A Europa é um dos destinos preferidos dos brasileiros. O Velho Continente tem inúmeros encantos e uma infinidade de lugares a serem visitados e explorados. Alguns já fazem parte de todo o repertório turístico de qualquer viajante, mas há outras jóias a serem lapidados e aproveitadas enquanto não caem no gosto do turismo em massa. A revista norte-americana Travel + Leisure listou alguns, que você pode conhecer abaixo e, logo, colocar na sua lista de desejos.
Aproveite e também veja a nossa lista das 25 vilas secretas da Europa para visitar após a pandemia.
1. Saranda – Albânia
2. Ilhas Hébridas Exteriores – Escócia
No noroeste da Escócia ficam as Ilhas Hébridas Exteriores, na sua maior parte inabitadas e com uma fauna e flora intocáveis. Para chegar à região, somente de balsa. Após o desembarque é hora de explorar e mergulhar na história, cultura e herança do povo celta. Há ainda igrejas medievais e pedras Neolíticas para serem admiradas. Aproveite também para ouvir um pouco do gaélico, o idioma oficial falado pelos locais desde o século V.
3. Liubliana – Eslovênia
Encrostada entre a Itália, Croácia e Áustria, este pequeno país da União Europeia reserva muitas belas surpresas principalmente em sua capital. A pequena Liubliana é uma cidade universitária muito rica em história, cultura e agito. Do alto, veja a bela vista do Castelo e admire as imensas áreas verdes que cobrem a cidade, entre elas a principal é a do Parque Tivoli.
Explore a arte com as exposições históricas do Museu Nacional da Eslovênia ou lado contemporâneo no Museu de Arte Moderna. Aproveite a viagem e vá até o Rio Soca, umas das maravilhas naturais da Europa.
4. Vence – França
É difícil não se apaixonar pelo carisma refinado da França – desde os cafés pitorescos nas ruas de Paris até as vinhas cintilantes de Bordeaux. Mas se você quiser sair da caixinha de destinos manjados, siga para Vence, um pequeno vilarejo nos arredores de Nice numa colina dos Alpes Marítimos. Antes de chegar ao lugar, admire algumas plantações de alfazema. Com mais de 1500 anos de história, Vence é toda murada. Nada melhor do que se perder pelas ruelas de pedra e parar para relaxar num dos acolhedores cafés.
5. Ilha da Sardenha – Itália
Esta ilha no Mar Mediterrâneo e a cerca de 1 hora de voo de Roma raramente faz parte dos roteiros pela Itália. A Sardenha tem destinos paradisíacos, ótima gastronomia, rica história e praias belíssimas, algumas das melhores da Europa. Mesmo com tantas atrações, a ilha não conta com grandes estruturas turísticas. É possível encontrar nos seus mais de 1.200 quilômetros de costa, lugares intocados ótimos para relaxar e admirar a bela paisagem.
6. Vicenza – Itália
Entre os famosos destinos italianos de Verona e Veneza fica a encantadora cidade de Vicenza. Para muitos apenas um lugar de passagem durante a viagem de trem ou de carro entre as localidades mais conhecidas. Entretanto, numa próxima ida à região de Veneto não deixe de dedicar um olhar especial a Vicenza, que conta com uma arquitetura formidável do século XVI e ricas amostras de arte em exposição no Palazzo Chiericati, obra do arquiteto renascentista Andrea Palladio.
7. Riga – Letônia
O seu centro histórico encanta qualquer visitante. Lá no nordeste da Europa, pertinho da Rússia fica um charadas cidade que raramente faz parte dos roteiros turísticos. Riga, capital da Letônia, é banhada pelo Mar Báltico e conhecida por seus centros culturais, prédios de madeira e tijolo a vista e pela arquitetura art nouveau.
8. Tessalônica – Grécia
Quando pensamos em viajar para a Grécia vem a mente Atenas, Santorini, Mykonos, e outras ilhas. Raramente falamos de Tessalônica, a segunda maior cidade do país com 1 milhão de habitantes. Lar de um dos mais importantes portos gregos, Tessalônica tem uma história riquíssima. É possível visitar as ruínas romanas, bizantinas e otomanas. A cidade também pulsa juventude, com muitos bares e discos. Perto dali há belas praias, bem menos lotadas que as das ilhas famosas. Não há como perder uma visita à região do Monte Atos, local que abriga 20 mosteiros do cristianismo ordoxo – um dos lugares mais misteriosos e sagrados da Europa.
9. Belgrado – Sérvia
Apesar de ser uma das mais antigas cidades europeias, Belgrado respira juventude. Com mais de 1,6 milhão de habitantes, a capital da Sérvia não dorme. O ritmo da noite contrasta com a rica história e cultura marcada por diferentes domínios estrangeiros, comunismo e conflitos. Por causa das lutas armadas, pouco restou de edifícios históricos, mas o grande Templo de Santo Sava e a Fortaleza de Belgrado são lugares imperdíveis. Já com o cair da noite é hora de aproveitar a real Belgrado em bares, cafés e discotecas.
O que achou da escolha da revista? Tem algum outro destino que gostaria de acrescentar? Deixe seu comentário logo abaixo.
Fonte: Melhores Destinos