Advogado percorre regiões remotas da Guatemala em busca de pais de crianças presas na fronteira

Todos os dias, o advogado guatemalteco Eriberto Pop percorre quilômetros e quilômetros em regiões remotas da Guatemala em busca de pais de crianças que estão nos Estados Unidos sob a guarda do governo ou de parentes.

Na administração Trump, mais de 5.500 crianças foram separadas dos pais, o que gerou uma grande crise de imagem para o republicano na época. Desde que Joe Biden assumiu a presidência, ele se comprometeu a reunir essas famílias.

De acordo com informações do American Civil Liberties Union (ACLU), cerca de 250 pais de crianças separadas de suas famílias na fronteira ainda não foram encontrados. Esse número era de 500 em abril deste ano.

A missão do advogado é encontrar esses pais. Para chegar a alguns vilarejos, Pop usa uma motocicleta para percorrer estradas de terra, com muita lama. Para algumas localidades ele tem que ir a pé.  

Até o momento, ele já conseguiu localizar 80 famílias dessas crianças na Guatemala. Em sua mochila, o advogado tem papeis com nomes e possíveis endereços dessas crianças. “Muitas vezes temos pouquíssimas informações, apenas um nome do pai que já foi deportado. Mas não vamos desistir até reunir essas crianças com suas famílias”.

 O governo Biden criou uma força tarefa para encontrar essas famílias e deixou a cargo de pequenas ONGs a missão de encontrá-las. “Todos os dias a busca é diferente. A família se mudou? Eles estão se escondendo? Os pais foram de novo tentar entrar nos EUA? Muitas vezes, eu bato na porta e não encontro ninguém”, lamenta Pop. (Com informações do The Washington Post)

The post Advogado percorre regiões remotas da Guatemala em busca de pais de crianças presas na fronteira first appeared on AcheiUSA. Fonte: AcheiUSA