Agente do Border Patrol é acusado de pedir $5 mil para liberar imigrante na fronteira

Um agente do U.S Border Patrol está sendo acusado pelos crimes de suborno, tráfico humano e fraude em instância federal por ter pedido $5 mil a um imigrante de El-Salvador para “legalizá-lo” nos Estados Unidos. Fernando Castillo, que foi dispensado do cargo no início de julho, trabalhava em El Paso, Texas, na fronteira dos EUA com o México.

Castillo, que está preso desde junho, foi indiciado na última semana e vai responder por esses crimes. Ele foi denunciado pelo próprio imigrante, que acusa Castillo de ter furtado $500 de sua bolsa ao levá-lo de volta ao México.

De acordo com documentos federais, o imigrante foi barrado na fronteira e teria que retornar ao México no dia 21 de julho. O ex-agente se ofereceu para levar o salvadorenho até o lado mexicano da fronteira. Dentro do veículo, Castillo teria oferecido modificar o status do imigrante no sistema e, assim, fazer com que ele responda ao processo nos Estados Unidos. O custo da fraude seria $5 mil.

O imigrante disse que, durante o trajeto, Castillo abriu sua bolsa e pegou $500 em dinheiro. Ao perceber que o dinheiro havia sido levado, o imigrante fez a denúncia nos portos de entrada e agentes federais deram início à investigação.

Agentes federais viram que o processo imigratório do denunciante havia sido modificado, mas ele ainda não havia pago a propina. O acusado ligou inúmeras vezes para a vítima para negociar o pagamento do valor.

Em nota, o CBP disse levar à sério todas as denúncias recebidas e qualquer má conduta de agentes, quando provadas, são punidas com rigor. (Com informações da CNN)

The post Agente do Border Patrol é acusado de pedir $5 mil para liberar imigrante na fronteira appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA