As praias do Litoral Norte de São Paulo são capazes de surpreender qualquer viajante que se aventure pelas curvas da Rio-Santos. Para quem nunca esteve nas praias do Litoral Norte de SP, especialmente entre Ubatuba, Ilhabela, São Sebastião e Maresias, é até difícil acreditar que o estado possa ter tantas praias espetaculares! A verdade, no entanto, é que com um dos maiores litorais do Brasil, São Paulo oferece, sim, praias capazes de deixar apaixonado qualquer amante do mar. As praias do Litoral Norte cabem bem em um feriado prolongado ou uma escapadinha de final de semana. Aproveite a folga e bote o pé na estrada rumo a algumas das melhores praias de São Paulo!
Com cenários que vão da paradisíaca Ilha das Couves a faixas de areia muito badaladas, como Maresias e Juquehy, as praias do Litoral Norte de São Paulo são capazes de agradar a todos os gostos e desejos. E quando o clima ajuda, essas praias de São Paulo são o lugar certo para relaxar! Prepare-se para aproveitar as melhores faixas de areia de Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião. As praias do Litoral Norte de São Paulo esperam por você!
Praias do Litoral Norte de São Paulo
Durante nossa viagem pelas praias do Litoral Norte de São Paulo, visitamos mais de cem praias em Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião. Foi uma deliciosa maratona entre o verde da Serra do Mar e as águas transparentes desse pedacinho mágico do Litoral Norte de São Paulo. Nos apaixonamos por diversas faixas de areia e não foi fácil montar uma lista com as nossas favoritas. Escolhemos então as 25 praias do Litoral Norte de São Paulo que nós mais amamos para você conhecer.
Sabemos que os últimos meses têm sido de muitos sonhos adiados e todos nós desejamos retomar as viagens o mais rápido possível. Que tal então aproveitar para relaxar nas praias do Litoral Norte de São Paulo? As estradas sinuosas que passam em meio à Serra do Mar ajudam, ainda no percurso, a entrar no clima e preparam o corpo para descansar. Curta cada minuto de pé na areia ou em mergulhos nas águas do Litoral Norte. Você merece esse presente do mar.
Melhores praias do Litoral Norte de São Paulo – Ubatuba
Ubatuba é um dos destinos mais procurados por turistas e surfistas no Litoral Norte de São Paulo e a fama de lindas praias se confirma a cada quilômetro da Rio-Santos. Pertinho de Paraty, no Rio de Janeiro, Ubatuba divide com a vizinha o intenso verde do mar e da exuberante vegetação da Mata Atlântica. Ubatuba é um dos mais espetaculares e bem preservados entre as praias de São Paulo. E serão necessárias muitas viagens para conhecer as mais de cem praias que recheiam o cenário recortado desse pedacinho da Serra do Mar.
Sabemos bem que Ubatuba é desses destinos de praia onde os viajantes constantemente precisam conferir a previsão do tempo, já que por lá alguma nuvem insiste em pairar no ar. Se a promessa for de sol a pico, prepare-se para correr e aproveitar. Se o tempo não ajudar, também não há com o que se preocupar. Quem está acostumado a Ubatuba não deixa de curtir a praia por conta de uma chuvinha qualquer. Entre na onda (com ou sem prancha) e relaxe diante do mar de uma das mais lindas praias de São Paulo. Veja mais sobre as praias de Ubatuba.
1- Praia de Itamambuca – Ubatuba
Queridinha entre os atletas e surfistas que frequentam as praias do Litoral Norte de São Paulo, a Praia de Itamambuca tem mais de 2 km de extensão com areia clarinha, boas ondas e visual maravilhoso. Em Itamambuca circula o público mais jovem e descolado de Ubatuba. A praia costuma ser tranquila e bastante convidativa à prática de esportes diversos, entre eles o surfe, SUP, caiaque, bike e, claro, uma boa corridinha à beira-mar.
Apesar de ser uma ótima praia no Litoral Norte de São Paulo para o surfe, Itamambuca também tem regiões de mar tranquilo e raso, excelente para os que não encaram grandes ondas. Quem vai a Itamambuca poderá também curtir o Rio Itamambuca, que é abastecido com água da serra e deságua no mar, deixando o cenário ainda mais espetacular. Vale dizer que na Praia de Itamambuca há alguns quiosques e até escolinha de surfe para quem quiser investir nas primeiras ondas. Para curtir um cantinho mais deserto, siga para o lado esquerdo da praia. Veja como chegar à Praia de Itamambuca.
2- Praia do Cedro do Sul e Praia Deserto – Ubatuba
Parte do roteiro da Trilha das Sete Praias (com 10 km de trajeto total), essa duas pequenas porções de areia figuram entre os mais belos cenários de Ubatuba. Divididas apenas por uma porção de rochas na maré alta, a Praia do Cedro do Sul e a Praia do Deserto (ou Praia Deserta) são vizinhas e podem até ser consideradas a mesma praia por quem chega desavisado pela trilha. Ambas as praias são convidativas a um delicioso banho de mar, especialmente depois de alguns quilômetros de caminhada.
As águas calmas e azuis da Cedro do Sul e Deserto são cercadas por visual paradisíaco e muitas vezes, com bem diz o nome, deserto. Ao visitar essas duas praias do Litoral Norte, não deixe de caminhar até a ponta esquerda, onde o mar é ainda mais lindo e o visual pode ser observado do alto das pedras. Vale dizer que ambas as praias são mais bonitas na maré baixa e, claro, com muito sol! Calcule o tempo da trilha e veja a tábua de marés para chegar no auge da beleza. Veja como chegar à Praia do Cedro do Sul e a Praia do Deserto, as duas entre as melhores praias de São Paulo.
