Agentes não encontram nada ilegal em inspeções de caminhões na fronteira do Texas

O governador do Texas, Greg Abbott, ordenou que todos os caminhões comerciais que atravessassem a fronteira do México com o Texas teriam que passar por rigorosa fiscalização. De 8 a 16 de abril, os agentes checaram mais de 4.100 caminhões, mas não encontraram nada ilegal.

O argumento do governador, que tem atacado duramente o governo por causa do aumento da imigração ilegal, era localizar imigrantes indocumentados, armas e drogas nesses caminhões. As inspeções geraram filas quilométricas, atrasos e muitos aborrecimentos aos motoristas.

Os agentes citaram 850 motoristas por falhas em equipamentos, vazamentos de óleo e pneus carecas, segundo o Texas Tribune.

Em uma coletiva de imprensa realizada na sexta-feira (22) o chefe da operação, Steve McCraw, disse que nada ilegal foi encontrado, pois “os cartéis sabiam que seriam fiscalizados”. E acrescentou. “Eles não gostam de inspeções em 100% dos veículos. Quando a operação começou, houve uma queda na apreensão de imigrantes”, disse.

Abbott disse que as inspeções foram úteis para “manter a segurança nas estradas texanas”, já que diversos veículos precisavam passar por manutenção.

Fonte: AcheiUSA