6 dicas fundamentais para cuidar da saúde e evitar problemas durante sua viagem

Uma ótima viagem é aquela em que consigo aproveitar cada minuto! Mesmo com os imprevistos (que sempre aparecem), se eu conseguir curtir o máximo possível, já tá valendo! Por isso, quando imagino situações que podem estragar minha programação sempre penso em: ficar doente ou passar mal! Imagina só, querer seguir um roteiro, mas o corpo não ter condições de fazer nada?

Sei bem que nem todo mundo se preocupa em cuidar da saúde no dia a dia, mas tratando de viagem vale muito a pena seguir algumas recomendações para manter o corpo saudável e poder aproveitar tudo o que você programou. Por isso, o médico o José Sallovitz, gerente de atendimento médico da Allianz Partners, deu 6 dicas para te ajudar nesse assunto.

Não deixe de conferir as promoções de passagens aéreas e pacotes de viagem de hoje! Estamos sempre encontrando ótimas oportunidades para você viajar mais, gastando menos!

1. Evite ficar muitas horas sentado

Atualmente, o voo mais longo do Brasil dura pouco mais 4 horas, o que é considerado um período tranquilo para ficar sentado. Mas se o seu destino é uma viagem internacional, com um voo acima de 4 horas de duração, é preciso ter cuidado com a circulação sanguínea.

O médico explica que voos longos aumentam significativamente a chance de tromboses nas pernas, por isso, é necessário prevenir o problema.

“Para minimizar este risco, beba muito líquido durante o voo, caminhe pelo corredor da aeronave, sempre que possível, mesmo que seja alguns passos a cada três horas. Quando estiver sentado, levante e abaixe os joelhos usando as pontas dos pés frequentemente.”

Caso você tenha histórico de trombose, não deixe de consultar seu médico antes de viajar!

Quando viajei para a China fui em dois voos que, ao todo, somavam 24 horas de viagem. Por passar horas sentada, senti dores nas pernas. Para prevenir maiores problemas, andei pelo avião várias vezes e fui mexendo as pernas para aliviar. A minha vantagem é que sou baixinha, então o espaço entre os assentos é tranquilo, mas imagino que esse cuidado merece ainda mais atenção no caso de pessoas altas, que ficam com pouco espaço para as pernas.

2. Não exagere na alimentação

Não dá para negar que a nossa alimentação muda bastante quando estamos viajando. Seja porque o país de destino oferece uma comida diferente da nossa ou porque queremos relaxar e aproveitar alimentações mais gostosas.

Mas para evitar maiores problemas, é necessário tomar alguns cuidados ao se alimentar durante a viagem, pois a tendência é colocar no cardápio comidas mais calóricas do que as que são geralmente consumidas em casa, como massas, chocolates e bebidas alcoólicas.

Esse consumo diferente de um dia para o outro pode ser prejudicial para algumas pessoas, portanto, é interessante priorizar comidas mais leves e saudáveis.

Particularmente, sei que pode ser bem difícil abrir mão dessas delícias (caso você goste). Então se não quer deixar de comer alguma “comida mais pesada”, que tal pelo menos não exagerar? Tente intercalar esses pratos com refeições mais saudáveis ou alternar os dias com as alimentações mais leves. Esse ponto pode ser um desafio para muita gente, mas pode valer a pena para não perder um dia de passeios passando mal no hotel.

O médico, inclusive, reforça a importância desse equilíbrio: “Procure, na medida do possível, comer com moderação, não abrindo mão de legumes e verduras, por exemplo.”

Ah, e não esqueça de beber muita água para se manter hidratado! Recentemente, meu sogro passou um sufoco depois de consumir bebida alcoólica na praia e não se hidratar adequadamente. Felizmente ele já tinha ido para o hotel quando passou mal, mas, depois, não conseguiu sair à noite porque ainda não tinha se recuperado totalmente.

Vale destacar ainda que um dos riscos de abusar da alimentação é que você pode passar aperto em locais sem banheiro público, por exemplo, durante um passeio. Então cuidado para não ter nenhum perrengue!

3. Leve alguns medicamentos na bagagem

De acordo com o médico José Sallovitz, é interessante levar uma “caixinha de primeiros socorros” para a viagem. Ele considera que alguns medicamentos são indispensáveis em determinados momentos, como antitérmicos, analgésicos e antialérgicos.

Quando viajo também costumo levar curativos adesivos, para casos de cortes pequenos ou machucados no pé após longas caminhadas.

4. Se tiver doença crônica, passe por avaliação médica

Essa orientação é muito importante e pode evitar situações graves na sua viagem: se você é portador de alguma doença crônica, como hipertensão, diabete ou asma, faça uma avaliação com o seu médico antes de viajar.

De acordo com o médico, é importante que o viajante leve medicações suficientes para uma semana a mais do que o período planejado de viagem, para eventualidades que possam surgir. Além disso, sempre carregue seus remédios na bagagem de mão ou no seu item pessoal, pois as malas despachadas podem se extraviar.

“Se você tem doenças mais graves, como insuficiência cardíaca, problemas renais ou pulmonares crônicas, sofre de ansiedade ou depressão, não deixe de consultar seu médico antes de viajar para avaliar o seu caso”, complementou.

5. Cuide (ainda mais) do seu corpo no frio

Outro ponto a ser considerado quando tratamos de saúde são as áreas do corpo que podem ficar mais expostas ao clima frio durante passeios ao ar livre.

Com isso, é importante ficar atento aos sinais, pensando principalmente na pele e nos lábios. Conforme o médico, a pele costuma ficar seca e muito sensível no frio rigoroso, especialmente para habitantes de países tropicais, como nós.

“É fundamental proteger os lábios com vaselina, batons de manteiga de cacau ou protetores labiais. Mantenha sempre a pele hidratada com cremes e também o corpo sempre aquecido”, apontou.

É essencial se atentar também às mudanças bruscas do clima, que podem desencadear gripes, resfriados e amigdalites. Caso o roteiro de passeios dure o dia inteiro, por mais que não esteja tão frio pela manhã, o ideal é levar roupas mais quentes porque a temperatura pode cair muito no final do dia, facilitando para o aparecimento de infecções respiratórias.

6. Contrate um seguro viagem

Outra orientação importante é para você não esquecer de contratar um seguro viagem antes de sair de casa. Mesmo com todo planejamento, imprevistos acontecem e estar preparado para eles faz toda diferença.

Inclusive, temos um post que te explica direitinho como funciona e como fazer para contratar um seguro viagem.

“O sistema de saúde varia muito de país para país. Muitas vezes, em uma viagem ao exterior, é impossível agendar uma consulta com um especialista sem possuir um encaminhamento de um clínico geral. A atenção dispensada ao paciente pode não ter o mesmo acolhimento com o que estamos acostumados no Brasil e o custo, como nos EUA, pode ser assustador”, explicou Sallovitz.

Dica: O Melhores Destinos tem um cupom exclusivo que dá 30% de desconto no seguro viagem Allianz em todos os destinos e planos, com parcelamento em até 6 vezes sem juros.

Para fazer seu seguro ou cotação online gratuita acesse a página da promoção para ativar o desconto com os cupons.

____________________________________________________________________________________

E aí, já passou perrengue por ficar doente ou passar mal em alguma viagem? Conte pra gente nos comentários!

Fonte: Melhores Destinos

Marcações: