1º Fórum de Turismo Metropolitano Baixada Santista acontece este mês

O 1º Fórum de Turismo Metropolitano Baixada Santista será realizado no dia 9 de novembro, das 8h às 13h, no Palácio das Artes, na Praia Grande (SP). O evento é promovido pela Associação dos Profissionais de Turismo da Baixada Santista (APT), Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e do Vale do Ribeira (SinHoRes) e União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs), com o objetivo de debater e gerar ações práticas para o melhor aproveitamento do potencial turístico do Litoral Paulista.

Divulgação

Depois de enfrentar todas as restrições decorrentes da pandemia, o Turismo regional é uma promessa que ainda depende de inúmeros fatores para decolar de fato e, com isso, alavancar o crescimento da Baixada Santista. É justamente essa a intenção das três entidades ao realizar o 1º Fórum de Turismo Metropolitano Baixada Santista, com uma proposta de ir além de apenas analisar problemas e perspectivas, mas abrir espaço para que as soluções sejam pensadas e aplicadas em conjunto, aproveitando todas as possibilidades das nove cidades da região.

As palestras e os painéis terão temas e convidados que contribuam com as possíveis resoluções que serão tomadas a partir do evento. Dentre os nomes confirmados, estão: Raquel Chini, prefeita de Praia Grande e presidente do CONDESB; Gabriela Palma, sócia fundadora da Sou+Carioca, instrutora do SENAC-RJ no curso técnico de Guia de Turismo e palestrante TEDx; André Ursini, fundador e CEO do Complexo Empresarial Andaraguá; Sueli Martinez, diretora do Concais; Flávia Saad, empreendedora, jornalista e sócia do Juicy Santos; Marcelo Vilela, Professor da USP, Bacharelado em Lazer e Turismo; e Karina Zapata, empreendedora social e consultora de estratégias de desenvolvimento da economia criativa na perspectiva territorial.

“A expectativa é de trazermos à tona a importância do Turismo como um dos principais ativos para o desenvolvimento econômico da Baixada Santista. O caráter metropolitano do evento e as nossas ações devem ter em vista os desafios dos municípios. As soluções estão conectadas, afinal, não estamos isolados, somos uma região em que os municípios e, principalmente, os cidadãos estão interligados”, analisa o presidente da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs), Roberto Andrade e Silva.

Toda essa organização tem como foco um público que pode gerar as mudanças necessárias ao Turismo em toda a Baixada Santista, como prefeitos, deputados, vereadores, secretários municipais, membros de associações comerciais, empresários de hotelaria, gastronomia, bares, entretenimento, lazer, agências de viagens, setor de eventos e congressos e demais segmentos ligados direta e indiretamente ao turismo.

“Somos uma região fundamentalmente turística e precisamos nos debruçar para colocar em prática aquilo que realmente trará frutos às cidades. Os temas que serão abordados, como o de Hospitalidade Multiplex, Turismo Empreendedor e Mobilidade ao Turismo, são uma parte desse objetivo e de fundamental importância para alavancarmos e fortalecermos nosso setor”, projeta o presidente do Sindicato de Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira, Heitor Gonzalez.

O ambiente de múltiplos interesses e perfis também dará espaço ao networking, permitindo que novas parcerias sejam iniciadas e interesses em comum, alinhados. “Estamos preparando uma imersão nos interesses coletivos do turismo, para que essa área receba, de fato, a atenção e as ações que merece. Queremos, a partir do Fórum, levar o Turismo para um outro patamar e para novas conexões. Isso só será possível com a união de esforços e ações”, define o presidente da APT, Eduardo Silveira, que será mediador de um dos painéis.

A programação completa está no https://foturmbs.com.br. As inscrições, gratuitas, são feitas pelo Sympla, apenas para o perfil de público definido para o evento.

Fonte: PANROTAS