1º Seminário de Turismo Sustentável reúne trade turístico do Rio

Divulgação/Orla Rio

Carlos Werneck, presidente do Rio CVB/Visit Rio, João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio, e Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Carlos Werneck, presidente do Rio CVB/Visit Rio, João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio, e Marcelo Freixo, presidente da Embratur

O bairro de São Conrado, no Rio de Janeiro, recebeu ontem (6) a primeira edição do Seminário Internacional de Turismo Sustentável, promovida pela Orla Rio. O evento, realizado no Hotel Nacional, recebeu mais de 700 convidados e contou com a participação de players da indústria do Turismo, além de palestrantes especiais, como o empresário, economista e escritor Amyr Klink, e Padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor.

O seminário debateu as principais iniciativas voltadas para a agenda sustentável na indústria do Turismo nos próximos anos, reunindo os setores público e privado em um ciclo de palestras que contou com a parceria e apoio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, RioTur, Rio Convention & Bureau, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Secretaria de Turismo do Estado e município.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou da abertura do evento, destacando o impacto do setor para o desenvolvimento econômico tanto do Rio de Janeiro quanto do Brasil.

“De janeiro a abril deste ano, mais de dois milhões de turistas internacionais vieram ao País e gastaram R$ 10 bilhões. Investir no Turismo é movimentar a nossa economia e ampliar oportunidades de emprego”, afirma o presidente da agência.

O I Seminário Internacional de Turismo Sustentável também foi marcado pelo anúncio do Prêmio de Excelência, selo que visa ampliar o padrão de qualidade dos 309 quiosques administrados pela Orla Rio. Referendado pela Embratur, o selo tem como objetivo fazer com que os quiosques estejam cada vez mais bem preparados para receber os cariocas e turistas com respeito às questões socioambientais, um dos pilares da concessionária.

“A Orla Rio é um dos principais equipamentos turísticos do Rio de Janeiro. Somos responsáveis por proporcionar a melhor experiência de lazer à beira-mar, mas sempre com comprometimento com o meio ambiente. O Prêmio de Excelência promete estimular os quiosques a aprimorarem seus serviços, mas um dos tópicos principais envolve o compromisso com as ações sustentáveis. Nossa proposta é em prol de uma orla mais verde”, afirmou o presidente da Orla Rio, João Marcello Barreto.

Responsável pela abertura do evento, Padre Omar relembrou o termo de parceria com a Orla Rio, assinado na última segunda-feira (5) em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O termo tem como finalidade promover a integração institucional e a promoção de atividades e projetos voltados ao desenvolvimento de ações relacionadas ao Turismo sustentável.

O ciclo de palestras também contou com painéis, como Rio: Capital do Turismo sustentável, com Andréa Senko, secretária municipal da Fazenda e Planejamento do Rio; Turismo Sustentável no Brasil – quem já faz, com Pablo Morbis, do Grupo Cataratas; Turismo Circular como vetor de desenvolvimento no Estado do Rio de Janeiro, com Sérgio Ricardo, presidente da TurisRio; e Philipe Campello, presidente do Inea; entre outros.

Fonte: PANROTAS