3- Praia do Prumirim e Ilha do Prumirim – Ubatuba
Esta dupla está entre as nossas porções de felicidade favoritas entre as praias do Litoral Norte de São Paulo. A Ilha do Prumirim e a Praia do Prumirim formam dobradinha incrível para um dia de praia. E como para ir de uma à outra será necessária apenas uma curta viagem de barco (menos de 5 minutos de travessia), aproveite as duas! A Ilha do Prumirim tem mar de piscininha: as cores e transparência da água são espetaculares! Ideal para a prática de snorkel! Fora o fato de que a faixa de areia é longa e com visual para o intenso verde da mata que recobre Ubatuba. Um deleite para os olhos e para o corpo.
Já a Praia do Prumirim, além do visual maravilhoso, tem diversos bons restaurantes com cadeirinhas charmosas e convidativas. Vale apenas ficar atento ao fato de que o mar da Praia do Prumirim tem característica de tombo e se torna fundo muito rápido. É preciso sempre estar ligado, por mais que a beleza do cenário atraia todos os olhares. Quando estiver na Praia do Prumirim, não deixe de caminhar também até a Praia Canto Itaipu, vizinha à Prumirim e de onde, na prática, saem os barcos para a Ilha do Prumirim. As duas praias são separadas por uma formação rochosa e um pequeno rio que oferece um banho refrescante de água doce. Ótima pedida entre as praias de SP. Veja mais sobre como chegar à Ilha do Prumirim e a Praia do Prumirim.
4- Praia Grande do Bonete – Ubatuba
A Praia Grande do Bonete é o ponto alto da Trilha das Sete Praias e certamente está entre as mais bonitas praias do Litoral Norte de São Paulo. Com mar calmo e bem azul, areia clarinha e cercada de muito verde, a Praia Grande do Bonete é o melhor prêmio que se pode esperar ao final de uma boa trilha em meio à mata. A região da praia é muito preservada e conta com uma pequena comunidade de pescadores no local, o que faz com que ela não seja tão deserta. É ideal para quem quer uma praia isolada, mas com o mínimo de infraestrutura. Por lá, será possível até reservar um almoço e passar o dia todo sem aperto ou fome.
Vizinha à Praia Grande do Bonete, a Praia do Bonete é como uma irmã menor. A trilha que separa as duas praias é bem curta e tem apenas 500 metros de percurso. A Praia do Bonete, apesar das dimensões pequenas, é mais deserta e isolada. As duas praias, Grande do Bonete e Bonete, formam uma boa dobradinha para um passeio entre as praias de SP, mesmo para quem não vai fazer a trilha. O acesso por terra é possível apenas caminhando, entretanto, é possível chegar até lá também de barco. Veja mais sobre como chegar à Praia Grande do Bonete.
5- Praia das Sete Fontes – Ubatuba
Mais uma trilha que vale a pena em Ubatuba! A Trilha da Praia das Sete Fontes tem percurso de 4 km (somente ida) e começa no canto direito da Praia da Ribeira, passando pela quase deserta Praia do Flamengo e terminando na lindíssima Praia das Sete Fontes, de onde é possível continuar por mais 1,5 km até a Gruta do Pirata. O trajeto não é difícil e há alguns pontos com escadas improvisadas que ajudam nos trechos mais complexos. É uma caminhada que rende visita a três belas praias. Se não quiser fazer a trilha, experimente ir de barco pelo mar.
A Praia das Sete Fontes está entre as prediletas de quem deseja fugir do agito, mas não abre mão de infraestrutura entre as praias de SP. Com boa faixa de areia, muita sombra debaixo das árvores e mar verde e calmo, a Praia das Sete Fontes é ótima pedida para famílias com crianças, que podem fazer o percurso até lá de barco. A Praia das Sete Fontes parece isolada, já que a vegetação é bastante densa, porém há diversos quiosques que servem comida e bebida aos visitantes. Boa pedida para passar um dia tranquilo sem abrir mão de infraestrutura. Veja como chegar à Praia das Sete Fontes.
6- Praia Domingas Dias – Ubatuba
A Praia Domingas Dias é uma ótima opção para quem deseja visual mais natural, mas sem abrir mão de movimento e infraestrutura. Vizinha à Praia do Lázaro, Domingas Dias agrada especialmente aos turistas que buscam tranquilidade. Com mar calmo e em formato de enseada, Domingas Dias cria uma deliciosa e límpida piscina, especialmente no canto esquerdo, o que faz dela uma excelente opção para famílias. O ambiente é bem calmo e a ausência de grandes quiosques é exatamente o fator que leva parte visitantes até lá.
Para curtir a Praia de Domingas Dias por completo, vale subir nas pedras para observar a linda paisagem. É um cenário maravilhoso e cercado por muito verde. Não deixe de aproveitar o passeio para percorrer toda a faixa de areia, que é bem compacta e boa para a prática de esportes. A água também é convidativa à prática de caiaque e SUP. A Praia Domingas Dias, Praia do Lázaro e Praia da Sununga formam um trio excelente para ser visitado em um mesmo dia. Lázaro está no centro, Sununga fica à esquerda e Domingas Dias, à direita. Uma caminhada curta leva de uma à outra, o que permite escolher a sua praia favorita para ficar mais tempo sem precisar tirar o carro do lugar. Veja como chegar à Praia Domingas Dias.
