Agrava situação de imigrantes na fronteira; ativistas denunciam inércia dos EUA

Mães e filhos continuam entre os milhares de imigrantes na fronteira na esperança de entrar nos EUA

As autoridades estão preocupadas com o fluxo de imigrantes que aumenta na fronteira, mesmo com as novas restrições impostas pelos EUA. Ativistas criticam autoridades de imigração e apontam para o caos

Da Redação – Segundo denúncias de ativistas, os indocumentados que permanecem na fronteira do México e EUA vivem com incerteza e medo. Os imigrantes fazem fila para entrar em terras americanas e continuar seu processo de asilo pelo “Posto de Controle Internacional.” As autoridades estão preocupadas com o fluxo de imigrantes que aumenta consideravelmente, mesmo com as novas restrições impostas pelos EUA.  

Vale lembrar que com a decisão do Supremo Tribunal dos EUA em manter o “Titulo 42”, medida que restringe o pedido de asilo no país de imigrantes na fronteira, também limita a permanecia de indocumentados em território americano, com possibilidades de expulsões, dependendo da situação dessas pessoas.

Em contrapartida, os grupos de direitos humanos, que defendem a causa dos imigrantes, fazem críticas às autoridades de imigração, alegando que “todos têm direito ao pedido de asilo, independente de seu status imigratório. 

Para o governo de Joe Biden, uma pedra no sapato, pois aumenta o número de pessoas na fronteira a cada semana, formando filas imensas, todos na esperança de que os EUA possam reverter a decisão de mantê-los fora do país e considerar as solicitações de entrada no país.  

José María García Lara, ativista e diretor do abrigo “Juventud 2000”, localizado a um quilômetro do porto fronteiriço de San Ysidro, disse que os imigrantes que já estavam em território mexicano não estão cruzando a fronteira. Aguardam o posicionamento das autoridades de imigração.

Já Rafael Alonso Hernández, pesquisador do “Departamento de Estudos Sociais do Colégio de la Frontera Norte (Colef)”, afirma em um comunicado que deve ser levado em consideração, em algum momento, a solicitação dos imigrantes aglomerados na fronteira, e que poderá trazer grandes transtornos para as autoridades mexicanas, caso seja mesmo necessário o retorno dessas pessoas aos países de origem.

O impasse na fronteira, segundo Alonso, pode trazer sérias consequências para ambos os lados – México e EUA –, podendo gerar um problema social ainda maior, “mais agravante”. Ele pede que o governo Biden seja mais austero e que resolva de vez o problema.

Fonte: Nossa Gente