Advogado é preso no Texas por suspeita de contrabando de pessoas e resistência à prisão

Um advogado de Corpus Christi que alegou trabalhar para o governo federal em casos de imigração foi preso no condado de Kinney por suspeita de contrabando de seres humanos e resistência à prisão, de acordo com um policial que trabalha perto da fronteira sul na Operação Lone Star.
O policial dois do condado de Galveston, Jimmy Fullen, está entre os muitos policiais de todo o estado que estão auxiliando a patrulha de fronteira e as autoridades locais na resposta à imigração ilegal.

“Um advogado licenciado do Texas e magistrado de imigração nomeado pelo governo federal foi recentemente preso no condado de Kinney, Texas, por contrabando de um humano e resistência à prisão”, escreveu Fullen no Facebook . “Ótimo trabalho, Delegado Gonzalez e Troopers que estavam na cena ajudando.” O policial postou imagens dos sujeitos presos, incluindo o advogado Timothy Daniel Japhet. Fullen incluiu uma fotografia da licença legal de Japhet, que indicava que ele foi licenciado em maio de 2003.

Fullen disse ao The Texan na segunda-feira que um de seus deputados prendeu Japhet, que alegou na época ser um magistrado federal de imigração. O policial o levou sob custódia com um oficial do Departamento de Segurança Pública do Texas, explicou Fullen, e acusou Japhet de resistir à prisão. Japhet teria sido detido em 13 de agosto e mantido por seis dias antes de ser libertado sob fiança de US$ 40.000. Ele foi acusado de quatro acusações de contrabando de seres humanos.

O advogado disse a uma afiliada da ABC em Corpus Christi que achava que estava apenas pegando caronas em seu caminho para visitar o Lucky Eagle Casino em Eagle Pass. Ele também negou ser acusado de resistir à prisão. Ele disse ao 3NEWS que ficou desconfortável com os quatro indivíduos que havia pego, então começou a acelerar, na esperança de atrair a atenção da polícia e ser parado. Japhet também afirmou que não é um magistrado federal de imigração, mas lida com casos envolvendo propriedades no México, informou a agência. A Operação Lone Star é uma estratégia de aplicação da lei lançada pelo governador Greg Abbott para combater a imigração ilegal. Quase 300.000 estrangeiros ilegais foram presos pela polícia estadual, Guarda Nacional e outros que trabalham na operação desde o início em março de 2021.

Fonte: Brazilian Press