7- Praia do Português (Prainha do Félix) – Ubatuba
Escondida aos olhos de muitos turistas que chegam à disputada Praia do Félix, a Praia do Português muitas vezes passa despercebida. Para um visitante mais atento, basta perceber o vai e vem de visitantes ao final da faixa de areia para saber que ali está uma atração que merece ser conhecida. O caminho “secreto” está no canto direito da Praia do Félix e segue por uma trilha curta entre as pedras, que a depender da maré exige caminhar por dentro da água. Sob um cenário que parece ter sido desenhado, a Praia do Português tem menos de 50 metros de faixa de areia, mas é o lugar é ideal para quem busca um pequeno paraíso de beleza irretocável.
Com formação de piscina, mar calmo e colorido, e cercada por coqueiros, a Praia do Português é uma deliciosa surpresa para os turistas que chegam desavisados. Vale dizer que com um pouco mais de disposição, será possível também ir até a Praia das Conchas, localizada no canto esquerdo da Praia do Félix e com acesso por trilha de vinte minutos em meio à mata. Por lá o mar é incrivelmente transparente e a faixa de areia é integralmente formada por conchas. Uma lindeza! Veja mais sobre como chegar à Praia do Português.
8- Praia do Puruba – Ubatuba
A Praia do Puruba tem como porta de entrada uma comunidade de pescadores e destaca-se das demais praias de Ubatuba pelo visual espetacular que compartilha com dois rios que deságuam no mar. Por lá o cenário é bem especial e difere bastante de outras praias de Ubatuba, por isso a Praia do Puruba figura na nossa lista! Para chegar à praia, será necessário pegar um barquinho ou encarar a caminhada pela água doce até a faixa de areia. Na Praia do Puruba será fácil transitar entre o banho de mar e um mergulho no rio. Na dúvida, deixe o guarda-sol na faixa de areia que separa as duas águas e curta cada uma delas um pouquinho.
Vale dizer que o mar da Praia do Puruba não é dos mais tranquilos, por isso não é propício para crianças e pessoas que não sabem nadar. De todo modo, o banho de água doce está garantido para todos! A Praia do Puruba não se resume ao encontro do rio com o mar e a faixa de areia é bem longa e convidativa a quem gosta de praias vazias e caminhadas. Pertinho de lá, vale ainda conferir a quase deserta e desconhecida Praia do Léo, outra boa pedida na região para quem busca mar calmo e tranquilidade total. Veja mais sobre como chegar à Praia do Puruba.
9- Ilha das Couves – Ubatuba
A Ilha das Couves está entre os passeios prediletos (e mais procurados) entre os turistas que chegam a Ubatuba. Com mar de piscininha, em tons que variam do verde ao azul, a Ilha das Couves é o destino perfeito para visitantes que querem conhecer uma porção de paraíso em meio às praias do Litoral Norte de São Paulo.
Na Ilha das Couves há duas faixas de areia distintas para curtir e ambas merecem a visita. A primeira, e menor, é onde chega grande parte dos barcos de passeio. A Praia Menor (Praia de Fora ou Praia do Japonês) tem água em tom de esmeralda e grande piscina para mergulho. Já na Praia Maior (Prainha das Couves ou Praia de Dentro), a água ganha tons entre verde e azul e o visual é encantador. Essa é a principal praia da Ilha das Couves, a que oferece maior faixa de areia e também a que recebe mais turistas.
Para ir de uma praia a outra a caminhada por trilha leva apenas 5 minutos e o trajeto é bem fácil e rápido. O principal acesso à Ilha das Couves é por passeio de barco e tem custo a partir de R$ 70 por pessoa. A rota mais rápida e mais barata é a partir da Praia de Picinguaba. Aproveite para já curtir as duas em um mesmo dia. Vale dizer que recentemente o acesso à Ilha das Couves foi limitado a pouco mais de 177 visitantes por turno, sendo três turnos por dia (às 8h, 11h e 14h) o que deixou o lugar bem mais tranquilo e bem preservado. Veja mais sobre como chegar à Ilha das Couves.
10- Praia Brava do Camburi e Praia do Camburi – Ubatuba
Segredo bem guardado entre os frequentadores de Ubatuba, a Praia Brava do Camburi é destino que merece ser visitado por todo viajante que adora praias praticamente desertas. O mais comum é ver por lá apenas alguns surfistas em busca de boas ondas e um clima tranquilo em meio à natureza. A faixa de areia longa, as boas árvores com sombra abundante e o visual espetacular ajudam a relaxar imediatamente. Excelente pedida para um lugar tranquilo entre as praias de São Paulo
A Brava do Camburi se mantém vazia por não ter placas de sinalização na estrada que mostrem o início da trilha, que tem grau de dificuldade médio e por isso limita o acesso de grande parte do público. Vale ir à Brava do Camburi pela trilha à beira da Rio-Santos e também a partir da Praia do Camburi. O importante é não deixar de visitar esse paraíso entre as praias do Litoral Norte de São Paulo. Para dividir o dia de passeio, aproveite os restaurantes e o clima rústico da vizinha Praia do Camburi para o final de tarde à beira-mar. A Praia do Camburi está quase na fronteira com Paraty, no Rio de Janeiro e em nada lembra o agito de Ubatuba. Veja mais sobre como chegar à Praia Brava do Camburi.
