97% da população brasileira conhece ao menos 1 parque natural

Flickr / andrebatz

O Parque Nacional da Chapada Diamantina é o mais lembrados pela população brasileira entre os parques naturais

O Parque Nacional da Chapada Diamantina é o mais lembrados pela população brasileira entre os parques naturais

Patrimônios de toda a população nacional, os parques naturais espalhados pelo País já são conhecidos de boa parte da população. Estudo realizado pelo Instituto Semeia mostra que 97% dos brasileiros já teve a oportunidade de conhecer pelo menos um parque natural da lista de 74 complexos que correspondem a essa designação.

A pesquisa foi realizada com viajantes de dez capitais brasileiras que responderam também sobre parques urbanos e outras atrações públicas.

O levantamento traça um panorama da relação de brasileiras e brasileiros com os parques urbanos e naturais do País a partir das seguintes dimensões:

• Principais preocupações sobre temas socioambientais ligados aos parques do Brasil;

• Conhecimento e lembrança sobre os parques, além da experiência objetiva com eles;

• Reações e opiniões relativas aos modelos de gestão que envolvem parcerias entre os setores público e privado.

Considerando esses aspectos, o quadro do reconhecimento específico dos parques também explicita a familiaridade das pessoas com esse tipo de equipamento. Segundo o CNUC (Cadastro Nacional de Unidades de Conservação), gerenciado pelo Ministério do Meio Ambiente, existem no País 74 parques nacionais (isto é, sob a gestão do governo federal). E, para desenvolver o trabalho de pesquisa, o instituto apresentou aos entrevistados uma lista com o nome de 16 parques nacionais, o que equivale a 22% do total. Com o estímulo dessa listagem, 88% da população reconheceu pelo menos uma dessas unidades, e 9% mencionou, espontaneamente, alguma outra.

A partir desse método, os pesquisadores montaram também um ranking com os parques mais conhecidos do Brasil, os quais são reconhecidos por mais de 50% da população. A lista ficou da seguinte maneira :

1. Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA)
2. Parque Estadual da Serra da Cantareira (SP)
3. Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE)
4. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO)
5. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA)
6. Parque Nacional da Tijuca (RJ)
7. Parque Estadual do Jalapão (TO)
8. Parque Nacional do Iguaçu (PR)
9. Parque Nacional de Jericoacoara (CE)
10. Parque Estadual da Serra do Mar (SP)
11. Parque Nacional da Serra da Capivara (PI)
12. Parque Nacional do Itatiaia (RJ)
13. Parque Nacional da Serra da Bocaina (RJ)
14. Parque Nacional de Aparados da Serra (RS)
15. Parque Estadual do Ibitipoca (MG)
16. Parque Nacional de Anavilhanas (AM)

O relatório também investigou o que incentiva e o que repele um turista de buscar os parques naturais. Entre as motivações que levam os viajantes aos parques, as duas mais citadas foram: contato e contemplação da natureza e mostrar a natureza para os filhos. Sobre as barreiras de visitar esses lugares, as duas principais respostas foram: custo e falta de informação a respeito dos complexos.

PARQUE URBANOS

O levantamento também mostrou que a maioria dos brasileiros conhece algum parque urbano: 81% dos entrevistados mencionaram espontaneamente o nome de pelo menos um parque – no total, foram citados 151 parques diferentes.

Agência Brasil

O Parque do Ibirapuera, na capital paulista, é destaque na lista dos parque urbanos mais lembrados na pesquisa do Instituto Semeia

O Parque do Ibirapuera, na capital paulista, é destaque na lista dos parque urbanos mais lembrados na pesquisa do Instituto Semeia

Analisando esses dados com os números obtidos pelos parques naturais, o relatório revelou um aparente paradoxo. Enquanto os parques naturais – quase sempre mais distantes das cidades e menos acessíveis – apresentam um conhecimento total de 97%, os urbanos – mais próximos à população da cidade – são citados por uma proporção significativamente menor (81%).

Alguns aspectos podem justificar essa diferença. Por exemplo, o fato de alguns parques naturais serem “famosos”, com frequente presença na mídia, aparições em novelas e programas de TV ou mesmo nas redes sociais de celebridades que os visitam.

“É estranho, contudo, que os parques urbanos não tenham maior presença na vida dos cidadãos, especialmente se considerarmos que, muitos deles, são pontos de referência geográfica em suas respectivas cidades e atraem visitação não apenas para a contemplação das belezas naturais, como também para atividades correlatas ali desenvolvidas, como shows, exposições e feiras”, consideraram os pesquisadores.

Nesse aspecto de familiaridade, o destaque é o Parque Ibirapuera, em São Paulo. Ele alcançou a maior porcentagem de lembrança dentro de sua própria região (62%), além de ser o único mencionado por respondentes de todas as outras regiões pesquisadas.

Fonte: PANROTAS