5 dicas de educação financeira

Apesar do momento mais propício para se pensar no futuro seja quando somos jovens, muitas vezes não é isso que acontece. Aliás, muito dificilmente isso acontece. Por esse motivo promover a educação financeira para jovens é um desafio. É muito importante termos em mente o porquê desse assunto merecer tanta atenção.

Na verdade este é um tema essencial para TODAS as idades, mas deve ser difundido especialmente entre os jovens. Quanto mais cedo uma pessoa souber lidar com suas finanças, mais possibilidades vão existir de garantir um futuro melhor.

Vamos lá! Seguem algumas recomendações para TODO mundo analisar, principalmente os jovens.

1. Analise a situaçãodo momento

Antes de tomar qualquer providência, faça um apanhado da situação. Há dívidas? Existe algum dinheiro guardado? Qual seu estilo de consumo? Quanto ganha?

A partir desta análise de perfil de consumidor, fica bem mais fácil se saber se já dá para poupar ou se é necessário um plano para sanar as dívidas primeiro.

2. Planeje seus gastos

Quando você faz planos, seu dinheiro é usado de forma consciente e evita que ele seja desperdiçado. Coloque no papel o que você deseja para o futuro, seja daqui a um mês ou dez anos. Mas seja realista e estabeleça metas que realmente possam ser alcançadas.

Depois de organizar as metas e estabelecer prazos, é muito importante priorizar cada item e escolher os que você já consegue separar a quantia necessária todo início de mês.

3. Faça uma poupança

Depois de planejar os gastos, que tal abrir uma poupança? Crie o hábito de poupar não apenas para atingir seus objetivos, mas para criar uma reserva nos momentos de crise, ou quando houver imprevistos. O ideal seria ter de 3 a 6 meses de reserva.

Não espere sobrar dinheiro no final do mês para começar a poupar. Se você fizer isso as chances de que você realmente vá guardar dinheiro são de menos de 5%…

Na verdade aqui entra um conceito muito antigo que diz:”Pague a você primeiro!”

4. Não gaste maisdo que ganha

Essa dica realmente é óbvia, mas nem todo mundo segue, principalmente entre os jovens.

Aliás uma pesquisa entre a classe média americana constatou que mais de 70% das pessoas que vivem nos EUA vivem gastando mais do que ganham; por isso o número de pessoas presas a dívidas de cartão de crédito é tão grande.

Lembre-se, você não está competindo com ninguém. Você não precisa de um carro como o do seu vizinho; você não precisa de 50 pares de sapato… e por aí vai.

Então, para não fechar o mês devendo experimente usar a regra dos 50/10/35 . Este é um sistema simples que tem como propósito controlar as despesas do mês considerando três grandes grupos:

-50% para gastos essenciais: aluguel, comida, gasolina etc.

-15% para prioridades financeiras como a quitação de dívidas, ou para a construção de uma reserva de emergência;

-35% para manter seu estilo de vida. São aqueles gastos que não são essenciais e podem ser cortados em um momento de crise.

5. Use e abuse datecnologia

Já que vivemos na era da tecnologia, por que não aproveitar? Existem aplicativos online que vão facilitar a sua vida.

Eu gosto muito do Mint, mas existem vários hoje em dia.

Na maioria das vezes você pode “linkar” a sua conta bancária ao aplicativo e assim ter um controle absoluto de onde o seu dinheiro está indo.

Estes pontos básicos são muito importantes para todo mundo, mas nas mãos de pessoas abaixo de 30 anos podem determinar o sucesso financeiro de uma pessoa.

Boa semana para todos!

O post 5 dicas de educação financeira apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News