Melhores praias do Litoral Norte em Ilhabela
Ilhabela se tornou um dos principais destinos para quem busca dias de descanso em meio às praias do Litoral Norte de São Paulo. Formada por um conjunto de ilhas, Ilhabela tem um lindo mar cortado por relevo acidentado que, aliado à vegetação fechada de Mata Atlântica, dá o tom das praias da região. Com um lado da costa bastante desenvolvido e outro altamente preservado, Ilhabela é capaz de agradar a turistas que buscam praias movimentadas e também os que são apaixonados por destinos com cenários repletos de natureza. As praias de Ilhabela mais urbanas estão localizadas na costa oeste e próximas à área da ilha com infraestrutura. Já as praias mais selvagens ficam ao longo da costa leste, onde o acesso quase sempre só é possível por via marítima.
Em todas as regiões de Ilhabela haverá belas porções de areia para curtir. São mais de trinta opções de praias e, acredite, elas são bem diferentes umas das outras, sendo assim, aproveite para conhecer várias! Ilhabela desperta paixões em turistas de todo o Brasil, que veem no lugar uma ótima oportunidade de aliar conforto, preço acessível e bons serviços a excelentes praias. No pacote, entretanto, não podemos deixar de dizer que vem uma pequena pegadinha: os borrachudos. Pois é! Os moradores de Ilhabela costumam dizer que seria perfeição demais se não houvesse os incômodos mosquitinhos. Passado o repelente… É hora de aproveitar algumas das melhores praias de São Paulo!
Está viajando rumo a Ilhabela? Confira o post Ilhabela: dicas de praias, pousadas, balsa e tudo mais para a sua viagem!
11- Praia do Jabaquara – Ilhabela
A Praia do Jabaquara figura entre as nossas favoritas no Litoral Norte de São Paulo, a começar pelo lindo mirante à beira da estrada que permite vê-la por completo em toda a sua beleza. Cercada por montanhas repletas de verde, a Praia do Jabaquara oferece mar límpido e com diferentes tons de azul e verde. A faixa de areia, com 500 metros de comprimento, é bem larga e dificilmente a praia estará lotada (salvo grandes feriados). E o melhor de tudo é que para chegar até lá não é preciso fazer um passeio de barco.
Jabaquara está localizada na estrada de terra que leva ao extremo norte da ilha e é um paraíso ainda muito preservado. Jabaquara agrada aos turistas que buscam sair do meio mais urbano, mas que não abrem mão de boa infraestrutura. Na praia, há bom serviço de restaurantes, que oferecem cabanas, cadeiras, banheiro e chuveiro de água doce, além de excelentes pratos no cardápio. São restaurantes lindos e que rendem um dia inteiro de felicidade entre o mar e a areia. Veja mais sobre como chegar à Praia do Jabaquara.
12- Praia de Castelhanos – Ilhabela
A Praia de Castelhanos é marcada pelo lindo formato de um coração, que pode ser conferido do alto do mirante, visual que está entre os mais famosos de Ilhabela. Castelhanos é um dos passeios prediletos para quem deseja fugir da rota mais urbana de Ilhabela e busca ambiente mais conectados à natureza. Castelhanos tem mar agitado, longa faixa de areia e é cercada por intenso verde nas encostas que protegem a praia, localizada dentro da área do Parque Estadual de Ilhabela. A Praia de Castelhanos é queridinha dos mais aventureiros e também dos praticantes de surfe, que encontram por lá boas condições para a prática do esporte.
Chegar à Praia de Castelhanos não é muito fácil e você poderá escolher entre o trajeto por mar (com lancha ou flexiboat), seguir uma longa trilha a pé, ir de bike ou com um 4×4. Uma estrada de terra liga o lado oeste ao lado leste da ilha, por dentro da vegetação preservada que cerca a região, e permite o acesso a esse paraíso. Vale dizer que, apesar de bem isolada, na Praia de Castelhanos há serviço de restaurantes, banheiro e boa infraestrutura para curtir o dia (não esqueça o repelente). Veja mais sobre como chegar à Praia de Castelhanos.
13- Praia do Pinto e Praia da Ponta Azeda – Ilhabela
Essas duas praias vizinhas em Ilhabela são separadas por apenas alguns metros ligados por um deck de madeira, mas dividem o mesmo mar espetacular e padrão piscininha, daqueles que sonhamos para um dia relaxar. A atração maior entre as duas praias fica por conta do mar transparente e a grande presença de corais e vida marinha. É fácil ver tartarugas e por lá em um mergulho com snorkel.
A Praia do Pinto e a Praia da Ponta Azeda estão afastadas da estrada e muitas vezes passam desapercebidas pelos turistas, o que faz delas ambientes bem tranquilos e ótimos para toda a família. Nas duas praias, não há quiosques ou restaurantes, apenas casas particulares. Isso ajuda a manter o clima calmo e o lugar quase sempre vazio.Conectada à Praia do Pinto por uma trilha à beira-mar, a Praia da Armação oferece restaurantes, serviços de aluguel de equipamentos esportivos, bom vento para a prática de esportes náuticos, muita sombra e uma linda igrejinha à beira da praia.
