida de Messi para o Estado);
  • As duas costas – do Atlântico e do golfo – e tudo de melhor que encontramos no caminho entre elas.

A DICA É: Encontre a sua Flórida única.

PANROTAS / Emerson Souza

Lucia Motta, da Nice Via Ápia, mostrou como os agentes de viagens podem incluir St. Augustine ou Crystal River nos roteiros para Orlando

Lucia Motta, da Nice Via Ápia, mostrou como os agentes de viagens podem incluir St. Augustine ou Crystal River nos roteiros para Orlando

7 – Por que Crystal River?

  • Natureza selvagem, intocada. Os animais é que mandam;
  • Slow travel – a natureza no controle do nosso tempo;
  • Tempo para fazer tudo com calma
  • Não tem Target, Apple…? Que bom. Vamos deixar as compras para a próxima parada (como Tampa ou Orlando);
  • Passeios e gastronomia diferenciados (e sempre com uma vista deslumbrante);
  • Trilhas, santuários… mansões à beira do rio. A vida ao longo dos cursos d’água tem outro ritmo;
  • E, claro, os manatees. Faça como eles, fique boiando, desfrutando da natureza.
  • Ah, sim, é bem perto de Tampa.

A DICA É: Combine com Tampa/Orlando. Uma escapada que vale a pena. Para o repeater e para quem não vai em tudo no parque temático, por exemplo.

PANROTAS / Emerson Souza

Vitor Santos, da Orinter, destacou as oportunidades de vendas para os agentes de viagens em toda a Flórida

Vitor Santos, da Orinter, destacou as oportunidades de vendas para os agentes de viagens em toda a Flórida

8 – Por que St. Augustine?

  • Charme (de esbanjar) e história (da América, pois é a cidade mais antiga dos Estados Unidos);
  • Tours diversos – de chocolates, gastronômicos, fantasmas, tour de carrinho de golfe, tour de bike… tour para provar a produção local (cerveja, chocolate)… Tour sem roteiro para descobrir o melhor do destino;
  • Tem experiência de praia, mas é o centro histórico, com forte e tudo, que mais atrai;
  • Atrações únicas: Fonte da Juventude, universidade, ruas de pedestres, comércio local, restaurantes onde se come o melhor shrimp and grits (camarão com purê de grãos) e onde se conversa com o dono;
  • Clima único que fica mais mágico na época do Natal – com show de luzes;
  • Tem um Premium Outlet e
  • Está a duas horas de Orlando.

A DICA É: Não perca. Uma das cidades mais bonitas e acolhedoras dos EUA.

PANROTAS / Emerson Souza

Daniela Yoneya, da Agaxtur

Daniela Yoneya, da Agaxtur

9 – St. Pete/Clearwater, Tampa, Fort Lauderdale, Miami

Há o que descobrir e experimentar também nos destinos mais conhecidos. Das praias únicas aos tours de cerveja, da arte de rua à gastronomia icônica, dos hotéis deslumbrantes, como o Don Cesar em St. Pete/Clearwater, ou os resorts de Palm Beaches e Miami, às opções mais diferentes e descoladas.

A DICA É: PARE E FIQUE UM POUQUINHO MAIS NA FLÓRIDA, PARA NOVAS EXPERIÊNCIAS, MESMO EM DESTINOS VELHOS CONHECIDOS.

PANROTAS / Emerson Souza

Artur Luiz Andrade, da PANROTAS

Artur Luiz Andrade, da PANROTAS

10 – E ainda há muito a descobrir

Florida Central, Paradise Coast, Space Coast, todo o Norte da Flórida, as Keys… são muitas as Flóridas. Vamos esperar então ao próximo Mega Fam do Visit Florida.

A DICA É: Keep exploring Florida.

Saiba mais em www.visitflorida.com/pt/

Fonte: PANROTAS