Acúmulo de processos de green card prejudica a vida de imigrantes

O número de pedidos de green card aguardando processamento e agendamento de entrevistas no National Visa Center (NVC) aumentou mais uma vez no mês de junho. No total, 426.486 aplicações entraram na fila de espera, o que representa um crescimento de 5.350 casos em comparação aos 421.126 registrados em maio.

O aumento médio de ocorrências aguardando a data da entrevista para o documento de autorização de residência permanente nos Estados Unidos foi de 60.866 em 2019. Isso significa que o backlog do NVC está hoje mais de sete vezes acima da média mensal de três anos atrás, antes da pandemia.

A recente crise sanitária atrasou muito o processamento de green cards, já que embaixadas e consulados dos EUA em todo o mundo tiveram que suspender suas atividades. Para piorar, o número total de entrevistas agendadas para a documentação aumentou muito pouco de maio (28.447) a junho (28.545), por exemplo, registrando menos de meio ponto percentual. Nos últimos 12 meses, o NVC oscilou entre uma alta de 34.408 entrevistas agendadas em um mês (julho de 2021), para um mínimo de 24.158 (dezembro de 2021).

Sem mudanças aparentes, parece que o processamento dos pedidos de green card continuará sendo um desafio para os imigrantes e suas famílias – e por tempo indeterminado. Setor do Departamento de Estado encarregado deste serviço, o NVC publica relatório mensal para atualizar as alterações para a obtenção de vistos de imigrante, e o número de processos está nitidamente acima do que a agência tem capacidade de processar. Em alguns casos a espera para o agendamento ultrapassa dois anos.

Fonte: AcheiUSA