14- Praia da Feiticeira – Ilhabela
O imponente casarão colonial marca a entrada da Praia da Feiticeira, localizada no Sul de Ilhabela. Com mar tranquilo, boas sombras e belas formações rochosas, essa pequena praia é um ótimo destino em dias que Ilhabela está repleta de turistas. A faixa de areia tem apenas 250 metros e é cercada por um condomínio de luxo. Na Feiticeira, não há quiosques ou restaurantes, o que faz dela um destino pouco procurado entre os visitantes. A Praia da Feiticeira é especialmente frequentada por famílias que desejam um ambiente mais tranquilo. Ao visitar a praia, não deixe de subir nas duas pontas de pedra nas laterais da faixa de areia, de onde se tem lindo visual para o mar, que em dias perfeitos tem lindos tons entre o azul e verde. Veja mais sobre como chegar à Praia da Feiticeira.
15- Praia do Bonete – Ilhabela
Chegar à Praia do Bonete não é tarefa fácil! Mas com fama de ser uma das mais lindas de Ilhabela, fica difícil resistir a um passeio para ir até lá! Bonete é destino certo entre as praias do Litoral Norte de São Paulo para quem curte cenários grandiosos e isolados de frente para o mar. Com areia clarinha, mar repleto de ondas e cercada por montanhas, a Praia do Bonete não está entre as porções de areia mais simples de serem conhecidas. Para ir até lá, será necessário fazer um percurso por mar. E como a praia está em lado de mar aberto, nem sempre é possível o passeio.
Na Praia do Bonete, há opções de restaurantes, uma vila de pescadores e pequenas hospedagens para quem desejar ficar mais tempo por lá. O destino é muito procurado por surfistas, que aproveitam as boas ondas da região. A partir da praia, visite o mirante que oferece lindo visual para Bonete e também uma pequena queda d’água boa para banho. Se o pique permitir, aproveite o passeio à Praia do Bonete e estique até outras praias mais isoladas. Vale pegar um barco em Bonete e ir à Praia de Enchovas (acessível também por trilha de 50 minutos) e à Praia de Indaiaúba.
16- Praia do Curral – Ilhabela
A Praia do Curral é uma das favoritas entre os turistas e agrada tanto pela paisagem quanto pela excelente infraestrutura. Na Praia do Curral, não faltam boas pousadas e serviços, entre eles um dos mais luxuosos hotéis de Ilhabela, o DPNY Beach Hotel e Spa. Esse é lugar para quem quer ver e ser visto, a típica praia que atrai os turistas que buscam ambiente mais badalado. Ainda que o hotel de alto padrão atraia esse público, na Praia do Curral há espaço, quiosque e restaurante para todo mundo! Aproveite os cardápios caprichados e, ao final da tarde, alugue uma prancha de SUP ou um caiaque para relaxar no mar tranquilo da Praia do Curral. Veja mais sobre como chegar à Praia do Curral.
17- Praia do Julião – Ilhabela
A Praia do Julião é uma das mais procuradas no lado Sul de Ilhabela, mesmo sendo necessário percorrer uma curta trilha a partir da estrada para chegar à faixa de areia. Famosa pelo lindo pôr do sol e sempre com mar calmo e límpido, a Praia do Julião é excelente pedida para toda a família. As grandes rochas que marcam o cenário dessa praia ajudam na formação de deliciosas piscinas naturais, o que torna a Praia do Julião ainda mais especial. A praia oferece excelente infraestrutura e no local há bons restaurantes e também quiosques que servem comidas mais populares. Serviços de aluguel de cadeiras, guarda-sóis e equipamentos esportivos, como caiaque e prancha de SUP, estão disponíveis na areia. A Praia do Julião é garantia de diversão durante todo o dia. Veja mais sobre como chegar à Praia do Julião.
Melhores praias do Litoral Norte de São Paulo em São Sebastião
São Sebastião está entre os destinos mais populares para quem busca as praias do Litoral Norte de SP. Com atrações como a Praia de Maresias e a Praia de Juquehy, São Sebastião atrai um grande número de visitantes, especialmente nos dias de alta temporada. Ainda que seja bem disputada nesses períodos, fora da alta temporada São Sebastião costuma ser tranquila e oferece até mesmo algumas praias quase desertas, como a Praia de Calhetas. São mais de trinta belas porções de areia na região e uma delas certamente irá se encaixar no seu desejo.
Muitos turistas frequentam São Sebastião desde criança e, por hábito ou tradição, se mantêm fiéis à mesma praia por toda a vida. Se você é desse time, desapegue! É hora de experimentar outras praias. Se esta for a sua primeira vez por lá, não se deixe levar apenas pela praia de frente à sua pousada. As melhores praias de São Sebastião estão localizadas ao sul do Centro (sentido a Bertioga), mas há boas porções de areia por toda a região. Há praias desertas, praias de ilhas, praias com rio, praias para surfe e praias com vista para a serra. Tem praia com muito agito e praia que é só calmaria. Uma dessas praias, certamente, irá se encaixar no seu desejo de férias.
18- As Ilhas – São Sebastião
Uma das atrações mais procurada entre os turistas em São Sebastião são As Ilhas, que, apesar do nome plural, na verdade é uma porção de terra apenas. O visual das Ilhas é mesmo impressionante. Por lá será possível curtir duas diferentes praias de areia branca e fofa, um pequeno veio de água doce, rochas onde o mar bate e dá espetáculo e mata virgem onde é possível fazer trilhas. É lugar para passar o dia todo e que agrada a diferentes públicos, desde os que querem apenas uma boa bebida gelada à beira-mar aos que desejam se aventurar em um mergulho ou caminhadas em meio à natureza ainda preservada.
