Agentes que atuam na fronteira teriam sido orientados a empurrar imigrantes no Rio Grande e negar água

Agentes e paramédicos que atuam na fronteira dos EUA com o México fizeram graves denúncias ao Departamento de Segurança Pública do Texas sobre maus tratos a imigrantes na região de Eagle Pass, Texas. Em e-mail enviado ao Houston Chronicle, um agente afirmou ao departamento que “teve ordens para empurrar imigrantes de volta no Rio Grande e para negar água a estrangeiros, mesmo em um calor escaldante”.

De acordo com a denúncia, no período entre 24 de junho e 1 de julho, os paramédicos que atuam na fronteira foram informados sobre a existência de um acampamento com 120 imigrantes, incluindo bebês e crianças pequenas, que estavam exaustos, com fome e sede, depois de um dia sob temperaturas de mais de 108 graus Fahrenheit. Os agentes teriam recebido uma ordem para “colocá-los de volta no rio em direção ao México”.

Incomodados com as ordens de seus superiores, os agentes pedem mudanças. “Eu acredito que o que estão fazendo é desumano. Precisamos reconhecer que são pessoas feitas à imagem de Deus e que precisam ser tratadas como pessoas”, afirma o agente. “As cercas com arame cortante, por exemplo, precisam ter iluminação para que os imigrantes não se machuquem durante a noite. Essas cercas e boias colocadas no Rio Grande precisam ser retiradas porque são armadilhas cruéis”.

Em resposta às denúncias, a porta-voz do Departamento de Homeland Security (DHS), Erin Heeter, disse que “se forem verdade, são atitudes cruéis e desumanas”.

“Aplicar leis imigratórias é função da autoridade federal e o DHS segue priorizando o bem-estar daquele que se encontram sob nossa custódia na fronteira. Nós podemos aplicar as leis e tratar as pessoas com dignidade ao mesmo tempo”.

O DHS e o Departamento de Justiça estariam estudando medidas para barrar a atuação do governador do Texas, Greg Abbott, contra imigrantes na região.

The post Agentes que atuam na fronteira teriam sido orientados a empurrar imigrantes no Rio Grande e negar água appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA