Alerta: FBI e Border Patrol de El Paso veem aumento no sequestro de imigrantes e extorsão de resgate

O Departamento Federal de Investigações de El Paso e o setor de Patrulha de Fronteira dos EUA em El Paso resgataram vinte e quatro pessoas que estavam detidas contra sua vontade. O FBI e os funcionários da Patrulha de Fronteira dos EUA disseram que continuam a ver um aumento nos crimes envolvendo sequestro por crimes de extorsão de resgate que afetam diretamente imigrantes indocumentados que pagaram contrabandistas de seres humanos para trazê-los através da fronteira EUA-MX e seus familiares nos EUA ou seus país de origem.

Autoridades disseram que os imigrantes são rapidamente presos em um pesadelo muito assustador, já que outras organizações de contrabando de humanos os sequestram dos esconderijos dos contrabandistas humanos originais e, em seguida, iniciam o processo de extorquir membros da família por exigências monetárias para sua libertação.

O FBI El Paso e a Patrulha de Fronteira querem trazer este assunto muito sério de segurança pública à atenção do público para que eles possam estar cientes dos sinais associados a esses crimes para que possam notificar o FBI.

235 migrants discovered by El Paso Border Patrol Agents since Feb. 21 | KDBC

“Como comunidade, devemos nos preocupar com o aumento desses sequestros e a ameaça que eles representam para a segurança pública de nossa cidade”, disse o agente especial responsável Jeffrey R. Downey. “Precisamos da ajuda de toda a comunidade para ver atividades suspeitas ocorrendo em nossos bairros. Estamos pedindo aos membros da comunidade que ajudem a erradicar esse crime violento de existir em nossa cidade”.

Se você receber um telefonema de alguém que exige o pagamento de um resgate por uma vítima sequestrada, o seguinte deve ser considerado:

  • Fique calmo.
  • Tente desacelerar a situação.
  • Evite compartilhar informações sobre você ou sua família durante a ligação.
  • Peça para falar diretamente com a vítima. Pergunte: “Como sei que meu ente querido está bem?”
  • Ouça com atenção a voz da vítima sequestrada se ela falar e faça perguntas que só ela saberia.
  • Se eles não permitirem que você fale com a vítima, peça que descrevam a vítima.
  • Enquanto estiver na linha com supostos sequestradores, tente ligar para a suposta vítima de outro telefone ou tente localizar fisicamente a vítima.
  • Tente enviar uma mensagem de texto ou entrar em contato com a vítima pelas redes sociais.
  • Para ganhar tempo, repita o pedido do chamador e diga que você está anotando a demanda, ou diga ao chamador que você precisa de tempo para fazer as coisas acontecerem. ▪ Não desafie ou discuta diretamente com o interlocutor. Mantenha sua voz baixa e firme.
  • Entre em contato com as autoridades locais em 911 ou o FBI El Paso em (915) 832-5000. Muitos imigrantes indocumentados são mantidos em esconderijos localizados em El Paso. Um esconderijo pode ser uma casa, galpão ou qualquer tipo de estrutura usada para ocultar atividades ilegais das autoridades. As casas escondidas são feitas para se misturar, para que possam ser encontradas mesmo no meio de uma cidade ou condomínio fechado. Aqui estão algumas bandeiras vermelhas para identificar um esconderijo:
  • Se você não sabe quem mora na residência
  • Muito lixo sendo colocado constantemente fora das casas, vários jarros de água ou pratos descartáveis ​​espalhados
  • Diferentes tipos de veículos, especialmente vans e caminhonetes, entrarão e sairão da garagem em diferentes horas do dia ou da noite (muitas vezes eles preferem trabalhar à noite ou nas primeiras horas da manhã).
  • Os veículos que chegam ao esconderijo terão placas diferentes, incluindo Arizona, Califórnia, Texas, Novo México e México. Eles muitas vezes podem exibir etiquetas de papel “comprador” ou “revendedor”. Eles também podem usar essas placas de forma intercambiável com todos os veículos.

Grandes quantidades de comida e água são levadas para a casa diariamente.
Se você é o proprietário e alguém hesita em fornecer informações ou parece usar um nome falso ou algo assim, isso pode levantar uma bandeira vermelha.

Se você tiver alguma dúvida sobre se a ligação é um sequestro virtual ou um sequestro legítimo, entre em contato com o FBI El Paso pelo telefone 915-832-5000 ou ligue para o 911 imediatamente.

As dicas também podem ser enviadas online em https://tips.fbi.gov.

Todos os informantes podem permanecer anônimos.

Fonte: Brazilian Press