Ao visitar As Ilhas, não deixe de caminhar pela areia e pelas pedras para conhecer diferentes paisagens do local. Aproveite também o mar límpido para praticar snorkeling. Nos dias de sol, esse pequeno paraíso de São Sebastião recebe dezenas de iates, lanchas e barcos repletos de turistas que aproveitam o mar transparente para um bom mergulho. Veja mais sobre como chegar às Ilhas.
Para quem gosta de ilhas, a Ilha dos Gato também é uma boa pedida para quem busca mar extremamente transparente e uma praia pequena e tranquila. Já quem prefere a prática de snorkel e mergulho vai se divertir em passeios para a Ilha das Couves, a Ilha do Montão de Trigo e o Arquipélago dos Alcatrazes. O importante é desapegar do continente e pegar um barco para explorar um pouco mais do mar de São Sebastião.
19- Praia de Juquehy – São Sebastião
Juquehy é uma praia deliciosa e merece a sua visita durante a viagem pelas praias do Litoral Norte de SP! Dessas porções de areia democráticas que oferecem espaço para todo mundo. E bota todo mundo nisso! Com mais de 3 km de extensão, a Praia de Juquehy tem ampla faixa de areia bem compacta, o que atrai muitos turistas e também um grande número de atletas. A praia é ideal para correr, jogar bola, frescobol e andar de bike. Aliás, tem muita bicicleta por lá! Aproveite e alugue uma delas para dar um passeio.
O mar da Praia de Juquehy costuma ser bem tranquilo; ideal para famílias com crianças. Para quem prefere um pouco mais de ondas, o canto direito certamente irá agradar mais. Vale até tentar algumas manobras no surfe. Já no canto esquerdo, onde está o encontro com o rio, o mar se parece com uma piscina. Juquehy compete bem com a Praia de Maresias pelo posto de faixa de areia mais badalada de São Sebastião. Cercada por pousadas elegantes, sempre movimentada e repleta de restaurantes e quiosques, Juquehy é destino ideal para os turistas que gostam de estar no centro das atenções. Veja mais sobre como chegar à Praia de Juquehy.
20- Praia de Maresias – São Sebastião
Famosa pelas boas ondas para o surfe, a Praia de Maresias – uma das mais animadas praias do Litoral Norte de São Paulo – ganhou ainda mais destaque após revelar o talento de Gabriel Medina, bicampeão mundial de surfe criado naquele mar. Maresias sedia diversos campeonatos e etapas dos circuitos de surfe. É um ótimo pico para os atletas das ondas, que encontram especialmente no Canto do Moreia (o canto direito da praia) condições para lindas manobras em São Sebastião. Quem quiser investir no surfe poderá alugar pranchas nas lojas da região e até mesmo tentar algumas aulas em escolinhas locais, como a do próprio Gabriel Medina.
O surfe é mesmo um dos grandes atrativos de Maresias, mas não o único. A praia é linda, extensa, com ampla faixa de areia, mar delicioso para banho, boa infraestrutura, grande oferta de pousadas e noite muito animada! É lugar para chegar e ficar por muitos dias. Quem não abre mão de serviço à beira-mar encontrará em Maresias o local ideal para dias de férias. Se o que você busca é um lugar completo para descansar, pense em se hospedar em Maresias. Você não precisará sair de lá para nada. Veja mais sobre como chegar à Praia de Maresias, uma das melhores praias de SP.
21- Praia da Barra do Una – São Sebastião
A Praia da Barra do Una tem características bem especiais que a diferem de todas as outras praias do litoral de São Sebastião. Com um lindo encontro do mar com o Rio Una, em trecho navegável, a Barra do Una atrai grande número de embarcações que movimentam a região. É o lugar ideal para quem curte passeios de lancha, barcos ou jetski. Vale até alugar um caiaque ou uma prancha de SUP para subir o Rio Una. A Barra do Una vai além e tem uma linda faixa de areia que separa o mar do rio e dá ainda mais charme ao lugar. É um ótimo passeio para o dia em São Sebastião, região com algumas das mais lindas praias de São Paulo.
Quem estiver na Barra do Una poderá transitar facilmente entre o rio e o mar e aproveitar o melhor de cada um. A Praia da Barra do Una tem areia clara e fofa e vegetação abundante que emoldura a paisagem. O mar varia entre trechos mais agitados e de tombo e outros que lembram uma piscina. Quem tiver habilidade com esportes poderá até tentar algumas manobras de skimboard. Se passar o dia todo na praia, aproveite para experimentar alguns dos restaurantes à beira do rio ou contratar um passeio de barco para as ilhas próximas, como Montão de Trigo, Gatos, Alcatrazes, Ilhas e Couves. Veja mais sobre como chegar à Praia da Barra do Una.
22- Praia da Jureia – São Sebastião
A Praia da Jureia é aquele segredinho bem guardado de grande parte dos turistas e o lugar ideal para quem gosta de praias cercadas apenas pela natureza. Apesar das casas de veraneio nos arredores, o visual da Jureia se mantém quase intocado. Protegida nas duas pontas por costões recobertos pela Mata Atlântica, repleta de sombras de coqueiros e amendoeiras e emoldurada por areia branca e fofa, a Praia da Jureia é o destino certo para quem busca sossego e tranquilidade em meio ao agito de São Sebastião.
O mar na Praia da Jureia tem boas ondas, que agradam aos praticantes de surfe. Ainda que seja agitado, o mar também permite banhos sem grande risco. Ao percorrer a faixa de areia, aproveite o canto esquerdo da praia, onde o rio que desemboca no mar forma uma pequena lagoa e oferece porções de água doce para um bom banho. Veja mais sobre como chegar à Praia da Jureia.
23- Praia do Toque-Toque Pequeno – São Sebastião
Reduto de pescadores em São Sebastião, a Praia do Toque-Toque Pequeno ainda guarda um pouco das tradições de antigamente na região. Apesar da presença de casas de luxo, o comércio tradicional de peixes fresquinhos segue vivo e pode ser acompanhando toda manhã na areia da praia. Passado o comércio, o que reina nessa faixa de areia é muita tranquilidade à beira-mar. Toque-Toque Pequeno preserva ambiente calmo e bem familiar.
Mesmo cercada por casas, a praia consegue manter um certo ar de paraíso particular. Apesar de quase não ter bares ou quiosques, nas ruas próximas há boas opções de restaurantes. A região também é excelente pedida para quem busca uma praia tranquila para se hospedar. Vale dizer que o mar na Praia do Toque-Toque Pequeno é de tombo, e forma uma piscina profunda logo na arrebentação. Há salva-vidas na praia, mas é sempre bom ficar atento ao mar. Veja mais sobre como chegar à Praia do Toque-Toque Pequeno.
24- Praia de Calhetas – São Sebastião
A Praia de Calhetas, em São Sebastião, está entre as melhores praias do Litoral Norte de São Paulo. Localizada em uma península que segue em direção ao mar, Calhetas tem duas praias distintas, uma de cada lado da faixa de areia. Você poderá escolher o seu visual predileto para curtir o dia de sol. A paisagem é linda para ambos os lados. Apesar de os olhos permanecerem grudados ao mar, vale também observar a montanha ao fundo do cenário, coberta por intenso verde bem preservado.
Na ponta da península, há uma pequena área verde de onde se tem linda vista para as praias. Não deixe de subir até lá! Vale dizer que o acesso à Praia de Calhetas não é dos mais simples. Para chegar, é preciso passar por uma propriedade particular que permite apenas acesso a pedestres. O carro deve ficar na estrada, em local mais afastado, o que exige uma pequena caminhada. Veja mais sobre como chegar à Praia de Calhetas, uma das mais bonitas praias de São Paulo.
25- Praia de Camburi e Praia de Camburizinho – São Sebastião
Essas duas vizinhas formam uma deliciosa dobradinha para um dia de sol em São Sebastião, no Litoral Norte. A Praia de Camburizinho é opção para quem busca uma faixa de areia tranquila, mas não quer se isolar do movimento. Com belo visual, um bom mar para banho e serviços de bares e restaurantes com pé na areia, Camburizinho é uma ótima pedida entre as populares praias de Maresias e Juquehy. Camburizinho tem faixa de areia que forma uma pequena enseada de águas tranquilas e cristalinas. O local é ideal para uma caminhada. Aproveite e vá até a ponta direita, onde a praia conta com uma faixa de vegetação que parece uma ilha. Dá até para fazer uma trilha curtinha. Ao chegar à ponta da enseada, você verá o rio que divide Camburizinho e Camburi.
Já a Praia de Camburi está entre as mais badaladas de São Sebastião. Cercada por restaurantes elaborados e pousadas aconchegantes, é um bom reduto para dias de descanso sem abrir mão do agito. A praia é movimentada na medida certa, com ampla oferta de serviços à beira-mar e gente interessante na faixa de areia. A Praia de Camburi é cercada de muito verde, tem areia branca e fofa e o mar costuma ser agitado. Diferente da vizinha Camburizinho, Camburi tem ondas que agradam aos praticantes de surfe. Uma estrada com comércios e casas charmosas faz a ligação das duas praias e torna a circulação entre elas bem tranquila. A noite por lá também costuma agradar. Aproveite para esticar a diversão depois de um dia de praia. Veja mais sobre como chegar à Praia de Camburizinho e à Praia de Camburi.
Cidades do Litoral Norte de São Paulo
Vizinho à Costa Verde do Rio de Janeiro (onde está a cidade de Paraty e a Ilha Grande de Angra dos Reis), o Litoral Norte de São Paulo é composto pelas cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Bertioga. As praias do Litoral Norte de São Paulo mais procuradas pelos turistas estão nas regiões de Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião, que, juntas, têm mais de 150 praias para quem busca ser feliz à beira-mar. Algumas delas então entre as melhores praias do Brasil e, certamente, valem a sua visita.
Como chegar às praias do Litoral Norte de São Paulo
No Litoral Norte de São Paulo não há aeroportos, por isso a maneira mais comum de ir até a região é de carro ou ônibus a partir de São Paulo. Para quem mora em outros estrados, os principais aeroportos para chegar a São Paulo são o Aeroporto de São José dos Campos (SJK), o Aeroporto de Guarulhos (GRU), o Aeroporto de Congonhas (CGH) e o Aeroporto de Viracopos (VCP), localizado em Campinas e distante 280 km de São Sebastião. A partir de qualquer um dos aeroportos será necessário se deslocar até o Litoral Norte de São Paulo por via terrestre.
As estradas que levam às praias do Litoral Norte de SP são excelentes e a viagem de carro é bastante tranquila, exceto nos grandes feriados. Nesses casos, os engarrafamentos costumam ser quilométricos e o percurso até a praia pode durar longas horas. Para viajar com estradas vazias, o ideal é fugir de datas muito concorridas. Há diversas opções de estradas que levam à região. Na dúvida, vale consultar aplicativos de locomoção, como o Google Maps, para ter certeza de qual está com melhor trânsito.
A principal via de acesso às praias do Litoral Norte é a Rodovia dos Tamoios, que liga São José dos Campos a Caraguatatuba. A partir da capital ou Guarulhos, você chega a ela pelas rodovias Presidente Dutra ou Ayrton Senna, esta com paisagem mais agradável e, no geral, melhores condições de tráfego. Todas as estradas têm pedágios.
Uma boa rota alternativa, em caso de congestionamento, é a acessar a Rodovia Mogi-Bertioga (SP-098) e seguir pela Rio-Santos, que corta todo o litoral e levar às principais praias de São Paulo. Apesar de ser bem mais longo, o trajeto pela Rio-Santos tem trechos muito bonitos – se tiver tempo, vale a pena passar um dia visitando as praias pelo caminho. No caso de Ilhabela, será preciso pegar uma balsa a partir de São Sebastião para chegar até lá. Veja mais detalhes sobre como chegar a Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião.
Como se locomover e mapa do Litoral Norte de São Paulo
O Litoral Norte de São Paulo é cortado pela rodovia Rio-Santos, com muitos trechos à beira-mar, e a melhor maneira de percorrer as praias da região é de carro. Ter um veículo à disposição facilita o deslocamento entre as diversas faixas de areia e ajuda a economizar tempo de uma atração para outra entre as praias do Litoral Norte de São Paulo. O carro ajuda também a ter mobilidade para conhecer praias onde o transporte público não chega. Vale dizer que em dias de grande movimento, é comum ter engarrafamentos nas estradas do Litoral Norte de São Paulo. Neste caso, prefira se hospedar próximo à região que você pretende visitar para não ficar tempo demais preso na estrada. Veja mais sobre como se locomover em Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela. E se quiser ir direto às 25 praias selecionadas, veja o nosso mapa do Litoral Norte de São Paulo abaixo.
Quando ir às praias do Litoral Norte de São Paulo
As praias do Litoral Norte de São Paulo podem ser visitadas durante todo o ano, mas bom mesmo é viajar quando a previsão é de sol! Para quem mora pertinho, como na cidade de São Paulo, vale correr para o Litoral Norte sempre que o céu estiver azul e bons ventos estejam soprando por lá. E quanto melhor a previsão do tempo, mais cheia estará a região. O mesmo acontece em todos os feriados prolongados, que mesmo com previsão de tempo nublado, costumam levar milhares de turistas às praias do Litoral Norte de São Paulo.
Se quiser pegar dias tranquilos e praias vazias no Litoral Norte de SP, recomendados a viagem durante a semana e fora de período de férias escolares. Até mesmo as mais badaladas praias estarão com jeitão mais calmo. Agora, se o que você busca é mesmo muita gente e agito, vale ir a todos os destinos nos feriados, especialmente quando há grandes festas e shows em toda a região. Veja mais detalhes sobre quando ir a São Sebastião, o clima em Ubatuba e a melhor época para visitar Ilhabela.
Pousadas e hotéis no Litoral Norte de São Paulo
Por todo o Litoral Norte de São Paulo será fácil conseguir uma excelente pousada para os dias de descanso à beira-mar. A região oferece grande variedade de pousadas e também de hotéis charmosos e até alguns bem luxuosos para quem busca ir um pouco além de um lugar para dormir. Sem falar na grande oferta de casas de aluguel, que agradam especialmente aos turistas que buscam temporadas mais longas de descanso. Os preços variam bastante e também se encaixam em todos os bolsos.
Escolher a localização da sua hospedagem no Litoral Norte de São Paulo depende muito dos seus planos de viagem. Se você quer tranquilidade e busca uma praia apenas para descansar, prefira se hospedar o mais próximo possível a ela para não perder tempo com deslocamento. Já quem não abre mão de agito noturno ou bons restaurantes certamente irá preferir se hospedar perto de regiões mais movimentadas, como o Centro de Ubatuba ou a Praia de Maresias, em São Sebastião.
Vale sempre ficar atento ao fato de que há pousadas e hotéis em todo o Litoral Norte, tanto em praias quase isoladas quanto nos centros de comércio. Pense no que você está buscando para as suas férias e lembre-se sempre que em alta temporada grandes deslocamentos custam muito tempo nas regiões com engarrafamento. Veja mais sobre onde se hospedar e dicas de hotéis e pousadas em Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela.
Está na dúvida de onde se hospedar no Litoral Norte de São Paulo? Confira 18 hotéis e pousadas incríveis para relaxar no Litoral Norte de São Paulo!
E você? Já esteve nas praias do Litoral Norte de São Paulo? Conte pra gente quais são as suas praias favoritas! Vale até revelar aqueles segredinhos bem guardados, que só quem é frequentador há anos é capaz de contar! E se você vai viajar com a família, confira as melhores praias do Litoral Norte para ir com criança!
Leia também:
Fonte: Melhores Destinos